Rotina de estudo: dicas incríveis para se organizar melhor na faculdade

pessoa estudando
Negócio foto criado por Racool_studio – br.freepik.com

Manter os aprendizados em dia pode ser uma tarefa difícil durante a graduação, em especial para as pessoas que têm uma rotina cheia e agitada.

Por isso, se você quer aprender a montar e seguir um cronograma personalizado que te ajude a ter mais organização em relação aos seus estudos, continue lendo esse post!

Como montar uma rotina de estudos?

O primeiro fator que deve ser observado para que a sua rotina de estudos funcione bem para você é que ela deve ser personalizada.

É fácil encontrar uma grande variedade de rotinas diárias para estudantes prontas na internet – que podem parecer super atrativas, porém, não funcionam para todos. Afinal, nem todo mundo segue os mesmos padrões e horários, não é!?

Assim, quem define metas baseadas em uma rotina montada por outra pessoa tende a se frustrar, pois o seu dia-a-dia pode não colaborar para que o cronograma seja seguido “corretamente”.

Então, se você quer organizar um cronograma de estudos que caiba no seu dia-a-dia mas não sabe por onde começar, vem com a gente nos próximos tópicos!

Os primeiros passos

As primeiras coisas que você deve fazer para conseguir organizar sua rotina para estudar de forma realista e que realmente funcione são análises. Veja só:

  • Analisar e calcular seu tempo livre

Você trabalha? Tem filhos ou cuida da casa? Costuma reservar tempo para atividades físicas e/ou lazer?

Se a resposta para essas perguntas – ou para alguma delas – for sim, este já é um fator a ser levado em consideração para que as suas atividades diárias não atrapalhem sua rotina de estudo e vice-versa.

Busque moldar o seu cronograma de estudos de acordo com quantas coisas tomam seu tempo no dia, mas tome cuidado para que isso não te deixe sobrecarregado. 

  • Ter em mente o seu local de estudo

Se sentar em um ambiente calmo e sem muitos barulhos que podem te atrapalhar ou tirar sua concentração é algo que pode ajudar muito.

Sabendo disso, a próxima coisa a ser planejada na sua rotina de estudos é o local que será utilizado para estudar. Se possível, opte por um ambiente que ofereça:

  1. Silêncio;
  2. Conforto;
  3. Ausência de distrações;
  4. Boa conexão à internet;
  5. Boa iluminação e ventilação natural;
  6. Todos os materiais necessários perto – ou em cima – da sua mesa.

Estes são os requisitos básicos para que os seus momentos de estudo sejam sempre tranquilos e bastante produtivos!

  • Se certificar de fazer pausas

A ideia de focar e estudar sem parar por um período pré-determinado pode parecer inspiradora na teoria. Porém, na prática, é normal que você acabe se cansando e precise de uma pausa para relaxar.

Sem alguns momentos de descanso, é difícil manter tantos assuntos nos pensamentos sem se confundir ou acabar perdendo a concentração e fazendo apenas por fazer. Por isso, se certifique de incluir algumas pausas na sua rotina de estudo.

  • Definir um horário

Acostumar sua mente a focar nos estudos pode ficar muito mais fácil se você conseguir seguir um padrão de horários. Para isso, é necessário que a primeira dica dessa lista seja levada muito a sério!

Estruture sua semana de acordo com todas as suas tarefas e inclua seu cronograma de estudos em horários nos quais você sabe que vai poder dar uma pausa em tudo e estudar. Sem distrações, preocupações ou trabalho!

  • Planejamento é a chave

Uma estratégia diária é um ótimo jeito de garantir que nada irá te atrapalhar no momento dos estudos.

Ao se levantar, monte seu dia mentalmente. Pense sobre como irá organizar suas tarefas de forma que o horário estabelecido para focar nos estudos esteja realmente livre e coloque esse plano em ação.

Organizando as ideias

Com tudo devidamente pensado e planejado, comece a colocar a mão na massa para fazer do seu plano algo mais real.

Para isso, indicamos que você faça uso de uma planilha, caderno, calendário ou qualquer outra ferramenta que te ajude a se manter motivado e a se lembrar da sua rotina de estudo!

Dicas para se organizar nos estudos

Mesmo montando uma rotina de estudos personalizada, ainda não é tão fácil mantê-la funcionando. Por isso, trouxemos também algumas dicas para que os seus estudos permaneçam sempre organizados! Confira:

  • Revisões são necessárias

Por mais que pareça chato, é preciso estar sempre revisando o que foi estudado e, se possível, fazendo alguns resumos e mapas mentais.

Isso ajuda a manter as ideias mais fixas na mente, pois um assunto que é estudado apenas uma vez tem muito mais chances de ser esquecido – inclusive pela famosa curva do esquecimento.

  • Existem aplicativos que te ajudam a manter o foco

As distrações podem atrapalhar muito seu horário de estudos, principalmente se você costuma utilizar algum dispositivo para estudar.

Por isso, existem inúmeras opções de aplicativos para iOS e Android que contam com métodos diferentes para ajudar o dono do aparelho a manter o foco – sem redes sociais, jogos ou qualquer outra coisa que possa tirar sua atenção durante o horário estabelecido.

  • Mantenha o corpo e a mente em equilíbrio

Para que a sua rotina não seja tão exaustiva, é necessário que o seu corpo esteja sendo bem cuidado.

Por isso, tenha cuidado para não se precipitar na hora de organizar suas atividades! Não monte um cronograma que te sobrecarregue e sempre inclua nos seus horários um tempo reservado para relaxar e cuidar do seu corpo.

Pratique atividades físicas com frequência e lembre-se de manter sua alimentação saudável e regulada para que tudo funcione em harmonia!

Edital Monitoria- Estética & Cosmética

Edital Monitoria – Estética & Cosmética Faculdade Laboro informa aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o Programa de Monitoria que tem por