Professora da Laboro recebe a Comenda Maria José Chaves Costa

A professora da Faculdade Laboro, Rosemary Ribeiro Lindholm, foi agraciada no último dia 12 com a Comenda Maria José Chaves Costa, na área de Pediatria, durante a solenidade Destaques da Enfermagem 2013, realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MA) no Hotel Pestana, em São Luís.

A Comenda Maria José Chaves Costa, cujo título traz o nome da primeira presidente Conselho do Regional maranhense, em reconhecimento à sua importância histórica para o órgão, foi instituída pela Gestão 2012-2014 com o objetivo de homenagear aqueles que possuem reconhecida atuação em favor da enfermagem e contribuíram ou ainda contribuem para o desenvolvimento da profissão no Maranhão e no Brasil.

“Eu me sinto orgulhosa e feliz. O Coren já me deu uma menção honrosa em outra ocasião, pelo tempo que eu fui Secretária do Conselho Regional e depois passei a ser tesoureira. Além do conhecimento científico, essa profissão de Enfermeira me trouxe uma orientação para vida. Pra mim o negro, o branco, o pobre e o rico são todos iguais. Durante minha graduação, a questão da aceitação do próximo foi muito enfatizada. Devemos cuidar, conversar, orientar e encaminhar. Então essa profissão tem sido um bem pra mim”, afirma Rosemary Lindholm.

Graduada pela Universidade Federal do Maranhão, Rosemary Lindholm fez concurso para a Universidade em 1972 e conseguiu fazer o que sempre quis: ser professora de Enfermagem. “A Enfermagem, além de conhecimento científico, me ajudou muito na postura, na atitude e no saber conviver com as pessoas independente de quem elas sejam. Eu sempre fui muito feliz em ter escolhido essa profissão. Ela tem facilitado o meu viver e tenho muito prazer pelo que eu faço”, diz Rosemary, que também é mestre em Enfermagem Pediátrica pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).

Além da professora da Faculdade Laboro, estes foram os demais homenageados da edição 2013 dos Destaques da Enfermagem: Aldacy Raposo Nascimento (1ª presidente da Aben-MA), Ana Clara Fernandes Batalha (Saúde Pública), Arlene de Jesus Mendes Caldas (Coordenação do Ensino Superior), Elzanira Santos de Sousa (Assistência Técnica – Hospital São Domingos), Josete Feitosa Mendes (Assistência – Hospital Sarah), Loutegards de Sousa Carvalho (Gestão de Escola Técnica), Maria Ayrecila da Silva Novochadlo (in memoriam – Administração em Enfermagem), Maria da Conceição Mendes Mesquita (Supervisão de Estágio de Ensino Superior), Maria de Jesus Castro (Assistência Técnica – Hospital Geral), Maria Helena Nunes Castro (Políticas de Saúde), Maria Viterba Ferreira da Silva (Assistência Técnica – Hospital Djalma Marques), Nair Portela Silva Coutinho (Assistência – Hospital Universitário), Raimundo Juliano Rego Soares (Assistência Técnica – Hospital Universitário) e Teresinha de Jesus Nogueira Frias (Obstetrícia).

Com informações e fotos do Coren-MA.