Blog Laboro

Sabe-se que valores passam a ser mais fortemente assimilados por volta dos 4 anos de idade, quando a criança começa a compreender como o mundo funciona. Dessa forma, a aprendizagem mediada pela cultura é fundamental para formação de valores na criança. O presente trabalho se propõe a levar aprendizado às crianças através do Bumba meu Boi.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autora: Carla Sampaio dos Santos, Aluna de Pós-Graduação em Gestão Pública.

Orientadora: Professora Me. Bruna Almeida

São Luís é conhecida principalmente por sua cultura popular bastante rica. Para se ter uma ideia a mesma tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O Bumba Meu Boi maranhense constitui um complexo cultural que compreende uma variedade de estilos, multiplicidade de grupos e, principalmente, porque estabelece uma relação intrínseca entre a fé, a festa e a arte, fundamentada na devoção aos santos juninos, nas crenças em divindades de cultos de matriz africana e na cosmogonia e lendas da região”. (AGÊNCIA BRASIL, 2019)

A cultura desempenha um papel essencial na forma como a criança interpreta o mundo. Dessa forma, levar aprendizado através do bumba meu boi é de fundamental importância para a construção de sua identidade, bem como para a preservação e difusão da cultura. O projeto consiste em três momentos: rodas de conversa, mostra cultural e distribuição de revistas com a história do Bumba meu Boi.

As rodas de conversas poderão acontecer entre dançarinos de Bumba meu Boi, professores e as crianças fazendo com que ocorra um estimulo e curiosidade em saber mais sobre a cultura, isso irá proporcionar noções de educação patrimonial para a preservação de bens culturais, bem como fortalecer a cultura como veículo de inclusão e desenvolvimento.

Quanto a mostra cultural, poderão ser expostas às crianças as indumentárias e elementos estruturantes do grupo. Um exemplo de indumentárias são as roupas das índias constituídas de bastante penas e canutilhos e as dos Vaqueiros constituídas de muitas fitas. Já em relação a elementos estruturantes do grupo, o Pai Francisco e Mãe Catirina, personagens principais do bumba meu boi. Onde será mostrado todos os personagens dentro do Auto do Bumba Meu Boi e o porquê cada um deles tem importância e relevância na cultura.

A parte principal do projeto são as revistas em quadrinhos que serão distribuídas para as crianças, além de visitas em escolas públicas e privadas onde será trabalhado as rodas de conversas e também terá um roteiro de encenações com brincantes apresentando a trama que fez surgir a lenda da morte e ressurreição do Boi, sendo apresentada na revista. Essa revista contará de forma bastante intuitiva a história do Auto do Bumba meu Boi. Além disso, terá vários desenhos para as crianças pintarem, palavras cruzadas e perguntas para facilitar o aprendizado.

Assim, pelas formas citadas anteriormente, o Bumba meu Boi além de servir para identificação cultural da criança, será bastante útil para a preservação da cultura e acrescentará na educação em razão da revista ser bastante informativa e educativa.

Se você se interessou por esta área, saiba mais sobre nossa Pós-Graduação em Gestão Pública clicando aqui.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bumba Meu Boi do Maranhão se torna Patrimônio Cultural da Humanidade. Agência Brasil, Brasília, 11 de dezembro de 2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-12/bumba-meu-boi-do-maranhao-se-torna-patrimonio-cultural-da-humanidade.