Produção e Inovação: “SEA – Sustentabilidade e Educação Ambiental”

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autores: Arthur Santos Penha Fontenelle; Divane da Costa Silva; Thayná Conceição Fonseca

Alunos do MBA em Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental

Orientadora: Walline Alves Guimarães

Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA). Graduação em Comunicação Social (UFMA)

Apesar dos dados assustadores de impactos ambientais, existem soluções simples que podem ajudar. O projeto SEA- Sustentabilidade e Educação ambiental vem com a ideia inovadora de criar um aplicativo com o propósito de incentivar um estilo de vida mais consciente e diminuir o impacto pessoal no ambiente. Consideremos essa como uma ideia inovadora que visa promover uma revolução nos mais diversos setores onde são aplicados. Seu maior foco é transformar o que vinha sendo problema em uma excelente solução.

Os problemas causados na natureza pelas atividades humanas são diversos, o desenvolvimento sustentável seria a partir de uma lógica que atenda as necessidades do nosso ecossistema, sem comprometer a capacidade de satisfazer as necessidades das gerações futuras. Não esquecendo que as mudanças ecológicas somente acontecerão quando houver mudanças nas mais diversas áreas da nossa sociedade, começando primeiramente pela educação. A Educação Ambiental é a base cientifica para a sustentabilidade, sendo um processo que tem que atingir toda a sociedade, deste modo esse processo todos saem ganhando ,apresentando desenvolvimento em toda a sociedade como nas escolas, empresas e na preservação do nosso meio ambiente.

As inovações acontecem normalmente em novos produtos ou novos processos de produção. A inovação é um processo de mudança industrial que revoluciona a cadeia de valor. Hoje em dia possui uma geração de profissionais ousados que vem inovando com ideias ecologicamente consciente. É possível notar que com o passar do tempo o mercado está cada vez mais aberto às ideias sustentáveis, muitas tecnologias que antes eram inovadoras, hoje já fazem parte do cotidiano da população brasileira.

Os projetos ambientais inovadores buscam promover uma revolução nos mais diversos setores onde são aplicados. Seu maior foco é transformar o que vinha sendo problema em uma excelente solução. O SEA- Sustentabilidade e Educação Ambiental esta sendo desenvolvido, justamente no sentido de ajudar as pessoas a terem mais responsabilidade e conscientização pelo meio ambiente, proporcionando informações, projetos e capacitações que possa auxiliar as pessoas a cuidarem melhor desse bem maior que são os nossos recursos naturais.

A proposta aqui feita foi da criação de um aplicativo que possibilita as pessoas a buscarem mais informações sobre sustentabilidade e educação ambiental. O projeto ambiental inovador é o SEA- Sustentabilidade e Educação Ambiental, a criação desse aplicativo será direcionada para empresas, escolas e publico em geral que queiram obter conhecimento e informações que possam contribuir e ajudar o meio ambiente. O aplicativo terá notícias relacionadas ao meio ambiente, oficinas de reciclagem, projetos de educação ambiental, agenda ambiental, e um espaço onde as pessoas possam contribuir com projetos e apoio. Este aplicativo é importante para conscientizar as pessoas que se deve preserva o meio ambiente através de ideias simples, como reutilização e reciclagem de alguns materiais, por meio de oficinas e também por informações atualizadas que o mesmo vai oferecer. Pretende-se por meio deste aplicativo, facilitar e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente.  E, além disso, o aplicativo também é importante por ser um objeto de aprendizagem nesta área, podendo ser utilizado em empresas e em sala de aula.

O App vai poder ser instalado no computador e no smartphone, o usuário vai poder acompanhar todas as informações diárias atualizadas, vai poder comentar dando sua opinião e apoio à medida que uma aplicação vai sendo construída podendo acompanhar as modificações. Através disso, a empresa e o aluno poderão aprimorar seus conhecimentos com capacitação e qualificação. Sendo assim, fica evidente a importância do app que vai auxiliar a educar os cidadãos para que tenha atitudes responsáveis e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. É de inteira estima o apoio das prefeituras, secretarias, ONGs e empresas, dessa forma estarão contribuindo para as mudanças, fazendo com que haja respeito pela natureza.

2 Comments:
janeiro 9, 2020

Muito boa a iniciativa.

janeiro 24, 2020

Muito obrigado pelo feedback, Jaqueliny!