Tipos de empreendedorismo: conheça cada área e suas características

aperto de mãos

Atualmente o cenário de mercado brasileiro permite o surgimento de microempresas e pequenos negócios nos mais diversos segmentos e áreas de atuação. Cada vez mais o contexto econômico favorece a ascensão do empreendedorismo, a facilidade de inserção no mercado de trabalho populariza os tipos de empreendedorismo e permite aos brasileiros novas oportunidades de emprego.

É certo que para aqueles que possuem vontade de abrir o próprio negócio não basta apenas o momento propício, mas também, escolher o produto correto, ter persistência, conhecer o mercado e não menos importante ter ciência dos tipos de empreendedorismo existentes. O empreendedorismo não ocorre somente quando há vontade abrir uma firma ou iniciar um negócio próprio, é válido a implementação dentro de empresas a fim de ampliar seu mercado a partir de empreendedores internos.

Devido ao seu alto desempenho no mercado, compilamos informações sobre quais são os tipos de empreendedorismo existentes no mercado de trabalho.

Quais são os tipos de empreendedorismo?

A fim de compreender quais os tipos de empreendedorismo que existem, em primeiro lugar é válido conceituarmos o que significa empreender, o conceito da palavra consiste na iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças, pode ser um conjunto de alterações que envolvem inovação e riscos. Um empreendedor é capaz de idealizar, coordenar, realizar projetos, serviços e negócios.

Desse modo, o empreendedor pode seguir diversos seguimentos de acordo com seu perfil ou plano de negócio, os tipos de empreendedorismos mais comuns são:

• Individual: é considerado um empreendedorismo para iniciantes, apto para tirar um MEI (Microempreendedor Individual) e abrir um pequeno negócio, atuando sozinho ou com um funcionário.
  • Informal: é quando o empreendedor possui atividade econômica rentável, porém sem validação governamental. Ambulantes e motoristas de aplicativo, por exemplo, não são o tipo ideal pois é instável e sem proteção.
  • Franqueado: é um sistema onde adquire-se os direitos de uso de uma marca, possui a vantagem de já possuir um modelo de negócio instituído, conhecimento de mercado e a gestão de tecnologia/vendas.
  • Social: é uma categoria que visa melhorar a vida de um público, tem como base atividades que aprimoram a qualidade de vida e objetivam uma repercussão positiva socialmente. Um dos tipos de empreendedorismo social são ONGs, projetos sociais, instituições com intuito de apoiar e ajudar partes da população que necessitam, podem ser com ou sem fins lucrativos.

Como obter sucesso no tipo de empreendedorismo escolhido?

Um empreendedor de sucesso é aquele que conhece suas metas e traça seus propósitos sabendo o que quer alcançar, todos que buscam o sucesso e delimitam maneiras de alcançá-lo já possuem grande propensão ao êxito. O ramo de empreendedorismo é diverso e imenso, além dos mais conhecidos existem diversos tipos que podem garantir o sucesso de acordo com cada meta e caminho traçado pelo empreendedor.

Ao escolher um tipo deve-se analisar, qual sua forma de trabalho, qual sua meta inicial, qual a meta final, qual público consumidor e possuir características como boa observação, gerência, ânimo, criatividade e saber inovar.

Estudar e atualizar os conhecimentos são práticas essenciais para quem deseja empreender. Por isso, a faculdade Laboro oferece diversos cursos de especialização online e híbrida que podem fazer a diferença para o seu negócio. Clique aqui e confira nossos cursos especialização em administração.