Independente da modalidade do TCC, deve-se analisar os conhecimentos existentes (estado atual) sobre o problema e destacar o(s) elemento(s) inovador(es).
O material bibliográfico consultado deve ser atual e consistente em relação ao problema. Uma re- visão incompleta ou uma abordagem inconsistente do problema podem desqualificar o TCC, resultando em desperdício de tempo e de recursos.
1.1 Tipos de TCC
O TCC poderá ser uma produção intelectual e técnica nas modalidades de:
- artigos originais, artigos de revisão de literatura, artigos de caso clínico e produções tec-
nológicas;
- relatórios técnicos para área específicas (como por exemplo PCMSO – Programa de Con-
trole Médico de Saúde Ocupacional e PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
Em conformidade com seu regimento, a Faculdade Laboro adota os dois tipos de TCC acima. O processo se inicia com a elaboração de um projeto de pesquisa, cuja orientação é dada no decorrer da dis- ciplina de Metodologia de Pesquisa. Posterior a esta etapa, envia-se o projeto para o orientador via e-mail e inicia-s a produção do TCC com orientador e da qual as orientações gerais encontram-se abaixo descrita neste manual.
1.2 O que saber sobre o Projeto de Pesquisa
Refere-se à descrição do estudo de um único tema específico e bem delimitado. É o início de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e embora não se exija originalidade do tema, este deve ser investi- gado em profundidade.
A escolha do tema a ser abordado deverá recair na área de atuação profissional sendo realizada pelo(s) orientando(s) e o orientador(es), mas que atenda aos requisitos exigidos pela Instituição, conforme modelo em anexo neste manual para todo o tipo de trabalho escolhido a ser realizado.
2. O TCC e Regimento da Faculdade Laboro
Todas as regras e orientações sobre Trabalho de Conclusão de Curso desta instituição encontram-se na SEÇÃO III do Regimento Interno, com a nomenclatura TRABALHO FINAL.
Essas definições encontram-se abaixo descritas:
Artigo 22 – Para o cumprimento da exigência de elaboração do TCC, a ser apresentado pelos alunos, o Colegiado do Curso designará o nome do docente para assumir o encargo de orientação a partir da ela- boração e entrega do projeto de pesquisa.
Parágrafo 1º: O professor orientador deverá ser mestre ou doutor e terá responsabilidade de ori- entar e encaminhar o grupo de alunos no desenvolvimento da pesquisa e da elaboração do TCC, contudo o orientador não terá qualquer responsabilidade por atos que desobedeçam às determinações do CON- SELHO NACIONAL de ÉTICA em PESQUISA e das determinações éticas que desabonam os trabalhos que contenham plágios mesmo que parciais.
Parágrafo 2°: O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em até dois alunos, devendo assumir as atividades de pesquisa com o mesmo nível de envolvimento e responsabilidade.
PPRA (Engenharia de Segurança do Trabalho) |
Individual |
PPRA (MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental) |
Individual |
PCMSO/Artigo (Medicina do Trabalho) |
Individual |
PCMSO/Artigo(Perícias Médicas) |
Individual |
TCC/Artigo |
Individual ou em dupla |
Parágrafo 3°: Em casos extras, trabalhos individuais poderão ser desenvolvidos, bem como orien- tações por especialistas com notório saber na área, após análise e decisão do Colegiado, desde que juntos à pesquisa venha anexada uma declaração de orientação externa pelo orientador (em anexo).
Parágrafo 4°: A troca de tema ou substituição do orientador deverá ser solicitada por escrito ao Colegiado.
Artigo 23 – Todo Trabalho de Conclusão de Curso deverá:
- Obedecer às normas para trabalhos científicos e, às normas da instituição contidas neste manual;
- Dar entrada na Secretaria Acadêmica para apresentação à Coordenação do Curso em 2 (duas) vias impressas e uma cópia digitalizada (em CD), acompanhadas de nada consta da biblioteca, nada cons- ta acadêmico e
- Deve versar sobre as atividades profissionais dos alunos com caráter de aplicabilidade podendo servir de embasamento para organização de serviços.
Artigo 24 – A avaliação do TCC será realizada por banca examinadora composta por no máximo dois
professores indicados pela Coordenação de Curso em prazo determinado pela Coordenação de Curso.
Parágrafo 1° O trabalho escrito será avaliado quantitativamente de 0 a 10 pontos com base nos seguintes critérios: Coesão e coerência temática; atendimento às normas gramaticais e ortográficas da língua e atendimento aos critérios de normalização.
Parágrafo 3°: Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem da Comissão Examinadora conceito final maior ou igual a 7,0.
Artigo 25 – Os alunos deverão entregar o TCC na Secretaria Acadêmica com até 3 meses após a conclusão da última disciplina e não podendo extrapolar 18 meses.