fbpx

Blog Laboro

Nesse vídeo especial explicaremos um pouco mais sobre o novo decreto N° 35.85599 de 29 de maio de 2020 que trata sobre a volta às aulas presenciais e os pontos mais importantes que devem ser observados pelos alunos, pais de alunos, e gestores das instituições de ensino no Maranhão. Também abordaremos o calendário previsto (que pode sofrer alterações) sobre a volta às aulas presenciais nos cursos de Graduação da Faculdade LABORO no Maranhão e quais medidas nós estamos tomando para a segurança dos nossos alunos.

O primeiro ponto aborda sobre o Art. 1° que determina:

“Fica prorrogada, até às 23h59min do dia 14 de junho de 2020, a suspensão das aulas presenciais”

Ou seja, as aulas presenciais permanecem suspensas até o dia 14 de junho. Permanecendo as outras metodologias de ensino que já estão sendo aplicadas no Brasil e no Mundo. Veja aqui como estão sendo as aulas da LABORO durande o as medidas de isolamento do Covid-19.

O segundo ponto super importante que trazemos é o Art. 2°, que diz:

“Art. 20 Após o período disposto no art. 1° deste Decreto, as atividades pedagógicas presenciais poderão ser gradativamente retomadas, observando a autonomia dos sistemas educacionais e das instituições de ensino superior e, ainda, a seguinte ordem:

I – cursos de graduação e pós-graduação;
II – unidades escolares de ensino médio;
III – unidades escolares de ensino fundamental;
IV – unidades escolares de educação infantil;
V – instituições educacionais de idiomas e similares, bem como de educação complementar.”

Ou seja, não quer dizer que todas as aulas retornarão imediatamente e ao mesmo tempo. O retorno às aulas presenciais deverão obedecer uma ordem sequenciada.

Para além disso, vamos fazer um salto para o 14° artigo que estabelece:

“Art. 14. As medidas estabelecidas neste Decreto visam ao retorno gradativo das atividades pedagógicas presenciais no Estado do Maranhão, devendo até o dia 14 de junho de 2020 ser avaliadas, diariamente, as condições epidemiológicas estaduais, a fim de que sejam fixadas as datas para retorno, conforme os níveis de ensino, nos termos do art. 2°.”

Logo, observa-se que há uma expectativa que novos decretos sejam publicados nos próximos dias e que estes definirão o calendário de aulas para cada nível de ensino, seguindo a ordem proposta no art. 2° deste decreto.

Além disso, outro ponto importante que o decreto trata sobre o calendário de volta às aulas é a diferenciação de data de retorno dentro do mesmo nível de ensino. Em outras palavras, as instituições que marcarem a volta às aulas, também deverão priorizar as turmas mais avançadas ou mais próximas a se formar para retorno. Quer dizer que, no caso dos cursos superiores, retornarão primeiro as turmas no último semestre e veteranos. As demais turmas, deverão retornar posteriormente e gradativamente. Da mesma forma, para os alunos do ensino médio, ensino fundamental e assim sucessivamente.

Outro ponto importantíssimo que o decreto trata é sobre medidas de higiene para minimizar a transmissão do vírus. São elas: O distanciamento de carteiras dos alunos em sala de aula, marcação de espaço para filas, distribuição de kits com álcool em gel, máscaras e copos reutilizáveis,  além de aferição da temperatura de todos os alunos, professores e colaboradores e o reforço na higienização dos campi e escolas.

Um ponto importante que a Faculdade LABORO quer trazer aos alunos e comunidade é o cumprimento do calendário escolar e nossa disposição em ajudar os alunos. O prazo do primeiro ciclo avaliativo encerra agora no dia 08/06. E medidas de ajuda para os estudos foram tomadas, são elas:

  1. Confecção de apostilas e disponibilização destas para os alunos.
  2.  Nosso suporte está à disposição para todos os alunos que necessitarem de auxílio remoto. Podemos ligar, compartilhar tela, e dar todo o auxílio necessário aos alunos com dificuldade de acessar as aulas virtuais.
  3. Caso haja dificuldade de acesso à internet na residência dos alunos, nós temos a disposição os laboratórios de informática e terminais de acesso aos alunos nas unidades da Laboro da Cidade Operária e do São Francisco, que serão higienizadas e ficarão a disposição para estudo individual.

Ainda assim, lembrar que além deste ciclo, existem mais duas oportunidades para o aluno recuperar as notas, conforme o calendário abaixo (clique sobre a imagem para ampliar):

Calendário de Retorno das Atividades Acadêmicas 

O calendário deverá obedecer o disposto no Decreto nº 35.859 de 29 de maio de 2020, devendo ser de forma gradual e sequencial, iniciando pelos últimos períodos dos cursos, ficando assim:

15/06/2020 – Retornarão as turmas, caso não haja prorrogação:

  • Gestão Hospitalar – Turma 10/11;
  • Recursos Humanos – Turma 02;
  • Redes de Computadores – Turma 11.

22/06 – As demais turmas retornarão progressivamente, conforme avanço e avaliação da Faculdade Laboro quanto a pandemia.

Todos os estudantes deverão receber de forma gratuita um kit de higiene e segurança pessoal contendo: duas máscaras (reutilizáveis), um frasco com álcool gel 70%, garrafinha personalizada e exclusivo da Faculdade LABORO.

Fique atento! Atualizaremos esse post com novas informações na medida que forem divulgado novos decretos.

Deixe aqui o seu comentário ou dúvida sobre o que acabou de ler 😉