Massagem Relaxante como Tratamento para Ansiedade em Universitários

Massagem relaxante

A Universidade é a instituição social que forma, de maneira sistemática e organizada, os profissionais de nível superior de que as sociedades necessitam, estes devido a pressões externas e internas estão vulneráveis a transtornos mentais menos graves como a ansiedade.

A massagem relaxante, utilizada atualmente com objetivo de promoção de conforto, comodidade e tranquilidade, surge como uma ferramenta fundamental para auxiliar o jovem universitário no combate à ansiedade.

Como descreve Nicolaci-da-Costa (2002), o século XVIII caracteriza-se pelo grande salto tecnológico nos meios de transportes, comunicação e maquinários. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, transformaram completamente o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, deixando milhares de desempregados, de outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção (NICOLACI-DA-COSTA, 2002).

Mudanças que antes teriam levado décadas, hoje se concretizam num curto espaço de tempo, além disso, as transformações tornaram-se permanentes, gerando um estado intermitente ao qual o homem ainda terá de se acostumar (GEORGEN, 1998).

O acréscimo de adolescentes ingressando na universidade tem se um ambiente em progressão, fazendo com que haja mudança do jovem ao adulto, que é determinar mudanças em comportamentos pessoais, familiares, de princípios e vocacional (Rebelo 2002). Em meio a um grande acumulo de afazeres, e uma alta exigência acadêmica, a pressão exercida pelos familiares e pela aprovação do meio que vive, o estudante universitário encontra-se vulnerável a transtornos psicológicos menos graves como exemplo a ansiedade (FERREIRA, 2009).

Atualmente vem-se ocorrido de terapias manuais serem declarado e relatado como forma de cuidado a população por especialista da área da saúde sobre recursos terapêuticos para dores, estresse, esgotamento físico e mental. A terapia manual dispõe de aperfeiçoamento do metabolismo, atua sobre circulações linfáticas e sanguínea, fazendo com promova melhor satisfação mental e física (SEUBERT; VERONESE, 2008).

Desde o princípio da nossa sociedade já realizávamos movimentos ou ato de friccionar o corpo, as técnicas de massagens começaram por pequenos povos da Austrália, África, Ucrânia e América do sul e norte que traziam consigo e dos seus ancestrais a cultura de que as doenças eram resultados de posses espirituais e para eliminar os males do corpo das pessoas, eram efetuados movimentos com fricção utilizando de óleos para purificar e despoluir o corpo (BETORJA, 2017).

Segundo CASSAR (2001); SKILLGATE ET AL (2010), o ato de massagear pode se dar por aplicação de várias manobras de massagens que tem como objetivo estimular o corpo a promover redução de líquidos excessos do corpo, atuando sobre analgesia e a função correta do corpo.

A terapia manual não disponibiliza apenas de vantagens benéficas para suavizar efeitos de relaxamento, mas também proveito de resultados mecânicos, de reações involuntárias e psíquicas que podem auxiliar os indivíduos que sofrem de transtornos mentais menos severos tais como a ansiedade (FIEL, 2005). Desse modo torna-se necessário um estudo mais aprofundado sobre o tema em questão, tendo como objetivo principal avaliar o efeito da massagem relaxante na ansiedade de jovens universitários.

Leia Também:

Estética: Atuação Profissional e Mercado de Trabalho

Estética: Possibilidades de formação e atuação na área da Docência

Dermatologia Estética e Tratamento de Feridas

Acesse nossas redes, consulte nossos Cursos, se inscreva em nosso Canal do YouTube e faça parte da Faculdade Laboro.

Autora:

Prof. Esp. Leandra Soraya P. do Nascimento

Professora da Faculdade Laboro

Bacharel em Estética. Formada Técnica em Estética e Cosmética. Pós em Docência do Ensino Superior. Pós graduando em Massoterapia Terapêutica.

[email protected]

Gostou do tema?

Que tal ter formação na área em uma Faculdade que te leva ao Sucesso? Conheça o curso de  Estética e Cosmética da Faculdade Laboro

Já é Graduado?
Conheça os Cursos de Pós Graduação Presencial e Online da  Faculdade Laboro

REFERÊNCIAS

BERTOJA, V. G. Os benefícios da massagem relaxante. 2017. 8 f. TCC (graduação). Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal, Universida de Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR). Disponível em: <http://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/05/OS-BENEFICIOS-DA-MASSAGEM-RELAXANTE.pdf>. Acesso em 8 de maio de 2018.

CASSAR, M. P. Manual de massagem terapêutica: um guia completo de massoterapia para o estudante e para o terapeuta. 1a ed. São Paulo: Manole, 2001.

FERREIRA, C. L. et Al. Universidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básico. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.973-981. ISSN 1413-8123. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000300033>. Acesso em 5 de maio de 2018.

FIEL, T, H, M; IRONSON, G; BEUTLER, J; VERA, Y. Natural killer cells and lym phocytesin crease in women with breast câncer follow ing massage therapy.Journal of Neuroscience Miami, Florida,Vol.115, n.4. 495-510, Jul. 2009. Disponível em:<https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00207450590523080?journalCode=ines20>.Acesso em: 8 de maio de 2018.

GEORGEN, P. Ciência, sociedade e universidade. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 19 n. 63, aug.1998. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000200005#back>. Acesso em: 8 de maio de 2018.

NICOLACI-DA-COSTA, A. M. Revoluções Tecnológicas e Transformações Subjetivas. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Rio de Janeiro – RJ Vol. 18 n. 2, pp. 193-202, Mai/Ago 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v18n2/a09v18n2>. Acesso em 7 de maio de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Os benefícios dos alimentos fermentados

Os alimentos fermentados comprovadamente trazem grandes benefícios à saúde humana. Por ser uma prática antiga envolve também a cultura, conservação de alimentos e preocupações com