Os Benefícios da Utilização do Contracheque On-line nas Organizações do Trabalho

As organizações buscam incessantemente pelo incremento nos processos e rotinas. Para tanto, essa metamorfose pode advir do surgimento de plataformas de inovação focadas na gestão. A espécime, cita-se o contracheque online, ferramenta imprescindível e vantajosa para reduzir gastos e erros, potencializar a utilização da mão de obra, otimizando os recursos disponíveis para impulsionar e tornar os resultados mais rentáveis.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autora: Brenda Laís Matos dos Santos aluna da Pós em Gestão de Pessoas e Liderança

Orientadora: Profa. Ma. Bruna Almeida

O uso de tecnologias, especificamente relacionadas no aprimoramento gerencial através da informatização do ambiente corporativo, é uma tendência promovida pela ascensão da revolução digital, e vem promovendo facilidade e automatização dos processos dentro das organizações. Um desafio corrente nas rotinas empresarias é a digitalização de documento (contracheque impresso), para alimentar os sistemas com informações da folha de pagamento de cada colaborador.

A digitalização da folha de pagamento agiliza as rotinas de RH, trazendo uma economia não só de papel, mas também de tempo da equipe. Uma atividade manual que chega a levar algumas horas todos os meses pode ser reduzida a apenas alguns minutos quando feita na versão on-line. (XERPA, 2018)

Para obter os resultados oriundos da utilização dessa ferramenta, as organizações que não utilizam o contracheque on-line e por ventura desejam implantar, é necessário fazer um levantamento de ganhos com a implantação de um sistema gerencial. Todavia, se a empresa já possuir um website ou um site institucional, podem verificar a possibilidade do investimento na plataforma já em uso. Acione o setor responsável e peça um esboço de como utilizar o acesso pela intranet, que permitirá a entrada dos funcionários através da matricula ou CPF. Ou, a empresa pode optar pela contratação de um software, onde o disparo ocorra automático e chegue a caixa de e-mail de cada um. Ambas com o uso da tecnologia aplicada, sendo assim, vale ressaltar que:

Enquanto a conectividade global continua seu avanço sem precedentes, várias antigas instituições e hierarquias precisarão se adaptar ou correrão o risco de se tornarem obsoletas, irrelevantes para a sociedade moderna. O esforço pela atualização que vemos hoje em várias empresas, grandes e pequenas, é um exemplo da mudança dramática pela qual a sociedade terá que passar num futuro próximo. As tecnologias de comunicação continuarão a transformar nossas instituições por dentro e por fora. (SCHMIDT, 2013, p.14)

Dessa maneira, as organizações precisam buscar a cada dia melhorar seus processos, com isso, a utilização de ferramentas que permitem seu melhor desempenho, redução de gastos e otimização de tempo e mão de obra é prioridade.

Se você se interessou por esta área se especialize, saiba mais sobre nossa Pós em Gestão e Liderança, clicando aqui

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

XERPA. Contracheque online: quais as principais vantagens desse recurso? Disponível em: <https:// www.xerpa.com.br/blog/contracheque-online/>. Acesso em 01 jan. 2020.

SCHMIDT, Eric. A nova era digital: como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios / Eric Schmidt, Jared Cohen; tradução Ana Beatriz Rodrigues, Rogério Durst. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.