Com o objetivo de discutir o mercado de Alimentação e Nutrição em São Luís e no Brasil, a Faculdade Laboro realiza nos dias 19 e 20 de setembro o Simpósio “Empreendedorismo e novos negócios em Alimentação e Nutrição em São Luís”. As inscrições custam R$ 120 para graduados, R$ 80 para estudantes (pós-graduação em outra instituição) e são gratuitas para alunos da Faculdade Laboro.

O evento será coordenado pelo administrador de empresas Lula Fylho, pós-graduado em Didática Universitária e Gestão de Pessoas, mestrando em Recursos Humanos (UCES – Buenos Aires), coach, trainner empresarial e Secretário Municipal de Turismo de São Luís.

Confira entrevista com Lula Fylho!

FACULDADE LABORO – Qual o objetivo geral deste simpósio?

Lula Fylho – O cenário atual do mercado de Alimentação e Nutrição e a tendência de futuro serão as premissas e oportunidades do Simpósio.

O segmento de alimentação vem passando por um processo de expansão em todo o Estado do Maranhão. Ao mesmo tempo é um dos setores que apresentam queda no cenário nacional, como equalizar essa questão e evitar que os resultados negativos do setor impactem em fechamentos de negócios estabelecidos? Vamos discutir sobre essa questão.

FL – Quais seriam as principais estratégias de inovação para se ter sucesso na gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição? Quais são os princípios básicos para a criação de novos negócios e empreendedorismo na área de alimentação e nutrição em São Luís?

Lula Fylho – Esse segmento é de grande capilaridade e relativa facilidade de ser aberto, por isso vários estabelecimentos abrem pautados pura e simplesmente na intuição dos empreendedores. É preciso minimizar os riscos inerentes a qualquer negócio, mas com agravantes no setor, isso se faz com profunda busca de informações. Tem que pesquisar, mudar do foco em resolver uma dificuldade pessoal para aproveitar uma oportunidade.

Muitos negócios são montados para incrementar renda da família e aproveitar algum imóvel parado, isso é praticamente uma antecipação de um resultado negativo, é preciso levar o negócio a sério como qualquer outra atividade. É preciso identificar os elementos que possibilitem e ampliem as chances de êxito, quais sejam: oportunidade clara, dedicação, planejamento, boa logística, cuidado extremo nas compras, boa equipe de colaboradores, identificação de público alvo e alinhamento com suas expectativas, dentre outros.

A cadeia produtiva em alimentação e nutrição é enorme, é preciso que o profissional de nutrição também perceba isso e amplie sua participação e foco nesse mercado.

FL – Como você analisa o cenário local em relação ao empreendedorismo na área de alimentação e nutrição?

Lula Fylho – É de expansão, mas com viés de saturação. Isso forçará uma postura mais profissional e uma gestão mais focadas em relacionamento e resultados. O mercado é seletivo e já está tratando de agir nessa seleção, os mais preparados continuarão atuando.

O bom é que tem muito aprendizado sendo gerado e quem estiver atento a isso colherá bons resultados.

Outro aspecto relevante é que por conta do crescimento da cidade as pessoas estão cada vez mais sem tempo de voltar em casa para almoço, isso apresenta uma grande tendência de aumento de oportunidades no setor, tanto para novos negócios como para profissionais da área de nutrição que serão cada vez mais demandados, pois garantem combate ao desperdício, manutenção da qualidade e dos processos, fatores que fazem a diferença no mercado.

FL – Onde pode atuar um profissional com MBA em Gestão de UAN, Gastronomia e Empreendedorismo em Negócios de Alimentação?

Lula Fylho – Tanto estará mais qualificado para montar seu próprio negócio, quanto para atuar em cozinhas industriais, restaurantes, bares e consultorias.

FL – Qual a importância de uma pós-graduação na carreira de um profissional de área de gestão de serviços de alimentação e nutrição?

Lula Fylho – Garante um diferencial no mercado, pois demonstra o interesse do profissional em educação continuada, fato este que vem separando a grande massa de graduados no país com as politicas de acesso ao ensino superior.

Uma graduação não mais é um diferencial para as empresas e muito menos no mercado. A pós-graduação possibilita ampliar e aprofundar o conhecimento em uma área específica.