Criar uma nova empresa não é uma tarefa muito simples. E criar uma marca que se torne de grande valor no mercado pode ser muito mais desafiador e exigir esforços e habilidades variadas do empreendedor.

Afinal, qual o valor de uma marca? A professora da Faculdade Laboro, Odla Albuquerque, afirma que marca não pode ser confundida com  produto. “Quando pensamos na marca, nos referimos aquilo que está além do tangível. É mais do que um produto que levamos para casa: experimentamos sensações, usufruímos do status proporcionado,sentimos prazer. São muitas as experiências que uma marca pode proporcionar”, explica Odla.

Segundo a professora, o Marketing pensa ‘valor’ como valor-cliente e não apenas como valor monetário. Isso significa que quanto mais valor agregado um produto oferecer para o consumidor, mais o fator preço pode ser melhor trabalhado, relacionando-o não só ao preço de custo, mas ao preço por valor percebido.

“Por exemplo, você vai pagar por uma camisa não mais que  R$ 100. No entanto, você aceita pagar até R$ 250 porque ela tem um valor superior para você. Não é o valor financeiro apenas, mas o valor-cliente percebido, o valor agregado, que no caso pode ser o conforto ou o status que essa camisa da marca ‘tal’ pode oferecer. Ou talvez porque você simpatiza com a marca por ela trabalhar questões sociais”, diz a professora.

Decisão de compra

De acordo com Odla Albuquerque, existem vários fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor, tais como: fatores psicológicos, pessoais, sociais e culturais; cada um apresentando suas próprias características.

“Não há como dizer que é apenas um fator que influencia o comportamento de compra. É um conjunto de fatores que podem atuar dependendo do tipo de compra realizada e do que vai se consumir. Se você vai consumir um prato típico, provavelmente, o fator ‘cultura’ pode ser muito mais influente na decisão de compra do que outro tipo de fator. No entanto, ao se comprar uma peça de roupa, o fator ‘pessoal’ – personalidade e autoestima – poderá vir a ser mais influente do que o fator ‘cultura’, por exemplo, comenta Odla. 

MBA em Marketing

No dia 25 de setembro, a Laboro São Luís inicia nova turma do MBA em Marketing. As aulas são um final de semana por mês e 100% presenciais. Outras informações através do telefone (98) 32169900.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *