fbpx

Manual de TCC

INSTITUCIONAL

1.  Apresentação

Este manual tem como objetivo atuar como um guia, orientando e facilitando a elaboração e o encaminhamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso no âmbito da Faculdade Laboro, e assim aplicável a todas as suas modalidade e níveis de oferta de curso.

Toda a sua descrição está em conformidade com as normas e metodologias empregadas atual- mente, e terá efeito direto a todos os trabalhos de conclusão de curso produzidos e defendidos em todas as unidades desta Instituição, o que resultará na criação e manutenção de um repositório de arquivos digitais de texto completo de todos os trabalhos produzidos.

O manual foi elaborado tendo como base a Associação Brasileira de Normas Técnicas e nas normas vigentes da Faculdade Laboro descritas em seu regimento e atos de funcionamento.

2.  A Faculdade Laboro

A Faculdade Laboro desde de 2005, constitui-se em um Centro Educacional que visa desenvolver processos de formação profissional e de produção de conhecimento científico para o desenvolvimento das pessoas e do país.

A instituição reúne notáveis profissionais em seu corpo docente por suas titulações, produções acadêmicas e experiências profissionais de destaque nacional. A direção geral, direção acadêmica, co- ordenação acadêmica e equipes de acompanhamento de alunos são representadas e compostas por professores experientes, dedicados e comprometidos com a busca permanente da excelência em seus serviços.

Experiência docente, liderança, visão de futuro e qualidade em todos os processos de ensino tem resultado em um progressivo reconhecimento da instituição, proporcionado aos alunos, cada vez mais, melhores possibilidades de inserção no mercado de trabalho e maior resolutividade em suas ações técni- cas.

O diferencial da instituição é considerar a educação em todos os seus níveis como um bem coletivo, por isso concentra investimentos na constante atualização das metodologias e conteúdos, em consonân- cia com os critérios de organização e planejamento, com o objetivo de atender às demandas do cidadão, da sociedade e do mundo do trabalho.

O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

1.  Definição de TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o resultado do Projeto de Pesquisa apresentado e anali- sado pela instituição e que promove um estudo minucioso sobre um tema específico nele abordado.

Este termo é utilizado para os trabalhos finais dos Programas de Pós-graduação em nível latu sen- su (especialização).

Um TCC inicia-se a partir de um Projeto de Pesquisa que tenha sido elaborado previamente, e apre- senta o resultado de um estudo realizado de forma bem delimitada, cujo percurso e métodos você perce- berá no decorrer deste manual.

2.  Modalidades e Tipos de TCC

 2.1  Modalidades de TCC

Quanto às modalidades os Trabalhos de Conclusão de Curso podem ser basicamente de dois tipos, conforme descrição abaixo. Contudo é importante diferenciar modalidade e tipos, por isso neste item descrevemos cada um para que você possa melhor delinear seu percurso e escolher o tipo de TCC e mo- dalidade que melhor se ajusta à sua pesquisa.

O primeiro passo necessário é a escolha da modalidade de pesquisa a ser adotada, conforme a que melhor se ajusta a sua área de conhecimento. Elaboramos assim, o quadro abaixo para lhe auxiliar nessa definição.

tabela aqui

Independente da modalidade do TCC, deve-se analisar os conhecimentos existentes (estado atual) sobre o problema e destacar o(s) elemento(s) inovador(es).

O material bibliográfico consultado deve ser atual e consistente em relação ao problema. Uma re- visão incompleta ou uma abordagem inconsistente do problema podem desqualificar o TCC, resultando em desperdício de tempo e de recursos.

1.1 Tipos de TCC

O TCC poderá ser uma produção intelectual e técnica nas modalidades de:

  1. artigos originais, artigos de revisão de literatura, artigos de caso clínico e produções tec-

nológicas;

  1. relatórios técnicos para área específicas (como por exemplo PCMSO – Programa de Con-

trole Médico de Saúde Ocupacional e PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);

Em conformidade com seu regimento, a Faculdade Laboro adota os dois tipos de TCC acima. O processo se inicia com a elaboração de um projeto de pesquisa, cuja orientação é dada no decorrer da dis- ciplina de Metodologia de Pesquisa. Posterior a esta etapa, envia-se o projeto para o orientador via e-mail e inicia-s a produção do TCC com orientador e da qual as orientações gerais encontram-se abaixo descrita neste manual.

 

1.2  O que saber sobre o Projeto de Pesquisa

Refere-se à descrição do estudo de um único tema específico e bem delimitado. É o início de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e embora não se exija originalidade do tema, este deve ser investi- gado em profundidade.

A escolha do tema a ser abordado deverá recair na área de atuação profissional sendo realizada pelo(s) orientando(s) e o orientador(es), mas que atenda aos requisitos exigidos pela Instituição, conforme modelo em anexo neste manual para todo o tipo de trabalho escolhido a ser realizado.

2.  O TCC e Regimento da Faculdade Laboro

Todas as regras e orientações sobre Trabalho de Conclusão de Curso desta instituição encontram-se na SEÇÃO III do Regimento Interno, com a nomenclatura TRABALHO FINAL.

Essas definições encontram-se abaixo descritas:

Artigo 22 – Para o cumprimento da exigência de elaboração do TCC, a ser apresentado pelos alunos, o Colegiado do Curso designará o nome do docente para assumir o encargo de orientação a partir da ela- boração e entrega do projeto de pesquisa.

Parágrafo 1º: O professor orientador deverá ser mestre ou doutor e terá responsabilidade de ori- entar e encaminhar o grupo de alunos no desenvolvimento da pesquisa e da elaboração do TCC, contudo o orientador não terá qualquer responsabilidade por atos que desobedeçam às determinações do CON- SELHO NACIONAL de ÉTICA em PESQUISA e das determinações éticas que desabonam os trabalhos que contenham plágios mesmo que parciais.

Parágrafo 2°: O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em até dois alunos, devendo assumir as atividades de pesquisa com o mesmo nível de envolvimento e responsabilidade.

PPRA (Engenharia de Segurança do Trabalho) Individual
PPRA (MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental) Individual
PCMSO/Artigo (Medicina do Trabalho) Individual
PCMSO/Artigo(Perícias Médicas) Individual
TCC/Artigo Individual ou em dupla

Parágrafo 3°: Em casos extras, trabalhos individuais poderão ser desenvolvidos, bem como orien- tações por especialistas com notório saber na área, após análise e decisão do Colegiado, desde que juntos à pesquisa venha anexada uma declaração de orientação externa pelo orientador (em anexo).

Parágrafo 4°: A troca de tema ou substituição do orientador deverá ser solicitada por escrito ao Colegiado.

Artigo 23 – Todo Trabalho de Conclusão de Curso deverá:

  1. Obedecer às normas para trabalhos científicos e, às normas da instituição contidas neste manual;
  2. Dar entrada na Secretaria Acadêmica para apresentação à Coordenação do Curso em 2 (duas) vias impressas e uma cópia digitalizada (em CD), acompanhadas de nada consta da biblioteca, nada cons- ta acadêmico e
  3. Deve versar sobre as atividades profissionais dos alunos com caráter de aplicabilidade podendo servir de embasamento para organização de serviços.

Artigo 24 A avaliação do TCC será realizada por banca examinadora composta por no máximo dois

professores indicados pela Coordenação de Curso em prazo determinado pela Coordenação de Curso.

Parágrafo 1° O trabalho escrito será avaliado quantitativamente de 0 a 10 pontos com base nos seguintes critérios: Coesão e coerência temática; atendimento às normas gramaticais e ortográficas da língua e atendimento aos critérios de normalização.

Parágrafo 3°: Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem da Comissão Examinadora conceito final maior ou igual a 7,0.

Artigo 25 – Os alunos deverão entregar o TCC na Secretaria Acadêmica com até 3 meses após a conclusão da última disciplina e não podendo extrapolar 18 meses.

CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é um componente obrigatório para a conclusão dos cur- sos de pós-graduação, e deverá seguir as normas da ABNT descritas neste manual. Sendo assim, o artigo científico ou o relatório técnico, o trabalho escolhido terá como indicador de qualidade sua relevância e contribuição para o avanço da pesquisa científica nas áreas: social, de saúde, humana e técnica.

1.  O TRABALHO ACADÊMICO – TCC

  • Para efetivar a entrega do TCC o aluno deverá obter aprovação em todas as disciplinas e ativi- dades propostas pela faculdade ao longo do seu
  • O TCC poderá ser elaborado individualmente ou em Em excessão os alunos da área de Medicina e Segurança do Trabalho que deverá ser elaborado individualmente.
  • A pesquisa apresentada deverá relacionar-se às áreas de interesse do curso ou de maneira mul- tidisciplinar envolvendo áreas
  • As áreas escolhidas deverão apresentar consonância com o projeto de pesquisa
  • Buscará contribuir com a reflexão teórica e prática sobre as diversas temáticas que abrangem a área de conhecimento escolhida, em âmbitos local, regional, estadual e

2.  PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA E ELABORAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO.

 Projeto de pesquisa:

 O aluno estará ciente de suas responsabilidades e as da instituição de ensino para iniciar e finalizar seus trabalhos acadêmicos conforme abaixo:

O projeto de pesquisa de pesquisa dos cursos de pós-graduação deverá ser entregue pelo(s) aluno(s) ao Orientador Acadêmico através do email slztcc@laboro.edu.br a partir de 12 (doze) meses após o início do curso.

O professor orientador terá 15 dias para análise e devolutiva sobre o projeto de pesquisa ao aluno;

Caso seja necessária a reformulação do projeto de pesquisa o aluno terá 30 dias para a devolução com as correções solicitadas.

2.2  Entrega do TCC:

 

Após aprovação do projeto de pesquisa o aluno terá um prazo de até 30 (trinta) dias para entrega da primeira versão do TCC;

O orientador fará as considerações ou solicitações de ajuste em até 15 (quinze) dias da data de en- trega pelo aluno (a);

O aluno terá 15 (quinze) dias para apresentar a versão final do artigo científico ao orientador;

O orientador acadêmico terá 30 (trinta) dias para análise e validação da versão final apresentada pelo aluno (a);

Obs: É neste momento que o trabalho será analisado de acordo com as normas de autenticidade (verificação de plágio), os casos que excederem o percentual aceitável pela instituição (5%) caberá ao aluno solicitar requerimento de segunda revisão do trabalho, e pagamento de multa.

O não cumprimento desta norma ou reincidência de plágio, resultará em reprovação automática do TCC.

Após a validação do artigo científico, relatório técnico pelo orientador acadêmico, o aluno solicita- rá a ficha catalográfica de seu trabalho junto à biblioteca e terá o prazo máximo de 15 (quinze) dias para protocolar entrega do mesmo na secretaria acadêmica, acompanhado de nada consta da biblioteca, nada consta acadêmico e financeiro.

A Banca Examinadora será composta por 2 (dois) professores, sendo presidente o professor orien- tador, e outro membro composto por 1 (um) professor(a) indicado(a) pela coordenação do curso.

A Coordenação Acadêmica providenciará a Banca Examinadora, e avaliação do TCC considerando a disponibilidade da Faculdade Laboro.

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE DE TRABALHO

1.  Coordenação Acadêmica do curso

  • Encaminhar os alunos (as) para processo de elaboração e construção do TCC – monografia, artigo científico ou relatório técnico ao final do curso;
  • Divulgar as questões que não constam no Manual do Aluno para ciência e deliberação, ad refer- endum do Colegiado Acadêmico.

2.  Secretaria Acadêmica

  • Orientar o aluno, quando solicitado sobre o processo de orientação de TCC;
  • Orientar o aluno nos processos de requerimentos referentes ao TCC (a saber, o de segunda revisão e o de entrega definitiva de TCC);
  • Protocolar recebimento de TCC definitivo em 3 (três) vias impressas e CDROOM (em word e pdf), acompanhado de nada consta da biblioteca, acadêmico e financeiro, e encaminhar a Coordenação acadêmica.

3.  Professor da Disciplina Metodologia da Pesquisa

  • Oferecer referencial teórico e oportunizar discussões sobre a organização e relevância do tra- balho científico para a formação do aluno;
  • Orientar para elaboração do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC;
  • Dar clareza aos alunos sobre itens importantes para a elaboração do trabalho científico como: (tema, problema, hipótese, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, referencial teórico e referên- cias)

4.  Professor Orientador Acadêmico

  • Validar o Projeto de Pesquisa;
  • Acompanhar o processo de elaboração e construção de artigo científico ou relatório técnico;
  • Analisar o conteúdo, reformulações e correções;
  • Verificar o cumprimento das normas expressas no manual do aluno;
  • Encaminhar à biblioteca para verificação de plágios ou outras fraudes no material escrito;
  • Primar pelo cumprimento dos prazos;
  • Definir prazos e datas para entrega dos trabalhos;
  • Zelar pela autenticidade dos trabalhos acadêmicos elaborados;
  • Fazer possíveis indicações de trabalhos para a revista eletrônica da Faculdade Laboro e outras;
  • Apoiar na construção dos TCC’s, através de abordagens individuais por e-mail, encontros presen- ciais ou skype preveamente (contato: slztcc@laboro.edu.br)

Informar ao aluno/secretaria acadêmica sobre as finalizações de TCC’s.

5.  Biblioteca

  • Verificar a existência de plágio e outras fraudes no material escrito;
  • Analisar o atendimento das normas da ABNT no trabalho finalizado;
  • Emitir ficha catalográfica dos trabalhos

6.  Banca Examinadora

  • Observar o cumprimento das normas ABNT e estética dos trabalhos científicos apresentados;
  • Zelar pela autenticidade dos trabalhos;
  • Avaliar os trabalhos emitindo notas de (0 a 10) zero a dez, conforme formulário de avaliação cons- tante neste manual;
  • Encaminhar notas para a Coordenação Acadêmica em formulário próprio;
  • Observar o cumprimento dos

7.  Aluno (a)

  • Conhecer o manual do aluno para elaboração de TCC;
  • Observar os prazos previstos;
  • Comparecer ao setor de orientação acadêmica durante o processo de elaboração do trabalho quando solicitado;
  • Atender dentro dos prazos previstos no manual, as solicitações de correção/reformulação ou ajus tes realizados por seu orientador acadêmico;
  • Responsabilizar-se pela autenticidade do TCC;
  • Protocolar junto à Secretaria Acadêmica, o TCC finalizado em 2 (duas) vias impressas e uma versão em CD-ROOM (formato PDF e Word) com a identificação de: nome completo, orientador acadêmico, curso e tema do Juntamente com o nada consta do setor acadêmico, financeiro e da biblioteca.

CONTATOS ÚTEIS

Secretaria Acadêmica:
São Luis: (98) 3216-9906
Brasília: (61) 3442-6724
Palmas: (63) 3214-6350

Orientador Acadêmico – slztcc@laboro.edu.br
Biblioteca – biblioteca@laboro.edu.br