Serviço social: 5 áreas de atuação disponíveis no mercado

serviço social
Mulher foto criado por DCStudio – br.freepik.com

Prestando apoio e assistência às pessoas e famílias menos favorecidas, um profissional de serviço social trabalha em conjunto com projetos e entidades sociais, além das organizações governamentais.

Se você tem interesse em saber mais sobre como tudo isso funciona, acompanhe os próximos tópicos e conheça algumas das áreas de atuação do assistente social!

O que é serviço social?

O curso de Serviço Social é direcionado para pessoas que pensam em ter uma profissão onde a sua principal missão é ajudar o próximo.

Usar seus conhecimentos a favor da sociedade e das pessoas que precisam é algo muito gratificante para quem gosta da ideia – e é isso que forma um bom profissional da área.

Entretanto, esta formação é muito versátil e também pode ser utilizada com outros propósitos, caso trabalhar diretamente com o público não seja a sua praia.

Áreas de atuação: serviço social

Quando se trata das áreas de atuação do serviço social, existe um grande leque de opções. Este profissional pode trabalhar em, por exemplo…

Hospitais, clínicas e postos de saúde

Apesar de também ser possível atuar em clínicas privadas, o foco da atuação dos assistentes sociais na área da saúde é o SUS – inclusive por ser onde há mais vagas para os formados em serviço social.

E, ao contrário do que muitos pensam, os assistentes sociais são de extrema importância para a área da saúde, operando nas equipes multidisciplinares para o atendimento!

Escolas

Após o lançamento da lei que torna obrigatórios os serviços sociais e psicológicos nas escolas da rede pública, os assistentes sociais passaram a ocupar ainda mais vagas.

Seu dever, nesse caso, é atender às necessidades sociais da comunidade escolar – seja em escolas públicas ou particulares.

Instituições de ensino e pesquisa

Um profissional que decide investir neste segmento pode se tornar um pesquisador do serviço social, também atuando como membros do corpo docente de instituições de ensino.

Para isso, é preciso se especializar realizando um curso de pós-graduação em Políticas Públicas Gestão da Assistência Social após se formar em Serviços Sociais (saiba mais sobre o mestrado/doutorado).

Conselhos

Uma das áreas onde estes profissionais são mais necessários: os Conselhos de políticas públicas – como, por exemplo, o Conselho Tutelar.

Por ser um especialista na realidade local, o assistente social é uma parte muito importante para o funcionamento de toda a estrutura desses órgãos.

Meio-ambiente

Responsável por promover diferentes eventos e campanhas de conscientização sobre o meio-ambiente, este profissional também é muito importante.

O assistente social que trabalha pelo meio-ambiente pode ser parte de uma equipe multidisciplinar ou de uma empresa pública ou privada, por exemplo.

Além disso, também é possível atuar em conjunto com diversos órgãos governamentais e até criar um projeto próprio!

E aí, deu para entender o que é um assistente social e suas áreas de atuação?

Estes profissionais são extremamente necessários para muitas pessoas no nosso país. 
Mas, se você está considerando o curso e as possibilidades de atuação não te encantaram, confira algumas dicas para escolher a graduação certa e venha conhecer outros cursos de graduação presenciais ou online da Laboro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.