Trabalhando em home office: como manter uma rotina produtiva em casa

trabalhando em home office
Fundo foto criado por valeria_aksakova – br.freepik.com

O trabalho home office pode ter sido uma ideia muito atraente quando a grande maioria das empresas brasileiras precisaram aderir ao método, certo?

Entretanto, com o tempo, os efeitos negativos de abandonar a antiga rotina e estar sempre em casa começou a aparecer para algumas pessoas.

Afinal, sabemos que, quando a rotina e a procrastinação te pegam, pode ser muito difícil continuar fazendo o que precisa ser feito.

Por isso, para te ajudar a manter a produtividade mesmo trabalhando no conforto de casa, trouxemos neste post algumas dicas para trabalhar em home office! Vamos lá?

Produtividade no home office: por que é tão difícil mantê-la?

Grande parte das pessoas que estão trabalhando em casa há algum tempo já se questionaram: por que é tão difícil se manter produtivo estando confortável?

Bom, nós fomos atrás dessas respostas por você e descobrimos que alguns dos motivos pelos quais isso acontece são…

Flexibilidade de horários

Embora possa parecer um aspecto muito positivo de se estar trabalhando em home office, é preciso ter cuidado quando se trata de uma grade de horários muito flexível.

Algumas pessoas acabam abusando desse privilégio e, sem perceber, deixam as tarefas para a última hora – o que só gera mais dor de cabeça no final.

Desorganização

Apesar de um pouco óbvio, este é um dos motivos mais comuns da diminuição da produtividade.

Quando você não precisa mais ir ao escritório ou empresa, é comum que a sua rotina acabe “virando de cabeça para baixo” e ficando desorganizada.

Afinal, com horários delimitados entre empresa e casa, era muito mais fácil manter o planejamento do dia ou da semana organizado.

Ambiente com muitas distrações

Mais um dos principais motivos pelos quais manter a produtividade é tão difícil é o próprio ambiente quando se trabalha em casa.

Uma pessoa com filhos, por exemplo, ao trabalhar em casa, tende a precisar de muitas pausas durante o dia – ou a fazer mais pausas do que o necessário.

Agora, você deve estar se perguntando como combater esses motivos e reverter os efeitos ruins de estar em casa. Então, confira nos próximos tópicos!

Dicas: trabalho home office

Defina um lugar e horário para trabalhar

Para evitar as distrações do dia-a-dia em casa, é altamente recomendável que você decida um local e horário para estar trabalhando.

Apesar de não parecer a alternativa mais confortável, garantimos que o seu rendimento será muito maior ao conseguir focar melhor no que deve ser feito.

Experimente técnicas diferentes

Afastar a procrastinação e se tornar um trabalhador super-eficaz não é algo que acontece do dia para a noite. Por isso, tente começar aos poucos!

A técnica Pomodoro, considerada uma das mais conhecidas e funcionais, consiste em focar por 25 minutos e descansar por 5. Após concluir um “bloco “ de quatro Pomodoros (25 minutos), faça uma pausa longa e se dê uma recompensa.

Saiba quando fazer uma pausa

Manter a produtividade não significa trabalhar o dia inteiro e acabar desenvolvendo um Burnout.

Por isso, saiba manter o foco pelo tempo pré-definido para que as suas pausas possam ser bem planejadas e bem aproveitadas durante o dia!

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a administrar melhor a sua rotina.

E, se todo esse tempo com você mesmo te trouxe aquela vontade de voltar a investir nos estudos, mas o costume de estar em casa já te pegou…
Não se preocupe! Venha conhecer os cursos de graduação online da Laboro e saiba que nunca é tarde para fazer o que se ama e correr atrás dos seus sonhos!