Técnicas de leitura: dicas para potencializar seus estudos

Mulher estudando
Café foto criado por gpointstudio – br.freepik.com

Ter uma rotina de estudos nem sempre é fácil. Muitas pessoas sentem a necessidade de experimentar diferentes técnicas, afinal, não se dar bem com uma técnica é perfeitamente normal. O importante é buscar a maneira que mais funcione para você! 

Então, para conhecer algumas técnicas de leitura diferentes que podem te ajudar a estudar melhor, acompanhe os próximos tópicos!

Tipos de técnicas de leitura

As técnicas de leitura são diferentes, afinal, cada tipo tem uma finalidade. Por isso, é importante encontrar a técnica que mais se adeque ao seu objetivo.

Então, confira nos próximos tópicos diferentes técnicas de leitura!

Técnicas de leitura dinâmica

“Leitura dinâmica” é o nome que se dá a uma técnica de leitura que tem como objetivo uma leitura mais rápida e, ao mesmo tempo, mais eficiente. Sendo assim, ela é essencial durante a faculdade. 

Em termos mais técnicos, a leitura dinâmica é capaz de aumentar a sua quantidade de palavras lidas por minuto, assim como o seu percentual de compreensão. Entretanto, para se tornar um leitor mais eficiente, é preciso praticar bastante.

A leitura dinâmica consiste em “burlar” o próprio cérebro, eliminando algumas etapas do processo. Esses são os passos:

  1. Fixação

Olhar para as palavras. Essa parte deve levar, em média, 0,25 segundos.

  1. Sacada

Mover o olhar para a próxima palavra em um movimento que dura mais ou menos 0,1 segundo.

  1. Repetição

 Repetir os dois passos acima aproximadamente duas ou três vezes. Após isso, é feita uma pausa para a compreensão do que foi lido – que deve durar, em média, de 0,3 a 0,5 segundo.

  1. Subvocalização

Esse é o processo que visa diminuir o tempo de fixação. Repetir as palavras mentalmente, acostumando o próprio cérebro aos seus significados. Assim, só de olhar para as palavras, se torna possível compreendê-las em muito menos tempo.

Ao repetir esses passos, os estímulos certos são enviados ao seu cérebro para que o tempo de processamento das informações diminua gradativamente.

Técnicas de leitura e escrita

As técnicas de leitura e escrita não servem apenas para ler sobre um assunto e escrever sobre o tema: a escrita, que pode ser em pequenas anotações, é muito eficiente para fixar melhor as informações.

Uma técnica ótima envolvendo a leitura e a escrita é usar post-its – ou o bloco de notas do seu dispositivo. Assim, você evita os resumos, que são mais complicados, demorados e podem causar situações estressantes.

Através de pesquisas rápidas sobre o tema estudado, é possível aprender mais detalhes e adicioná-los como uma informação adicional. Isso permite uma compreensão mais profunda do tema.

Técnicas de leitura e interpretação 

Um fator primordial para que a sua leitura seja eficiente é a fácil interpretação. Por isso, existem técnicas de leitura que visam melhorá-la.

Também podendo ser considerada uma técnica de leitura e escrita, a realização de paráfrases é ótima para que a interpretação de texto seja melhor.

Essa técnica consiste em compreender o que está escrito e, então, escrever uma breve explicação com suas próprias palavras. Isso também ajuda o leitor a perceber quando um tema não foi realmente compreendido.

Técnicas para ler mais rápido

As técnicas para ler mais rápido não precisam ser muito específicas. Quem não deseja adotar as técnicas de leitura dinâmica pode optar por hábitos mais simples.

Estar em uma posição confortável – mas com a postura correta – e em um local silencioso são os primeiros passos para que se tenha a concentração necessária para conseguir ler mais rápido.

Gostou de conhecer algumas técnicas de leitura?

Então, acompanhe o nosso blog e conheça mais dicas incríveis para alavancar seus estudos!