Palavras-Cruzadas – O passatempo produtivo

Em um mercado de trabalho cada vez mais disputado, conhecimento será sempre um quesito a ser avaliado pelas empresas no momento da contratação ou de uma promoção. Leitura e estudo são essenciais porém o tempo é escasso. Entre um compromisso e outro, na correria do dia a dia, perguntas e exercícios de fixação voltados especificamente pro seu objetivo, estarão disponíveis em um aplicativo de palavras-cruzadas temáticas, acessível por qualquer celular.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autores: Leonnardo Cagnani e Jessica de Oliveira Silva alunos da Pós-Graduação em Auditoria e Controladoria

Orientadora: Profa. Ma. Bruna Almeida

Estudar e aprender são processos muito recompensadores, mas envolvem muita ambição, dedicação, troca de hábitos e concentração, o que faz com que muitas pessoas desistam ou tenham muita dificuldade em se adequar a essa rotina. Um dos fatores essenciais em todas as etapas do processo de aprendizagem é o tempo.

A leitura de um livro ou apostila voltados especificamente a um assunto são muitas das vezes, longas, de difícil compreensão e com capítulos extensos que dificultam a interpretação e absorção da informação, principalmente quando interrupções ocorrem no decorrer do processo.

Segundo um estudo publicado em janeiro de 2013 na revista científica Psychological Science in the Public Interest, com o nome de “Improving Students’ Learning With Effective Learning Techniques”, resolver questões foi um dos métodos mais eficientes para absorção de conteúdo durante o processo de aprendizagem, ficando à frente de métodos muito utilizados porém com menor eficácia como resumos, mapas mentais e mnemônicos.

Com o intuito de unir a falta de tempo com um dos melhores métodos de estudo, o aplicativo das palavras-cruzadas temáticas, traz uma série de questões das mais variadas áreas, separadas por tema, na qual apenas perguntas referentes à matéria selecionada pelo usuário, são disponibilizadas para resolução.

O objetivo é que nas horas vagas, o estudante tenha a seu alcance, questões para reforçar a fixação do conteúdo na qual está querendo obter conhecimento, de uma maneira simples e podendo até mesmo ser divertida.

O aplicativo tem como público-alvo, qualquer pessoa que esteja necessitando de aprender sobre um determinado conteúdo e acredita que resolvendo questões abordando o assunto, ajudaria  a fixar a matéria para a realização de uma prova ou tarefa.

Estudantes de concursos, vestibulares, graduações e ramos profissionais específicos como a controladoria e auditoria, se beneficiariam do aplicativo, por terem o dever continuo de se atualizarem com as normas e leis que vivem em constante alteração. O aplicativo disponibilizará questões específicas sobre um determinado assunto ou grupo deles, utilizando como base de dados, fontes oficiais e sempre atualizadas.

Se você se interessou por esta área se especialize, saiba mais sobre a nossa Pós-Graduação em Auditoria, Controladoria e Gestão Financeira clicando aqui

Referência Bibliográficas:

RIBEIRO, Marco Aurelio de Patricio. Técnicas de aprender: Conteúdos e habilidades. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.

DUHIGG, Charles. O Poder do Hábito. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2012.