Trabalho com foco na gestão de consultas médicas: criação do aplicativo “Marque consulta médica”

Nos dias atuais entende-se que um mesmo médico especialista pode trabalhar em diversos hospitais, clínicas, consultórios ou ambulatórios, sejam públicos ou privados. A tecnologia incentivou a criação de startups e assim surgiu um aplicativo chamado “Marque Consulta Médica” para ajudar os pacientes a marcar a consulta com seu médico.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autora: Heliofábia Freitas aluna da Pós em Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde

Orientadora: Profa. Ma. Bruna Almeida

Muitas vezes o paciente tem costume de se consultar num determinado serviço e pode não encontrar vaga ao tentar marcar a sua próxima vez. O mesmo  desconhece a agenda semanal do médico que ele procura. Outrora há pacientes  que desejam uma consulta de primeira vez com o  especialista e não sabe onde encontrá-lo  no dia e hora em que deseja ou o local mais próximo. É possível ter informações sobre os locais em que o profissional trabalha através do novo aplicativo “Marque consulta médica”.

Com o intuito de ajudar os pacientes a marcarem as consultas com os médicos especialistas, propõe-se um aplicativo com uma plataforma digital. Nela o paciente tem um acesso fácil, procurando o médico pelo nome ou especialidade e assim tendo acesso à sua agenda semanal e até mensal. Há informação sobre o local de trabalho, horários de atendimento, convênios aceitos e consultas particulares. Têm-se acesso a um mini currículo e foto do profissional.

Os médicos especialistas e suas secretárias têm fácil acesso ao aplicativo em qualquer lugar, vendo a quantidade de pacientes agendados, podendo atualizar a agenda semanal/mensal em qualquer dia e hora. Em casos de imprevistos ou mudanças, o paciente é comunicado via whatsapp e e-mail automático, além do próprio aplicativo.

Há múltiplas vantagens com o aplicativo “marcar consulta”:

1) Quando o paciente não possui plano de saúde, a marcação da consulta pelo aplicativo traz um desconto no valor da consulta;

2) Uma vez tendo um plano de saúde, há ampla vantagem, acesso fácil aos especialistas, locais de trabalho, horários na agenda semanal e mensal  e convênios que aceita;

3) Interface é intuitiva e gestão é simplificada;

4) Evita desencontros – a falta de comunicação gerando desencontros e dificuldade em saber que é o responsável por agenda específica;

5) A plataforma informa sobre conflito de horários dos profissionais e excesso de carga horária semanal;

6)  No final do mês o aplicativo gera relatórios de pagamentos, produtividades e faltas.

7) Alertas de conflitos de horários e também de sobrecarga de horas.

8) Escala sempre atualizada e a informação disponível para todos e de qualquer lugar é a chave da assertividade e da economia de tempo.

9) Ninguém mais deixará de ser avisado sobre cancelamento de agendas.

10) Consultas com profissionais qualificados e bem organizados.

O uso de tecnologia para reduzir a complexidade e otimizar a gestão do acesso à agenda dos médicos especialistas faz-se cada vez mais necessário. Esta ferramenta é uma das precursoras no uso de novas tecnologias na gestão de escala no Brasil, que apesar de ter uma usabilidade simples é excepcionalmente poderoso na resolução de problemas e melhorias na gestão da agenda do médico e facilitador na marcação de consultas para os pacientes. Para fazer uso o cliente pode acessar o site: www.marqueconsultamedica.com.br ou baixar o aplicativo no apple store ou google play, sendo fácil , rápido e gratuito.

Se você se interessou por esta área se especialize, saiba mais sobre nossa Pós em Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde, clicando aqui

 

REFERÊNCIAS:

BRESSAN, Flávio. O Método do estudo de caso.Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado- FECAP. V.1, jan-fev-mar/2000. Disponível em: .Acessado em: 21/ 04/ 2012 ás 00:05 .

CALVOSA, Marcelo; FREITAS, Jefferson. ANGEL INVESTOR: Empreendedorismo fomentado através de uma nova modalidade de investidor. Revista Caderno de Administração ano 01, vol.1, n º 02, juldez/2008. Disponível em: Acessado em 06/02/2012 às 15:00.

DORNELAS, José Carlos Assis, 1971. Empreendedorismo:transformando idéias em negócios / José Carlos Assis Dornelas. – 3.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. – 3 reimpressão.e DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

DORNELAS, José Carlos Assis,1971. Empreendedorismo corporativo / José Carlos Assis Dornelas. – 2.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008 – 2 reimpressão. DORNELAS, José Carlos Assis, 1971. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso / José Carlos Assis Dornelas. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. – 2 reimpressão.

DORNELAS, José Carlos Assis, 1971. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas / José Carlos Assis Dornelas. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. – 9 reimpressão. DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987. FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GESTÃO de Escalas Corporativas.Pegaplantão,2019.Disponível em:https://www.pegaplantao.com.br/gestao-de-escalas-plantoes.Acesso em 07 de Dezembro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ranking 7 melhores cursos EAD em 2021!

A educação a distância ganhou grande destaque durante a pandemia de Covid-19 no ensino escolar brasileiro, mas a modalidade já era conhecida no ensino superior,