O Pedagogo na Educação Corporativa e Atuação nas Empresas

Pedagogia

Discutir sobre a atuação do pedagogo… Que desafio!

O contexto em que estamos inseridos é sem dúvida um campo fértil para educação de maneira geral, e mais ainda para o pedagogo. E isso não se dá pela mudança no cenário educacional, se dá sobretudo, porque o fazer pedagógico é um fazer inovador.

Ao falar em INOVAÇÃO, entramos num argumento muito interessante.

O mundo do trabalho tem cada vez mais exigido dos profissionais de modo geral criatividade e proatividade, competências trabalhadas e desenvolvidas nos cursos de Pedagogia. É comum as pessoas associarem a atuação profissional do pedagogo apenas no âmbito da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, e isso se deve muito a organização curricular dos cursos de pedagogia voltado a licenciatura, contudo o mundo do trabalho evoluiu, mudou e passou a ter novas exigências, essas agora voltadas a atuação em diversos níveis e contextos, e palavras como “educação não-formal”, “andragogia”, “educação ao longo da vida” e “desenvolvimento e capacitação”, passaram agora a fazer parte do itinerário formativo dos cursos de pedagogia.  Afinal como Brandão (2013) nos leva a refletir, vivemos “educação ou educações?”

Dito isto, encontro argumento necessário para dizer que o local do PEDAGOGO, é onde ele quer estar!

E a Pedagogia empresarial se tornou uma área em constante crescimento uma vez que é possível ao pedagogo empreender em diversos cenários, desde a oferta de acompanhamento pedagógico especializado até a promoção de educação pelo sistema tutorial e de monitoria. Temos, sempre exemplos próximos a nós de pequenas empresas ou prestação de serviço individual que vem dando muito certo nesse sentido.

E aqui gostaria de dar destaque em especial a atuação do pedagogo em espaços empresariais formais e sistematizados, que deixou de ser apenas uma tendência para ser uma realidade concreta, isto porque a Educação Corporativa deu sentido a um processo de formação significativo, que valoriza o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas dentro e fora dos espaços organizacionais.

Estudos internacionais recentes, como os apontados pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) demonstram que há uma estreita relação entre investimento em educação corporativa e desempenho de uma economia de um país (Madruga, 2018). E por quê? Porque, “capacitar colaboradores promove inovação, aumento de produtividade, incremento de eficiência e eficácia, prepara sucessores, amplias as vantagens competitivas, torna a organização mais sustentável e reduz custos.” ( Madruga, 2018)

Você deve estar se perguntando, quem na maioria das vezes, coordena essas ações?

Exatamente, o Pedagogo!

Precisa ter formação específica ou especialização em Pedagogia Empresarial?

Na maioria das vezes, não!

Em instituições como a Faculdade Laboro, que elaboraram seus currículos voltados às necessidades reais do mundo do trabalho e do desenvolvimento social, essas são competências que vão sendo desenvolvidas ao longo do curso de maneira teórica, mas, principalmente prática que contribuem para formação do Pedagogo de maneira integral e integradora. Através de espaços de discussão e reflexão, através de projetos integradores e, principalmente pela experiência profissional de seus professores de graduação que possuem expertise em várias áreas.

Então, se essa temática te gerou curiosidade, podemos te apresentar um mundo de informações dentro da Educação Corporativa e da Pedagogia empresarial. Quer conhecer sobre Design Instrucional, Design Thinking ou Gamification?

Acesse nossas redes, consulte nossos Cursos, se inscreva em nosso Canal do YouTube e faça parte da Faculdade Laboro.

Autora:

Profa. Doutoranda Isis Monteles

Professora do Curso de Pedagogia e da Pós- Graduação da Faculdade Laboro

Pedagoga. Mestre em Tecnologias Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da. Especialista em Avaliação Educacional; Educação a Distância – Tecnologias Educacionais. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais para Educação. Supervisora Educacional da Secretaria de Educação do Maranhão. Professora das séries iniciais na Rede Municipal de São Luís. Docente do Ensino Superior.

Gostou do tema? Que tal se tornar um Pedagogo de Excelência?
Conheça o nosso curso de Graduação em Pedagogia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *