Saúde Mental e a Cobrança da Sociedade

Desde muito pequeno somos levados a conviver com a pressão externa. São normas que a sociedade impõe e que devemos seguir, “você tem que tirar só notas boas”, “senta direito” “tem que jogar futebol” “vai fazer ballet”, “não pode ler errado”. E por ai vai, bom, isso é só o começo.

A medida que crescemos a pressão só aumenta, seja na escola, em casa, seus pais precisam se orgulhar de você. Passado a adolescência, tenho um aviso, a cobrança será permanente, vira cem porcento, agora o aspecto relacionamento é um motivo para você se adequar. Quem não tiver aquela tia que em toda reunião familiar pergunta sobre o namoradinho ou namoradinha que levante a mão. Sim, todos têm e para você não responder inadequadamente, respira fundo, mantém o bom costume e dá aquele sorriso amarelo.

Chega a fase adulta, você entra na faculdade e a pressão? advinha? Ela continua.  Tem certeza que é essa carreira que quer seguir? Já está empregado? Vai sair da casa dos seus pais? Vai casar? Pensa em filhos? A vida vai passando e você pensa, para que tanta pressão? Será que as pessoas querem saber de tudo isso ou te pressionam para te ajudar ou pra comparar a sua vida com a delas?

Recentemente a imagem de um ovo se tornou a foto mais curtida do Instagram. Essa foto fazia parte de uma campanha de alerta sobre saúde mental. Começou quando a conta da Egg Gang publicou uma imagem de um ovo, sim um ovo, e explicou que o objetivo era que aquela foto recebesse mais curtidas que a imagem com mais likes na rede social (18 milhões) que foi a foto de Kylie Jenner e sua filha. O pedido deu certo e a foto do ovo bateu o recorde e alcançou mais de 50 milhões de curtidas no total.

Depois de alcançar o seu objetivo a conta começou a postar uma sequencia de fotos do ovo quebrando a casca e na última foto o ovo se parecia como uma bola de futebol americano e a legenda dizia “A espera acabou, tudo será revelado no domingo, depois do Super Bowl. Assista antes, só no @hulu”. Muitos achavam que era uma ação para divulgação do Hulu, mas na verdade era uma alerta sobre saúde mental. O perfil publicou no outro dia um vídeo no qual o ovo se quebra alegando a pressão que estava sofrendo na internet. “A pressão das redes sociais me afetou. Se você também estiver sofrendo, fale com alguém”.

O que fica claro aqui é que não vale a pena se apegar aos detalhes das cobranças ou a extensão e poder que elas têm sobre a sua vida, mas como você lida com elas. Por isso buscar alguém especializado nessa área é a melhor opção. Se estiver sofrendo alguma pressão procure ajuda. E se você é desta área e quer ajudar se especialize. Mas se o que te chamou atenção em tudo isso foi como promover ações como esta e alcançar mais pessoas você pode se tornar um gestor de comunicação digital e melhor atuar em sua empresa.

Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Pós-Graduação em Marketing e Gestão da Comunicação Digital

4 Comments:

Gostaria de saber se terá turma para pós graduação em saúde mental em Brasília

agosto 8, 2019

Olá, Elaine, ficamos felizes pelo seu interesse.
Sim, temos Pós na área de Saúde Mental:

Você pode preencher com seus dados a formulário que nossos consultores vão entrar em contato e passar todos os detalhes a você ou ainda se preferir pode nos contactar pela nossa central: (61) 3442-6700

Gostaria de saber se terá turma para pós graduação em saúde mental em Brasília

agosto 8, 2019

Olá, Elaine, ficamos felizes pelo seu interesse.
Sim, temos Pós na área de Saúde Mental: