Pedagogia e a atuação no campo das Tecnologias Educacionais

Pedagogia e Tecnologias Educacionais

Existem alguns mitos sobre a carreira de pedagogo, como por exemplo que Pedagogia é “para quem gosta de criança” ou “para quem quer dar aula”. Nesse texto, esclarecemos sobre a formação do pedagogo e sua atuação no campo das tecnologias educacionais, abordando como a carreira é rica em oportunidades e possibilidades. Pedagogia e Tecnologias Educacionais como campo de atuação é onde o profissional pedagogo atua na consultoria e criação de ferramentas tecnológicas que tem como objetivo desenvolvimento de métodos de aprendizagem e para além do ambiente escolar, como vamos ver a seguir.

As transformações sociais demandam resolução de problemas cada vez mais complexos, seja no âmbito individual ou nas diferentes modalidades e espaços da educação. O pedagogo é o profissional que desenvolve a competência de estudar, avaliar e buscar soluções de acordo com a realidade.
Isso significa que o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, e uma prática educativa não é necessariamente uma atividade docente. Libâneo (2010).
As atividades desenvolvidas em espaços formais ou não formais de aprendizagem exigem direção. Em nossa realidade, o contexto de uma híbrida relação entre seres humanos e as interfaces digitais está cada vez mais presente. Desse modo, as formas de conduzir os processos de ensino e de aprendizagem exigem alteração.
No contexto das transformações digitais, o pedagógico expressa-se na intenção e na direção de uma ação, pois reconhecemos que as tecnologias só podem trazer contribuições significativas para a aprendizagem, se forem utilizadas de forma adequada, embasadas por um objetivo específico.

Quais áreas e em que atividades a Pedagogia e as Tecnologias Educacionais podem ser desenvolvidas?

Sabe a produção de materiais didáticos realizada para a escola da educação básica, universidades ou mesmo treinamentos corporativos? Ou mesmo aquele aplicativo ou plataforma que auxilia na resolução de problemas educacionais?
Pois é, o pedagogo pode participar da concepção, elaboração e revisão de livros e materiais didáticos, além disso pode acompanhar e desenvolver objetos de aprendizagem, tais como vídeos, podcasts, jogos, plataformas e programas educativos que auxiliam na revisão de conteúdos da sala de aula, na construção de atividades colaborativas, envolvendo desenvolvimento de competências em diferentes áreas do conhecimento. Ele é o profissional da área de educação que estuda as novas metodologias de ensino para as modalidades presencial, ead ou  abordagem híbrida, seja em contextos acadêmicos ou corporativos.
Pode atuar ainda no desenvolvimento de programas de formação para profissionais da educação e comunidade escolar envolvendo as temáticas tecnologias, metodologias, aprendizagem e avaliação.
A pedagogia é uma ciência da prática, que tem como objeto de estudo a educação e os processos de ensino e aprendizagem. Em se tratando da área de tecnologias, o pedagógico se traduz na relação sujeito, objeto e a mediação de seus espaços.

Acesse nossas redes, consulte nossos cursos, faça parte da Faculdade Laboro.

Autora:

Prof. Ma. Shirley Ribeiro Carvalho

Professora da Faculdade Laboro

Pedagoga. Mestre em Ensino. Especialista em Design Instrucional. Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Educação Especial. Mais de 10 anos de experiência como Educadora e Gestora, envolvendo áreas de ensino, Educação a Distância, Tecnologias Educacionais e Formação de Professores. Professora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Laboro.

shirley@laboro.edu.br

Gostou do tema?
Que tal ter formação na área em uma Faculdade que te leva ao Sucesso? Conheça o curso de  Pedagogia da Faculdade Laboro
Já é Graduado?
Conheça a Pós Graduação e MBA em Educação e Assistência Social e os nossos cursos de Pós-Graduação 100% Online

1 Comment
One Trackback:

[…] Pedagogia e a Atuação no Campo das Tecnologias Educacionais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como se aprende a Ensinar

Como se Aprende a Ensinar?

  Para se refletir sobre “Como se aprende a ensinar” é necessário perguntar se “ensinar é o mesmo que ser professor?”. Como se sabe a