O Centro da Infância e Adolescência Maud Mannoni (CIAMM), clínica dedicada ao estudo, diagnóstico, pesquisa e tratamento dos transtornos do desenvolvimento da infância e adolescência, desde sua fundação, em 2003, desenvolve atendimento clínico nas diversas especialidades – Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria – construindo uma abordagem transdisciplinar, que prioriza a estruturação do sujeito, o que caracteriza a intervenção terapêutica da equipe.

Paralelamente ao trabalho clínico, o CIAMM desenvolve diversas atividades de ensino dirigidas a profissionais da área de saúde, educação e cultura.

No ano de 2015, será realizada a VIII Jornada do CIAMM, nos dias 06 e 07 de novembro, no Auditório do Colégio Upaon-Açu, cujo tema eleito é “Despatologização da vida: crianças e adolescente sem rótulos”.

A escolha temática decorre da necessidade de discussões acerca do processo atual de patologização e, consequentemente, excessiva medicalização, na qual a diversidade que caracteriza e enriquece a humanidade vem sendo considerada um problema.

06 de novembro de 2015 (sexta-feira)

14h às 14h30 – Credenciamento

14h30 às 16h30 – Mesa redonda

Psicanálise e Psiquiatria no mundo hipermedicalizado: interfaces e desafios

Prof. Dra. Julia Soares, docente do Departamento de Psicologia da UFMA

Prof. Me. Francisco Frazão – Psiquiatra e psicanalista

16h30 – Coffee break

16h45 às 18h30 – Mesa redonda

A medicalização da existência

Prof. Dr. Jean Marlos – Psicólogo, docente do Departamento de Psicologia da UFMA

Prof. Me. William Amorim – Psicanalista do Corpo Freudiano e docente do IFMA

19h – Conferência Magna

A patologização da vida cotidiana

Prof. Dra. Maria Aparecida Affonso Moysés – Médica Pediatra. Professora titular na Unicamp, Militante do Despatologização da Vida

Noite de autógrafo do livro

“Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos mentais” e “A institucionalização invisível”

07 de novembro de 2015 (sábado)

Atividades conduzidas pela Prof. Dra. Maria Aparecida Affonso Moysés e Prof. Dra. Cecília Azevedo Lima Collares – Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP

9h – Desnutrição e fracasso escolar: uma relação tão simples?

10h30 – Coffee break

10h45 – A Educação na Era dos Transtornos e da Medicalização

12h30 – Almoço por adesão (no local)

14h – Educação Medicalizada: Dislexia, TDH e outros supostos transtornos

15h30 – Coffee break

16h – Educação Medicalizada: Dislexia, TDH e outros supostos transtorno

18h – Encerramento

jornadaciamm2

Ranking 7 melhores cursos EAD em 2021!

A educação a distância ganhou grande destaque durante a pandemia de Covid-19 no ensino escolar brasileiro, mas a modalidade já era conhecida no ensino superior,