Orientação profissional: entenda o que é e qual a sua importância

Fundo foto criado por benzoix – br.freepik.com

Quando se está decidindo que caminho tomar em relação à própria carreira, é essencial ter alguém para orientar e ajudar nesse processo que pode ser tão difícil para muitas pessoas.

Por isso, existe a orientação profissional, feita por profissionais dispostos a te ajudar. Alinhando os seus objetivos e sonhos à sua rotina e situação, é muito mais fácil pensar com clareza.

Então, se você está passando por este momento e deseja entender como funciona a orientação profissional, venha conosco e acompanhe os próximos tópicos deste artigo!

O que é orientação profissional?

O processo, também conhecido como orientação de carreira, acontece com a companhia de um profissional – geralmente um psicólogo – que deve entender cada indivíduo em seu íntimo.

Este profissional deve analisar cada pessoa levando sempre todas as suas características, desejos, expectativas e ideias em consideração.

Assim, com base em sua personalidade, vocação e vários outros fatores que influenciam para a tomada de uma decisão da qual você não vai se arrepender, é possível avaliar possibilidades de profissão de uma forma mais realista.

Dessa forma, fica muito mais fácil fazer uma escolha racional, bem pensada e planejada quanto ao seu futuro!

Qual é a importância da orientação profissional na atualidade?

A orientação profissional é muito importante, principalmente quando se trata dos jovens. Afinal, é comum que alguém que esteja prestes a entrar na faculdade ainda não se sinta seguro sobre a própria escolha.

Essa insegurança, somada à pressão que pode estar sendo colocada – principalmente pela família, em muitos casos – é suficiente para que um jovem acaba estagnado ou tome uma decisão precipitada.

E é exatamente por isso que a orientação de carreira é algo tão importante. Afinal, pessoas que tomam decisões inteligentes se tornam boas profissionais e se sentem muito mais realizadas.

Tudo deve ser muito bem conversado e refletido. Você deve, acima de tudo, ser sincero consigo mesmo. Isso evita que você escolha algo do que se arrependerá mais cedo ou mais tarde.

Orientação profissional e a psicologia

É essencial que a orientação profissional seja baseada, entre outras coisas, principalmente na psicologia.

Afinal, o profissional deve entender seu perfil, sua personalidade e até mesmo suas tendências comportamentais inconscientes para que o acompanhamento traga bons resultados.

Mas, além dos conhecimentos do profissional, é essencial que quem esteja sendo orientado também receba ajuda para lidar com o autoconhecimento e as questões internas neste momento.

Dessa forma, muitas dúvidas internas podem ser respondidas. Além disso, entender melhor seus próprios interesses, dificuldades e aptidões pode esclarecer muitas coisas durante o processo de escolha da sua carreira.

Como é feita a orientação profissional?

Isso depende muito de cada situação. Ao contrário do que alguns pensam, a orientação profissional não é voltada apenas para pessoas que ainda não sabem que caminho seguir.

Um jovem, geralmente, realmente precisa de orientação para tomar decisões importantes, escolher uma carreira e entender melhor o mercado de trabalho para se inserir nele.

Mas um adulto que já tenha uma profissão, por exemplo, pode procurar orientação para iniciar uma transição de carreira ou tirar dúvidas sobre como funcionam outras áreas do mercado de trabalho.

Entretanto, a maioria dos casos conta com análises detalhadas, muita conversa e testes vocacionais – que fazem com que a orientação profissional seja muito confundida com a vocacional.

Confira, entretanto, qual é a diferença entre as duas:

Orientação vocacional e profissional: entenda a diferença

Apesar de serem duas atividades distintas e terem objetivos diferentes, os dois métodos são igualmente válidos e podem trabalhar muito bem juntos para ajudar no processo que visa uma tomada de decisão consciente e bem pensada.

A orientação vocacional é mais voltada ao objetivo de ajudar a pessoa a entender melhor o próprio perfil, as próprias preferências, tendências e paixões profissionais.

Através dessa orientação, você mesmo pode começar a decifrar seus comportamentos e analisar a si mesmo em diferentes aspectos.

A orientação profissional, por sua vez, foca mais em reais atividades no mercado de trabalho e menos em análises psicológicas.

Portanto, esta se trata de uma orientação que leva mais em conta as informações técnicas e lógicas no cenário atual.

E aí, conseguiu entender melhor o que é a orientação profissional, como ela funciona e qual a sua importância?

Tomar decisões conscientes é necessário para que possamos colher bons frutos no futuro. Por isso, não se sinta constrangido em procurar orientação. Os profissionais estão prontos para te ajudar!
E, caso esteja tentando clarear as ideias e definir qual será a sua carreira, confira essas dicas sobre como escolher a graduação certa e venha para a Laboro dar o primeiro passo em direção ao seu futuro!