Quais são os tipos de engenharia: 10 áreas de trabalho promissoras

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
mesa com equipamentos de engenharia

A engenharia é uma área das ciências exatas extremamente ampla e com inúmeras oportunidades de atuação, é uma profissão criativa, prática e inovadora. À medida que a sociedade foi evoluindo foram surgindo novos campos de atuação para a profissão de engenheiro, assim há várias possibilidades de trabalho para quem opta por este curso. Para quem se interessa pelo ramo é importante conhecer quais são os tipos de engenharia a fim de escolher um domínio de atividades.

O profissional engenheiro deve possuir e aperfeiçoar certas habilidades para desempenhar a profissão, criatividade e inovação são essenciais para quem escolhe essa esfera. Conhecimento e aptidão pelas ciências exatas, como matemática e física, facilitam a vida do estudante e do profissional. Habilidades como boa comunicação, organização, liderança e senso de empreendedorismo são qualidades válidas que podem ser desenvolvidas ao longo do curso.

Atualmente o curso de engenharia é muito procurado pelos estudantes e até mesmo para quem já está inserido no mercado de trabalho, sua formação possibilita a atuação em indústrias, empresas, docência entre outros. Sendo assim, conheceremos as áreas de trabalho para esse profissional e os tipos de engenharia mais conhecidos.

Tipos de engenharia: como é o mercado de trabalho?

Todos os tipos de engenharia têm um futuro promissor em relação ao mercado de trabalho, as oportunidades de emprego são amplas e flexíveis. Mesmo que a procura pela profissão seja alta, ainda há muitas possibilidades de trabalho para quem investe em especializações, desenvolve habilidades genuínas e dedica um tempo para um marketing pessoal.

As vagas para os engenheiros variam de acordo com o tipo de engenharia que é escolhido, de uma maneira geral são profissionais que estão inseridos em indústrias, pesquisas, empresas de tecnologia e inteligência, gestão de projetos e magistério. Os cargos ocupados vão além da carreira de engenheiro, tem habilidades para trabalhar como diretores, consultores, supervisores e gestores.

Novos ramos ainda estão surgindo, é uma profissão versátil e sempre em desenvolvimento, conforme a tecnologia avança é necessário um indivíduo capacitado para executar soluções eficientes ao setor. O mercado é dinâmico e necessita de especialistas capazes de pôr em prática seus conhecimentos, portanto é necessário ficar em constante aprendizado.

Conheça a média salarial da engenharia e os 10 tipos mais procurados

É evidente que a engenharia é um curso além de muito procurado é bem remunerado, nesse sentido separamos os tipos de engenharia e salários que podem ser alcançados pelos profissionais. A remuneração de um engenheiro é monitorada e pelo seu Conselho, é obrigatório seguir o piso salarial de acordo com as horas trabalhadas. Visto isso, deve variar entre 6 vezes o salário mínimo comum (jornada de 6 horas diárias) à 8,5 vezes o salário mínimo comum (jornada de 8 horas diárias).

Conforme visto é uma ocupação muito bem vista no mercado de trabalho e como possui diversas opções se faz necessário conhecer quais são os tipos de engenharia mais procurados e promissores.

  • Engenharia Civil: é um dos tipos mais populares na engenharia e também o mais disputado. Está vinculado a projetar, executar e supervisionar obras de construção urbanas, infraestrutura e transporte.
  • Engenharia Ambiental e Sanitária: tem o foco no desenvolvimento de maneiras para melhorar a interação do ser humano com a natureza. Busca soluções para o desenvolvimento sustentável através de técnicas, equipamentos ou processos. A engenharia Sanitária pode ser associada à ambiental visto que também visa a preservação da natureza e seus recursos focada em operação de água e esgoto.
  • Engenharia da Computação: é focada no conhecimento para o desenvolvimento de computadores e periféricos (mouse, cartões de memória, etc), desenvolve sistemas operacionais, é capaz de oferecer soluções em softwares e sistemas.
  • Engenharia de Produção: prepara o profissional para desenvolver soluções para aumentar a produtividade, é uma das mais abrangentes e tem o objetivo de coordenar recursos humanos, financeiros e materiais com foco na produção de serviços.
  • Engenharia Mecânica: focada na indústria, desenvolve máquinas, veículos, equipamentos e sistemas mecânicos industriais. Conhece matérias-primas, realiza cálculos e supervisiona projetos com excelência.
  • Engenharia Química: é muito vista na indústria na participação de transformações físico-químicas, é responsável por otimizar técnicas e equipamentos para realização de transformações de produtos e compostos químicos.
  • Engenharia Elétrica: o engenheiro elétrico é encarregado por cuidar da geração e distribuição de energia elétrica, tem conhecimento necessário para desenvolver componentes eletroeletrônicos, construir sistemas de medição de energia, projetos urbanos e o que envolve energia elétrica.
  • Engenharia de Alimentos: atua na produção, conservação, metodologia, desenvolvimento, armazenamento e transporte de alimentos industrializados. É responsável por todas as etapas na indústria alimentícia, desde matéria-prima até a distribuição dos produtos.
  • Engenharia Biomédica: cria, elabora e produz equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos para diagnóstico ou tratamentos na área da saúde. É responsável pela montagem e manutenção dos equipamentos.
  • Engenharia de Petróleo: por ser um combustível fóssil importante para a vida humana, o engenheiro é indispensável para exploração, descoberta de jazidas, comercialização de petróleo e ainda prevenir riscos nas operações.

Como escolher o melhor tipo de engenharia para trabalhar?

Após conhecer quais os tipos de engenharia, fica o questionamento de como escolher e se destacar na área selecionada, o mais importante no momento de eleger é analisar as características e habilidades necessárias para a atuação. Uma das perguntas mais frequentemente feitas está relacionada aos tipos de engenharia mais bem pagas e com maiores oportunidades de emprego, portanto se faz importante pesquisar as informações de acordo com a região de moradia.

De modo geral, tudo irá depender do intuito profissional, das habilidades e competências já apresentadas no indivíduo e nas metas individuais a serem alcançadas. Em conjunto com as especializações, tipos mais procurados, o conhecimento das oportunidades da região, a oferta e procura podem auxiliar na hora da escolha ideal.

É certo que para o sucesso profissional é necessário muito estudo, dedicação e sempre manter um networking de contatos para a melhor colocação no mercado de trabalho. Com a junção de todas as características e dicas, a melhor escolha é aquela que traz a satisfação pessoal e profissional simultaneamente.Agora que você já conhece as possíveis áreas de atuação, faça a sua graduação ou pós-graduação em engenharia com a faculdade Laboro e alcance o seu desenvolvimento profissional!