O que é trainee: tudo que você precisa saber

homens trabalhando
Pessoas foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Algo que vem ganhando força ultimamente, mas que ainda deixa algumas pessoas com dúvidas: ser trainee é uma ótima opção para se inserir aos poucos – mas de forma certeira – no mercado de trabalho, fazendo estágios na área desejada.

Então, se você ainda não sabe o que é trainee, leia o post e descubra agora como entrar no programa!

O que é trainee?

Uma das dúvidas mais frequentes em relação ao programa é: o que faz um trainee?

Explicando de forma simplificada o que é trainee no mercado de trabalho, é um programa que possibilita que os participantes façam estágios em empresas que visam mais do que um treinamento superficial: esses estagiários são preparados para tomarem cargos altos e até de liderança no futuro!

Ser trainee é um desejo de muitos recém-formados e pessoas que ainda estão fazendo faculdade, pois é um caminho que, além de ter vagas um pouco mais acessíveis, também traz um ótimo resultado a longo prazo através do plano de carreira que o projeto disponibiliza, que aposta muito nos participantes.

Posso ser um trainee?

Apesar de ser muito comum entre universitários e pessoas que se formaram há pouco tempo, já faz um tempo que as vagas têm sido mais acessíveis: agora, quem já se formou há alguns anos também pode participar!

Mesmo assim, as empresas que disponibilizam o projeto costumam ter alguns requisitos para que você possa entrar e conseguir sua vaga. São eles:

• Universidades federais, estaduais ou particulares – com bacharelado de 4 a 5 anos;
  • Cursos de graduação podem ser exigidos por algumas empresas;
  • 2 a 3 anos de formado (o mais comum), cursando o último ano da faculdade ou 3 a 5 anos de formado (conhecido como trainee sênior);
  • Idade, geralmente, entre 21 e 30 anos;
  • Inglês Intermediário e/ou espanhol podem ajudar muito;
  • Dedicação e vontade de crescer profissionalmente.

É importante lembrar que alguns desses critérios podem variar de acordo com a empresa. Afinal, o programa visa preparar os funcionários para cargos altos, então, as empresas tendem a “filtrar” bem até encontrar quem melhor se encaixa no perfil desejado.

Qual é o salário de um trainee?

Quando se trata de salário, é evidente que o valor pode variar muito de empresa para empresa. Mesmo assim, é possível reparar que a média salarial de um funcionário trainee é de, aproximadamente, entre R$4.000,00 e R$6.000,00.

Vale lembrar que, além da variedade de salário de acordo com as empresas, áreas e segmentos, o valor também pode aumentar ao decorrer do tempo, enquanto o trainee percorre o caminho determinado em seu plano de carreira.

Prós e contras de trabalhar como trainee

As vantagens do projeto trainee são muitas, principalmente para aqueles que desejam iniciar cedo uma carreira na área desejada já com futuro promissor.

Além da possibilidade de entrar em uma empresa que valoriza os estagiários, ser trainee também proporciona muitas outras vantagens, como um crescimento profissional muito acelerado e o contato com cargos altos e de liderança muito cedo na carreira.

Outra vantagem do projeto é que o salário costuma ser acima da média para jovens recém-formados e universitários, considerando que a carga horária seguida é de 8 horas diárias.

A variedade entre programas também é um ponto muito interessante a se observar. São muitas possibilidades dentro da estrutura do projeto, o que faz com que tanto os participantes quanto as empresas possam encontrar boas opções.

Um estagiário que entra pelo programa trainee tem um contato muito direto com as culturas e valores da empresa, além de ter um ótimo caminho traçado em conjunto com ela, que atende às necessidades e planos de ambos.

O fator que pode ser considerado como um ponto negativo do programa é o quão disputadas são as vagas. Mesmo assim, vale a pena tentar: após o término do contrato (6 meses a 2 anos), o participante tem no currículo um projeto concluído de trainee, o que é uma grande ajuda.

Como conseguir uma vaga de trainee?

Os processos seletivos, onde as empresas escolhem os novos funcionários participantes do programa, consistem em:

• Fazer sua inscrição (geralmente através dos sites);
  • Realizar testes (também online) de idiomas, raciocínio e outros;
  • Participar de entrevistas e se apresentar (esse processo também costuma ser online, mas algumas empresas podem preferir que seja presencial);
  • Participar de algumas dinâmicas que a empresa realiza com grupos.

Para conseguir destaque durante o processo seletivo, pesquise e estude muito bem a empresa. Se mostre capacitado e interessado em crescer em conjunto com os objetivos que eles têm no projeto! As empresas procuram pessoas com determinação e disposição.

As seleções são rigorosas e muito disputadas, então, dê o melhor de si desde o começo e mostre seu valor à empresa.

Existe diferença entre um trainee e um estagiário?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é trainee e o que é estágio, afinal, isso pode ser um pouco confuso.

Na verdade, a diferença entre esses dois termos é simples: o projeto trainee é específico para um recém-formado ou universitário que está concluindo a graduação, pois eles provavelmente já fizeram estágios, que são comuns durante a faculdade e não agregam tanto ao seu futuro quanto a realização de um projeto de trainee.

Gostou de saber o que é trainee?

Então, se você está perto de concluir sua graduação, aproveite essa oportunidade de crescer profissionalmente de maneira rápida e recebendo bem!

Comece a procurar esse tipo de vaga de acordo com a área que deseja atuar, reflita sobre seus principais objetivos e aposte no seu futuro com sabedoria, escolhendo uma empresa que te valorize como pessoa e como funcionário nesse início da sua carreira.