1ª Semana Acadêmica da Faculdade Laboro

Será realizada entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2014, em São Luís, a 1ª Semana Acadêmica da Faculdade Laboro. O evento tem como objetivo integrar estudantes e professores da Faculdade Laboro e da Escola Técnica Laboro a partir da elaboração de trabalhos interdisciplinares, visando estimular a produção acadêmica e a inserção em projetos de pesquisa e extensão.

Poderão apresentar trabalhos estudantes dos cursos de graduação, técnico e pós-graduação  de qualquer área, bem como professores da Instituição.

Os trabalhos a serem apresentados poderão referir-se a projetos de pesquisa de campo, revisão bibliográfica, projeto de intervenção ou relato de caso institucional. Podem demonstrar resultado parcial ou final de pesquisas ou trabalhos/atividades realizadas em sala de aula sob orientação de professor.

Confira a seguir entrevista com a diretora da Faculdade Laboro, Mônica Gama, sobre a 1ª Semana Acadêmica da instituição.

O que a Laboro está preparando para essa primeira edição da Semana Acadêmica?

Mônica Gama – Nessa  edição já daremos o tom de quão relevante é produzir conhecimento. Os alunos e professores poderão apresentar seus trabalhos científicos no formato de artigos com temas livres, pôsteres ou trabalhos estruturados para exposição do funcionamento de projetos físicos. Todos os trabalhos apresentados terão espaço para publicação na 1ª edição da Revista da Faculdade Laboro, a ser lançada no segundo semestre.

Teremos apresentações artísticas de alunos e professores? Como funcionará? Qual o intuito de envolver atividades artístico-culturais nessa programação?

Mônica Gama – Sim, claro! Faz parte da formação de um cidadão — objetivo maior de qualquer instituição de ensino — a integração com o seu meio sócio-cultural e esse momento permitirá a expressão de sua visão de mundo a partir das artes. Quem sabe não se revela um grande artista? A escola estimula isso para assegurar mais oportunidades a seus alunos.

O que o aluno Laboro pode esperar desse evento?

Mônica Gama – Muito conhecimento compartilhado. Desde a produção — e eles já estão em plena construção de seus projetos — até a apresentação, esses momentos garantem exercícios fundamentais para o aprimoramento de suas competências e habilidades profissionais. Em espaços como esses o aluno tem que se preparar adequadamente, elaborando e organizando seu trabalho com primor na estética e com rigor metodológico e cientifico.

Quais as novidades a Laboro tem preparado para o ano de 2014?

Mônica Gama – Em 2014,  a Laboro completará 10 anos de inserção na área da educação aqui no estado do Maranhão. Teremos muitos momentos como este para divulgar nossos diferenciais acadêmicos, que têm determinado os nossos excelentes resultados e a nossa visibilidade que  já é em âmbito nacional. As nossas unidades de Brasília (DF) e Palmas (TO) estão se consolidando com o mesmo padrão de qualidade e organização aqui da sede, em São Luis.

13 DE JANEIRO (SEGUNDA-FEIRA)

18h às 19h – Credenciamento – Local: Sala 3

19h às 19h30 – Cerimônia de abertura – Local: Auditório

19h45 às 21h – Minicurso: Honeypots – Prof.: Ariel Soares – Local: Auditório

19h45 às 21h – Minicurso: Biossegurança – Prof.: Raylenna – Local: Sala 1

21h10 às 22h – Palestra: Software Livre e Inovação (O caso do Raspberry Pi) – Prof: Carlos Wagner – Local: Auditório

21h10 às 22h – Palestra: Coaching Profissional – Profª.: Luciana Muzzi – Local: Sala 1

14 DE JANEIRO (TERÇA-FEIRA)

19h às 20h30 – Minicurso: Redes MAN Wireless – Prof: Adão Veríssimo – Local: Auditório

19h às 20h30 – Minicurso: Atendimento pré-hospitalar para não-socorristas – Prof.: Romulo Handerson

20h30 às 21h – Apresentações culturais – Loca: Sala 3

20h30 às 21h – Apresentação de pôsteres (Trabalhos Acadêmicos ou Projetos de Extensão) – Sala 4

21h10 às 22h – Palestra: Redes Neurais Artificiais Aplicada na Predição de Propriedades de Combustíveis – Prof: Alex Barradas – Local: Auditório

21h10 às 22h – Palestra: Gestão da sua imagem profissional – Profª: Gabriela Ribeiro – Local: Sala 1

15 DE JANEIRO (QUARTA-FEIRA)

19h às 20h30 – Palestra: A importância de atividades de extensão: empresa júnior e estágios internacionais

19h às 20h30 – Minicurso: Programas de Promoção da Segurança do Trabalho em Saúde – Prof: Wolfran Bastos

20h30 às 21h – Apresentações culturais – Loca: Sala 3

21h10 às 22h – Minicurso: Cloud Computing (Usando MAAS e JuJu) – Prof.: Bruno Emanuel

21h10 às 22h – Palestra: Gestão de sua carreira profissional – Profª: Gabriela Ribeiro

16 DE JANEIRO (QUINTA-FEIRA)

19h às 20h30 – Palestra: Gestão de Projetos – Prof: Ivo Correa

19h às 20h30 – Minicurso: Vigilância em Saúde e Segurança do Trabalho – Prof: Arnaldo

20h30 às 21h – Apresentações culturais – Loca: Sala 3

21h10 às 22h – Minicurso – Governança em TI na Gestão Moderna – Prof: Nélio Guilhon

21h10 às 22h – Palestra: Uso das redes sociais para promoção profissional – Profª: Gabriela Ribeiro

Confira o regulamento completo da 1ª Semana Acadêmica da Faculdade Laboro.