
Diante da constante modernização dos sistemas computacionais, o mercado de trabalho se mantém cada dia mais aquecido para o profissional de Redes de Computadores. A tendência é que a oferta de vagas aumente ainda mais devido as empresas estarem se modernizando para acompanhar a demanda do mercado.
Confira entrevista com o coordenador do curso de Redes de Computadores da Faculdade Laboro, Rafael Cunha.
Qual o objetivo do curso de Redes de Computadores da Faculdade Laboro?
O curso de Redes de Computadores tem por objetivo formar profissionais na área com conhecimentos sólidos e práticos sem deixar de lado os aspectos conceituais que também tornam o administrador de redes um projetista capaz de arquitetar as mais diversas soluções corporativas de comunicação entre dispositivos computacionais.
O profissional formado em Redes de Computadores estará apto a exercer que atividades? Onde ele pode atuar? Qual a faixa salarial?
O tecnólogo em redes de computadores é um profissional completo. Ele pode atuar sendo o Administrador de Redes, em uma grande empresa, ou até mesmo um Analista ou Técnico com habilidades específicas. O campo de trabalho pode ser em grandes, pequenas e médias organizações dos mais diversos setores da economia, como também pode acontecer em Provedores de Internet, Operadores de Telecomunicações e Empresas de TI (Tecnologia da Informação) em geral que trabalham diretamente com tecnologia de ponta. O faixa salarial varia de acordo com cargo e local de trabalho e, claro, o nível de conhecimento. Os ganhos giram em torno de R$ 1.500,00 de salário inicial para técnicos e podem chegar a mais de R$ 10.000,00 para administradores de rede com bastante experiência no mercado.
Como está o mercado de trabalho atualmente?
Em expansão constate. A necessidade cada vez maior do uso de redes de computadores fez com que esse mercado se fortalecesse nos últimos anos. O mais importante é ter conhecimentos sólidos para se destacar no mercado.
O que o estudante de Redes de Computadores precisa ter para se dar bem na profissão?
Esforço, espírito de equipe e vontade de aprender, pois as tecnologias não param de evoluir.
Hoje, há várias certificações e cursos de aperfeiçoamento na área de Redes de Computadores. Quais as certificações necessárias? Como a Laboro incentiva o aluno na busca por essas certificações?
Hoje o mercado de Tecnologia da Informação é cercado por várias tecnologias que exigem a especialização do profissional de redes. Os grandes fabricantes de hardware e software precisam sempre formar pessoas que dominem as tecnologias deles como forma de disseminar os produtos dos mesmos. Não existe uma única certificação para a área, mas há várias certificações muito requisitadas no mercado como, por exemplo, Cisco, Linux e Microsoft. A Faculdade Laboro oferecerá cursos específicos nessas áreas para agregar ao conhecimento do curso de Técnologo em Redes de Computadores as exigências do mercado.
Qual o diferencial do curso de Redes de Computadores da Faculdade Laboro?
Professores bem qualificados e dedicados aos alunos, assim como uma equipe de trabalho que se esforça para trazer aos estudantes o melhor do ensino técnico.
Como a empresa júnior da Faculdade Laboro – LABOTECH – contribui na formação acadêmica de seus membros?
Os alunos de Redes de Computadores têm a oportunidade de praticar dentro da faculdade as atividades de Gestão e usufruir dos aprendizados em Tecnologia de Redes através da Empresa Júnior Labotech. Essa empresa, que une as áreas de Gestão e Redes de Computadores, pode alavancar os conhecimentos práticos dos alunos nas suas áreas de estudo e tornar qualquer estudante mais preparado para o mercado de trabalho.
Para ingressar no curso Tecnólogo em Redes de Computadores da Faculdade Laboro é necessário ser aprovado no vestibular. As provas são agendadas e novas turmas terão início no segundo semestre de 2015. Reserve sua vaga!