
Prestando apoio e assistência às pessoas e famílias menos favorecidas, um profissional de serviço social trabalha em conjunto com projetos e entidades sociais, além das organizações governamentais.
Se você tem interesse em saber mais sobre como tudo isso funciona, acompanhe os próximos tópicos e conheça algumas das áreas de atuação do assistente social!
O que é serviço social?
O curso de Serviço Social é direcionado para pessoas que pensam em ter uma profissão onde a sua principal missão é ajudar o próximo.
Usar seus conhecimentos a favor da sociedade e das pessoas que precisam é algo muito gratificante para quem gosta da ideia – e é isso que forma um bom profissional da área.
Entretanto, esta formação é muito versátil e também pode ser utilizada com outros propósitos, caso trabalhar diretamente com o público não seja a sua praia.
Áreas de atuação: serviço social
Quando se trata das áreas de atuação do serviço social, existe um grande leque de opções. Este profissional pode trabalhar em, por exemplo…
Hospitais, clínicas e postos de saúde
Apesar de também ser possível atuar em clínicas privadas, o foco da atuação dos assistentes sociais na área da saúde é o SUS – inclusive por ser onde há mais vagas para os formados em serviço social.
E, ao contrário do que muitos pensam, os assistentes sociais são de extrema importância para a área da saúde, operando nas equipes multidisciplinares para o atendimento!
Escolas
Após o lançamento da lei que torna obrigatórios os serviços sociais e psicológicos nas escolas da rede pública, os assistentes sociais passaram a ocupar ainda mais vagas.
Seu dever, nesse caso, é atender às necessidades sociais da comunidade escolar – seja em escolas públicas ou particulares.
Instituições de ensino e pesquisa
Um profissional que decide investir neste segmento pode se tornar um pesquisador do serviço social, também atuando como membros do corpo docente de instituições de ensino.
Para isso, é preciso se especializar realizando um curso de pós-graduação em Políticas Públicas Gestão da Assistência Social após se formar em Serviços Sociais (saiba mais sobre o mestrado/doutorado).
Conselhos
Uma das áreas onde estes profissionais são mais necessários: os Conselhos de políticas públicas – como, por exemplo, o Conselho Tutelar.
Por ser um especialista na realidade local, o assistente social é uma parte muito importante para o funcionamento de toda a estrutura desses órgãos.
Meio-ambiente
Responsável por promover diferentes eventos e campanhas de conscientização sobre o meio-ambiente, este profissional também é muito importante.
O assistente social que trabalha pelo meio-ambiente pode ser parte de uma equipe multidisciplinar ou de uma empresa pública ou privada, por exemplo.
Além disso, também é possível atuar em conjunto com diversos órgãos governamentais e até criar um projeto próprio!
E aí, deu para entender o que é um assistente social e suas áreas de atuação?
Estes profissionais são extremamente necessários para muitas pessoas no nosso país.
Mas, se você está considerando o curso e as possibilidades de atuação não te encantaram, confira algumas dicas para escolher a graduação certa e venha conhecer outros cursos de graduação presenciais ou online da Laboro!