O que é tecnólogo: conheça o curso, método de ensino e mais

pessoas na aula
Educação foto criado por standret – br.freepik.com

Se você tem afinidade com a tecnologia e gostaria de encontrar uma graduação ligada a isso, esse post é para você!

Os tecnólogos estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, trazendo muitas inovações e colocando em destaque a graduação tecnológica, o que é ótimo para que cada vez mais pessoas conheçam esse curso incrível.

Então, se você quer saber como isso funciona e o que significa tecnólogo, continue a leitura!

O que faz um tecnólogo?

Um tecnólogo é um profissional formado em um ramo bastante específico no mercado de trabalho, que atua na área da tecnologia de uma empresa.

Mesmo sendo formado em um curso que possibilita menos caminhos do que um bacharelado, por exemplo, ainda há muitas opções de trabalho para um tecnólogo, como por exemplo:

• Desenvolvimento de pesquisas e projetos;
  • Perícia técnica;
  • Operação e manutenção de equipamentos;
  • Gestão de pessoas, processos e equipes.

Mas essas são apenas três das inúmeras opções de vagas para pessoas formadas no curso tecnólogo – elas podem ocupar até cargos bem altos, como a direção de uma grande empresa, por exemplo. Esse curso abre muitas portas na vida profissional!

Confira abaixo algumas das possíveis áreas de atuação de um tecnólogo:

Tecnologia da Informação e Comunicação

• Desenvolvimento de Jogos;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Redes de Computadores ou de Telecomunicações;
  • Sistemas para Internet;
  • Segurança da Informação;
  • Telemática;
  • Gestão: de Tecnologia da Informação ou de Telecomunicações.

Tecnólogos na área da saúde e ambiente

• Estética e Cosmética;
  • Radiologia;
  • Gestão ambiental ou hospitalar;
  • Saneamento ambiental;
  • Sistemas Biomédicos.

Tecnólogos na área de Gestão e Negócios

• Logística;
  • Marketing;
  • Empreendedorismo;
  • Comércio exterior;
  • Comunicação Institucional ou Pública;
  • Negócios Imobiliários;
  • Processos Gerenciais;
  • Secretariado;
  • Gestão: Comercial, Financeira, de Qualidade, de Cooperativas ou de Recursos Humanos.

Tecnólogos em processos industriais

• Manutenção Industrial;
  • Automação Industrial;
  • Eletrotécnica Industrial;
  • Mecatrônica Industrial;
  • Eletrônica Industrial;
  • Gestão de produção Industrial;
  • Manutenção de Aeronaves;
  • Processos Metalúrgicos.

Tecnologia de Infraestrutura

• Controle de Obras;
  • Construção de Edifícios;
  • Geoprocessamento;
  • Gestão Portuária;
  • Estradas;
  • Agrimensura.

Além disso, tecnólogos também podem atuar em outras áreas do mercado de trabalho, como:

• Tecnologia Militar;
  • Tecnologia na área da Produção Alimentícia;
  • Tecnologia em Produção Cultural e Design;
  • Tecnologia da Segurança;
  • Tecnologia do Turismo, Hospitalidade e Lazer;
  • Tecnologia em Recursos Naturais;
  • Tecnologia em Produção Industrial.

O que é um curso tecnólogo?

Os cursos de Tecnologia tendem a ter duração de 2 a 3 anos. Por ser uma graduação relativamente rápida e que proporciona um diploma de nível superior capaz de trazer tantas oportunidades de carreira, muitos universitários o escolhem.

O curso tecnólogo é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), ou seja: se formando em Tecnologia, você oficialmente tem seu ensino superior completo (o diploma por EAD vale o mesmo que pelo curso presencial) e também pode se especializar em uma área através de cursos pós-graduação.

Incrivelmente, a taxa de empregabilidade de quem se torna um tecnólogo é de 90%! Não poderia ser diferente com um curso que te leva a praticamente qualquer área do mercado de trabalho.

Se interessou pela faculdade de Tecnologia?

Então, saiba que aqui na Laboro você pode fazê-la! Confira nossos cursos, encontre a graduação perfeita para você e se torne um tecnólogo de sucesso!