Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Saúde Mental

Dia da Luta Antimanicomial. O que significa?

Se caracteriza pela luta em defesa dos direitos das pessoas com transtornos mentais e da mudança do modelo assistencial em saúde mental que acolha o sofrimento, promova cuidado alicerçado na ciência e na garantia de direitos a pessoas que ao longo da história foram segregados e vítimas de todos os tipos de violência e descuido em espaços fechados longe dos olhos de familiares e comunidade que acreditavam ali ser o melhor lugar para o tratamento.

Ao longo de sua trajetória, tem suas origens vinculadas ao Movimento da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica. A conquista foi a construção de uma rede de cuidado diversificada que atendesse as diversas demandas que essas pessoas tem, integrados totalmente no sus, e considerando os níveis de complexidade do cuidado e a integralidade do sujeito e o cuidado integral.

Essa rede se chama RAPS, que é composta de ações efetivada pela atenção básica, pela média complexidade através dos caps e ambulatórios, e terciária com hospitais gerais com leitos de saúde mental. E ainda garantia de cidadania através das unidades de acolhimento, serviços residenciais terapêuticos e incentivos a geração de renda.

A LUTA ANTIMANICOMIAL deve ser uma de toda sociedade por acesso a direitos a saúde, educação, justiça, trabalho e renda, moradia, lazer.

A LUTA é pelo não aprisionamento e violação de direitos de pessoas com sofrimento mental.

Participe também dessa luta. Parabéns a todos que fazem parte dessa luta: trabalhadores, pacientes, familiares e sociedade em geral.

A LUTA É PELA LIBERDADE!

Por: Profa. Ma. Janete Valois

Se interessou?

Venha assistir a nossa Webconferência Luta Antimanicomial: conquistas e o caminho a percorrer. Conheça nossos palestrantes e aproveite esse conteúdo de qualidade pensado para você! Assista em nosso canal do YouTube este debate e muitos outros! O vídeo está na íntegra logo abaixo!

Palestrantes:

Profa. Dra. Arlete Penha

Graduada em Serviço social, especialista em saúde mental, mestre em ciências da saúde e doutora em saúde pública. Trabalhadora da Saúde Mental, assistente social no DASM/SES/MA, membro ABRASME, Coletivo ABRASME MA, Docente da pós graduação Faculdade Laboro.

saúde mental Francisca Vilar

Francisca Vilar

Bacharelado em Enfermagem, Especialista em Saúde Mental; Especialista em Medicina Chinesa. Faz parte da EAP Imperatriz/ SES-MA.

Saúde Mental Laís

Laís dos Reis

Médica psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente no curso de Medicina na Universidade Federal do Maranhão.

saúde mental Francisca

Francisca Marques

Psicóloga, mestre em saúde mental e atenção psicossocial IPUB/UFRJ. Psicóloga do CAPSi e da EAP em Imperatriz.

 

Moderadora:

Saúde mental Mediadora Janete

Profa. Ma. Janete Valois

Psicóloga; Mestre em Psicologia Social; Especialista em docência do ensino superior; Especialista em Gestão de Serviços de Saúde; Especialista em Saúde Mental./ Coordenadora de pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Faculdade Laboro; Presidente Abrasme-MA.

A webconferência:

Não esqueça de dar seu “like” no vídeo e se inscrever no Canal da Faculdade Laboro no YouTube para acompanhar nossos conteúdos exclusivos!

Gostou do tema?
Que tal se tornar um Especialista de Excelência?
Conheça a nossa Pós Graduação em
Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *