fbpx

Professora aposentada do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo ,mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenou o projeto de pesquisa Meios de Comunicação e a Cultura de Paz (Comunicapaz) que tinha como público alvo, jovens na faixa de 14 a 24 anos, no bairro da Vila Embratel, localizado na periferia de São Luis, de 2010 a 2012, financiado pela Fundação de Pesquisa do Estado do Maranhão(FAPEMA). Coordenou a revista online Bezouro,(2010/2012) (revistabezouro.com.br (no ISSU) resultado de um projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFMA. No período de julho de 2013 a fevereiro de 2018 atuou como professora colaboradora do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade(PGCULT) da UFMA. Exerceu de 29/01/2018 a 29/07/2019 o cargo de vice-presidente da Coosema- Cooperativa Social do Estado do Maranhão, que se dedica a atender egressos do sistema penitenciário. Trabalhou como assessora da coordenação do projeto Geração de Renda Emergencial financiado pelo Instituto Ação pela Paz(SP) de janeiro a maio de 2019. Também colabora com o Instituto Maranhão Sustentável no projeto Pacto Cidadão, que funciona no bairro do Coroadinho e que tem como objetivo o fortalecimento do trabalho em rede. Faz parte do Conselho Consultivo da SBPC/MA. Leciona na faculdade LaboroMA desde marco de 2019 as disciplinas Mediação, Negociação de Conflitos, Projetos Interdiciplinares I e II. Tem experiência na área de Comunicação, Educomunicação, Comunicação e Cultura de Paz,Juventudes e Comunicação, Comunicação Comunitária, Mobilização Social,Sociologia, Cultura e Desenvolvimento Humano,Comunicação não violenta, Mediação de conflitos. Fluência em inglês e francês.