A importância da Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa no mundo dos negócios

Um bom profissional é aquele que sempre mantém seus conhecimentos atualizados, para conseguir manter-se no competitivo mercado de trabalho. O mundo globalizado e o fácil acesso à informações através da internet cria o ambiente ideal para o aprendizado de qualquer assunto em qualquer fase da vida. 

Muitas grandes empresas já reconhecem a importância do aprendizado e, consequentemente, da pedagogia empresarial e educação corporativa, mas o que são esses profissionais e qual a importância deles nas organizações públicas e privadas? 

O mercado de trabalho para pedagogos empresariais está cada vez maior por causa dos benefícios que esse profissional traz à empresa na qual trabalha. O objetivo principal é a apresentação prática e teórica, treinamento e desenvolvimento pessoal dos funcionários, a fim de que alcancem as metas.

Se você quer descobrir tudo sobre essa profissão e expandir seus horizontes, está na página certa! 

O que é pedagogia empresarial e educação corporativa?

Para entender o que é pedagogia empresarial e educação corporativa, é preciso antes saber quem é esse profissional e entender exatamente o que ele faz em uma corporação.

Pedagogia costuma estar associada às escolas, uma vez que pedagogos são normalmente professores do ensino fundamental. O foco, no entanto, é o aprendizado, desenvolvendo e aplicando técnicas que facilitem a assimilação de informações importantes. Para muitos ainda é novidade, mas esses profissionais podem trabalhar também em empresas.

Pessoas com MBA em pedagogia empresarial e educação corporativa são requisitadas em grandes corporações para melhoria do desempenho profissional de cada funcionário. Assim, o pedagogo também fica responsável por dar suporte aos contratados na aquisição de novas habilidades. 

Assim como o pedagogo que trabalha com educação infantil, o papel do educador corporativo é estudar e aplicar estratégias e métodos que garantam que os funcionários aprendam não apenas as habilidades, como também as tarefas necessárias para atingirem maior produtividade e qualidade em seus cargos. 

O pedagogo empresarial também é responsável por promover mudanças no comportamento dos funcionários. Com o ambiente ideal, os colaboradores sentem-se mais à vontade para trabalhar, sendo mais produtivos por consequência. 

As metodologias aplicadas pelo educador corporativo vão muito além dos cursos tradicionais, treinamentos e palestras. Esse profissional também é responsável por promover atividades mais lúdicas e dinâmicas, visando o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores. 

Atividades entre os funcionários, seus familiares e a sociedade na qual estão inseridos são responsabilidades do pedagogo empresarial também, uma vez que seu objetivo é o alinhamento dos colaboradores aos valores da empresa e estimular o trabalho em equipe. 

Como podemos ver, a educação corporativa vai além do aprendizado teórico e não trata apenas de um simples treinamento de qualificação. A prática, que é mais humanizada, é coordenada pela equipe de gestão de pessoas. 

Pedagogia empresarial e educação corporativa: qual é a importância?

Os profissionais de pedagogia empresarial são cada vez mais requisitados, principalmente nas grandes corporações. Se antes eles já eram uma qualidade, o século XXI veio para provar que são uma necessidade. 

Estamos na era da informação. A qualquer momento você pode abrir motores de pesquisas, digitar qualquer termo e descobrir o que as pessoas falam a respeito dele em qualquer lugar do mundo.

Isso significa que o conhecimento é cada vez mais valorizado pelas empresas contratantes em qualquer área, e a educação corporativa mostra-se como o comprometimento dos contratantes para com o desenvolvimento de seus funcionários. 

Além disso, cada vez mais as pessoas têm misturado seus trabalhos com a vida pessoal. Essa fase de adaptação na vida contemporânea agitada gera algumas questões que precisam ser resolvidas com algumas das atividades lúdicas e de integração. 

O pedagogo empresarial é responsável por juntar o funcionário ao conhecimento disponível, visando melhor qualidade na prestação de serviços à empresa. 

Vale lembrar que a educação corporativa é um processo que precisa de tempo para tornar-se efetivo e trazer os benefícios esperados pela empresa contratante. É um investimento que os empresários fazem visando o longo prazo. 

Benefícios da Pedagogia Empresarial

A pedagogia empresarial ainda não é uma prática presente em todas as empresas, por ser ainda muito recente, mas é uma área em crescimento acelerado, uma vez que apresenta benefícios atrativos para empresários. 

Muitas das grandes companhias já reconhecem os benefícios de contratar pedagogos empresariais, mas você sabe quais são eles? 

  1. Esses profissionais ajudam na compreensão do negócio como um todo, analisando os pontos de vista dos funcionários e os efeitos de algumas das decisões estratégicas tomadas.
  2. Percebem com maior clareza como a missão organizacional tem influência nas demais decisões na organização. 
  3. Os educadores corporativos combinam as informações que coletam para criar novas estratégias que ajudem os funcionários a verem com maior clareza seus objetivos e como alcançá-los.
  4. Os funcionários tornam-se mais produtivos por causa da mistura entre aprendizado teórico e lúdico. 
  5. Aumenta o comprometimento dos colaboradores com os valores da companhia, levando ao entendimento e alinhando suas práticas dentro e fora do ambiente de trabalho.
  6. Os funcionários sentem-se mais satisfeitos e realizados após desenvolver habilidades para uma boa execução de seus trabalhos. 

Que profissional atua na Pedagogia Empresarial?

A educação corporativa é normalmente exercida por profissionais especializados em pedagogia empresarial. 

Esses profissionais trabalham junto à equipe de Recursos Humanos, com foco nos funcionários já contratados, sendo responsáveis pela criação de estratégias na gestão de pessoas. 

Mas os principais parceiros do pedagogo empresarial são os próprios funcionários em treinamento, uma vez que alcançar os resultados desejados também depende da vontade e do empenho deles.

O curso de pedagogia empresarial e educação corporativa

Agora que sabe mais sobre a profissão, ficou interessado em trabalhar como pedagogo empresarial, mas ainda não sabe onde encontrar um bom curso de especialização na área? 

Como já falamos, trata-se de uma pós-graduação em pedagogia empresarial e educação corporativa, que você pode encontrar aqui, com todo o conteúdo de que precisa para tornar-se um profissional de ponta!

Não tem disponibilidade para fazer um curso presencial? Nós também temos pós-graduação em pedagogia empresarial e educação corporativa EAD! Assim, você pode escolher quando e onde assistir as aulas, com todo o apoio de que precisa para se tornar um educador corporativo de qualidade! 

Edital Monitoria- Estética & Cosmética

Edital Monitoria – Estética & Cosmética Faculdade Laboro informa aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o Programa de Monitoria que tem por