O que faz um analista de marketing: salário, área de trabalho e mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
O que faz um analista de marketing

A fim de compreender o que faz um analista de marketing, é necessário relembrar o que é considerado o setor de marketing em uma empresa. Podemos definir o marketing como uma esfera de inteligência para que uma empresa crie e desenvolva produtos ou serviços que irão atrair um público-alvo definido

Os profissionais que atuam nessa área são de extrema importância para o desenvolvimento de estratégias com o objetivo de criar um valor em cima do produto ou marca para seus consumidores. Dentre os cargos ocupados, o analista de marketing é uma das posições de destaque pois através das suas competências e responsabilidades a equipe é refinada para atingir o objetivo final.

Sendo assim, vamos detalhar o que o analista de marketing faz, quais suas ocupações, habilidades necessárias e qual sua magnitude dentro de uma empresa.

O que faz um analista de marketing?

O analista de marketing é o profissional responsável pela criação e análise de estratégias, produtos e resultados dentro da empresa. Sua tarefa principal é avaliar o contexto do negócio onde está inserido, desenvolver planos capazes de garantir a participação de mercado desejada para a empresa, além disso deve sempre estar atento aos resultados obtidos e saber mensurá-los a fim de entender se as estratégias utilizadas estão trazendo benefícios.

O profissional em questão é encarregado de controlar e desenvolver suas atividades principais em meio digital, sendo assim o que um analista de marketing digital faz é programar todas as estratégias de marketing digital com a finalidade aprimorar os números da empresa. Define metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo sempre atento para o cumprimento delas com eficácia.

Em sumo, o analista de marketing é qualificado para realizar funções que abrangem conhecimento técnico de diversas ramificações da área, por ser um mercado que interliga diversas demandas é requerido ao profissional um conhecimento multidisciplinar a fim de aprimorar o desempenho da marca.

Quais são as principais atividades de um analista de marketing?

Sabemos a importância desse profissional no ambiente de trabalho e já descobrimos o que faz um analista de marketing, desse modo, detalharemos as suas principais atividades. Confira!

Em seu ambiente de trabalho, sua principal atividade está relacionada ao bom funcionamento das estratégias utilizadas para promover os produtos e serviços da empresa, para isso requer habilidades comunicativas, criativas, agilidade na compreensão de novas tendências e organização. E ainda deve atuar no desenvolvimento e promoção de campanhas, gerencia redes sociais, analisa o retorno sobre os investimentos, acompanha as métricas estipuladas com aptidão em analisar os dados e fazer mudanças necessárias com base nos resultados obtidos.

Para se destacar em sua carreira o profissional tem de sempre estar atento a novas inclinações que o mercado apresenta, necessita estar em constante estudo para novas técnicas de marketing e conhecer sua atuação no mercado. O marketing, principalmente o digital, é uma extensão que muda muito rápido, a todo momento estão surgindo novas práticas de divulgação e novos produtos, portanto, é papel do analista de marketing pesquisar e implementar estratégias que darão visibilidade para o negócio. 

Quanto é a média salarial de um analista de marketing?

Visto que o analista de marketing é um dos cargos chaves para o bom aproveitamento do marketing em uma empresa, sendo ele digital ou não, compreendemos que suas atividades dentro do setor são imprescindíveis.

Seu trabalho bem desenvolvido garante um resultado satisfatório sendo assim bem reconhecido no mercado, a média salarial para esse profissional está em torno de R$2.595,00. Ao alcançar uma promoção para sênior por exemplo, tem sua média salarial em torno R$5.485,00, para isso é fundamental desempenhar suas atividades com maestria, colocando em prática as habilidades exigidas.

Quais competências o analista de marketing deve ter?

Por ser um setor amplo, o marketing possibilita a disposição de diversos cargos dentro da empresa e a função de analista de marketing pode ser segregada em júnior, sênior e pleno. Cada uma exige certa competência para sua atuação, sendo essas, graduação, nível de conhecimento em ferramentas e experiência trabalhista.

O curso superior pode ser feito voltado para área de marketing, jornalismo, publicidade e propaganda e comunicação social, sendo o diploma uma exigência para a atuação no mercado. O conhecimento das ferramentas utilizadas na área de marketing para análise de dados e marketing digital é um dos pré-requisitos para o profissional e a experiência prévia na área de marketing, sendo como estágio ou analista júnior é desejável para cargos sênior ou pleno. Um curso de pós-graduação pode incrementar o currículo e o destacar em situações de concorrência.

Desse modo, o analista de marketing deve adquirir suas habilitações através de cursos e experiências com o intuito de sempre estar instruído e assim adquirir um perfil criativo, proativo, ágil e inovador.

Se você deseja aprofundar os seus conhecimentos e entrar na área do marketing, a faculdade Laboro tem a opção certa para você! Clique aqui e confira o nosso MBA em Marketing e Estratégia Digital.