Uso de Alimentos Funcionais na Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Uso de alimentos funcionais na prevenção de Doenças Crônicas não transmissíveis
Uso de alimentos funcionais na prevenção de Doenças Crônicas não transmissíveis

Alimento funcional é aquele que irá provocar efeito positivo ao organismo, sendo importante na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como: hipertensão, doenças cardiovasculares e respiratórias, câncer e diabetes, por exemplo. Tais alimentos como pimenta, mirtilo, chá verde, café e semente de abóbora são alimentos “anti” as DCNT, portanto é importante que o consumo deste estejam na sabe da alimentação saudável.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autora: Ana Vitoria Costa Olini – Aluna do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterápica

O alimento funcional é aquele que contém além dos nutrientes fundamentais do próprio alimento (carboidratos, gorduras, minerais, proteínas e as vitaminas), ou seja, um nutriente ou um componente determinado que irá provocar efeitos positivos específicos para o organismo, tornando esses elementos responsáveis por caracterizar a função (CANAS; BAIBRANTE, 2019).

A busca atual a caminho de uma alimentação saudável e as comprovações de cunho científico a respeito dos efeitos benéficos que os alimentos funcionais podem proporcionar a saúde, influenciam o consumo destes alimentos a população a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A inquietação com a alimentação de qualidade, que tem como objetivo nutrir e incentivar a saúde, intensifica a escolha das pessoas por alimentos que contenham muitos nutrientes que possam beneficiar o corpo, evitar e combater doenças (DA SILVA; ORLANDELLI, 2019).]

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se manifestam de forma multifatorial, causam repercussão mundial por desencadear grande número de óbitos e prejuízos a qualidade de vida. As causas das DCNT incluem fatores como social, ambiental, cultural e estilo de vida. Ao que se refere ao estilo de vida pode se evidenciar os aspectos comportamentais que se traduz por meio da falta de atividade física, má alimentação, uso de álcool e cigarros (SIMIELI; PADILHA; TAVARES, 2019). A Organização Mundial de Saúde (OMS) nomeia as principais patologias consideradas DCNT, como as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, hipertensão arterial, câncer e diabetes mellitus (HYEDA; COSTA, 2017).

Decerto uma alimentação saudável está entre fatores de proteção e prevenção para as doenças crônicas não transmissíveis, diante disso este trabalho tem como objetivo identificar alimentos funcionais que auxiliam nesse processo. A abordagem do tema foi elaborada com pesquisas de artigos publicados a respeito dos temas alimentos funcionais e doenças crônicas não transmissíveis, entre 2017 e 2022.

A obesidade é considerada um dos fatores de risco para as DCNT, como prevenção a esse fator é importante que se tenha uma alimentação saudável com grande variedade de frutas e vegetais, com diminuição na ingestão de alimentos gordurosos, ricos em açúcares e sal. Ao relatar sobre alimentos funcionais que auxiliam na prevenção dessa patologia podemos destacar as pimentas, por exemplo, que possuem carotenoides (percursos da vitamina C e vitamina A), e a capsaicina que podem agir como um aliado a anti-obesidade. Então, seu uso traz benefícios ao organismo combatendo a dor crônica, no tratamento de câncer, hipertensão e doenças do sistema cardiovascular (AZLAN, 2022).

A hipertensão arterial caraterizada pelo aumento do níveis pressólicos, também é uma doenças crônica não transmissível. Estudos vem demonstrando que o leite e os derivados do café podem atuar no controle dessa pressão arterial. Também o óleo, extraído da semente de abóbora apresenta efeitos contra a hipertensão quando são consumidos em 3g por dia, diminuindo os níveis pressólicos. E por fim, ao relatarmos das doenças cardiovasculares, o consumo de mirtilos beneficiam o coração de forma protetora, sendo aconselhável uma xícara por dia para a melhora da função do tecido, a resistência arterial e o perfil lipídico. Alimentos como chá verde, cacau, camomila, maça, nozes e óleos também revelam benefícios a rigidez dos vasos sanguíneos (BARROS; et al, 2021). 

Inegavelmente ,é de grande importância que a alimentação saudável a base de alimentos funcionais contribui para a prevenção e tratamento das DCNT. Assim, o estimulo a influência ao uso correto e entendimento a cerca destes alimentos trazem benefícios a toda a sociedade.

É profissional da Nutrição em busca de conhecimento?

Então conheça as nossas pós-graduações em NUTRIÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

Se torne um especialista de Excelência.

Garanta já sua vaga!

REFERÊNCIAS

SIMIELI, I.; PADILHA, L. A. R.; TAVARES, C. F. de F. Realidade do envelhecimento populacional frente às doenças crônicas não transmissíveis. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 37, p. e1511, 11 dez, 2019.

CAÑAS, G. J. S; BRAIBANTE, M. E. F. A química dos alimentos funcionais. Química Nova na Escola, v. 41, n. 3, p. 216-223, 2019.

DA SILVA, V. S.; ORLANDELLI, R. C. Desenvolvimento de alimentos funcionais no últimos anos: uma revisão. Revista Uningá , [S. l.] , v. 56, n. 2, pág. 182–194, 2019.

HYEDA, A.; COSTA, É. S. M. The relationship between ergonomics and chronic noncommunicable diseases and their risk factors. Rev Bras Med Trab, 2017.

AZLAN, A. et al. “Antioxidant, Anti-Obesity, Nutritional and Other Beneficial Effects of Different Chili Pepper: A Review.” Molecules (Basel, Switzerland), 2022.

BARROS, D. M. et al. The influence of food and nutritional transition on the increase in the prevalence of chronic non-communicable diseases. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.7, p. 74647-74664 jul. 2021

então

então

aliás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *