O que é TCC: guia completo sobre o Trabalho de Conclusão de Curso

pessoa estudando

TCC: o termo capaz de assombrar grande parte das pessoas que pensam em fazer uma graduação pode parecer muito mais difícil na teoria do que na prática. Por isso, se ele é temido por você e gera algumas dúvidas, não se preocupe! Até o final deste artigo, você aprenderá o que significa TCC de verdade.

TCC: o que é?

Para que o assunto seja entendido plenamente, vamos começar pelo conceito básico: o que significa TCC na faculdade.

O TCC, que significa Trabalho de Conclusão de Curso, é  uma avaliação que acontece quando a graduação está chegando ao fim. Ele tem o objetivo de fazer com que o aluno coloque no papel tudo o que aprendeu até o momento, desde o início dos estudos. Assim, é possível saber se tudo foi absorvido e entendido corretamente.

O TCC é uma parte muito importante de qualquer curso, pois o aluno que se esforça para fazê-lo da maneira correta coloca seu próprio conhecimento à prova e vê por outro ângulo como foi a própria evolução durante todo o processo de aprendizagem, o que pode ser muito gratificante e animador!

Principais dúvidas sobre o TCC

Quem já finalizou uma faculdade ou pós-graduação provavelmente conhece o famoso TCC. Porém, para os que ainda não chegaram nessa fase, o assunto deixa algumas dúvidas muito frequentes. São elas:

É obrigatório fazer TCC?

O MEC (Ministério da Educação) não trata o TCC como uma etapa obrigatória para que um aluno consiga seu diploma, então, nem todas as instituições requerem este trabalho. Porém, principalmente em faculdades, ele é muito comum.

Sendo assim, a obrigatoriedade do TCC varia muito: ele não é considerado necessário pelo MEC, mas, sua faculdade pode exigi-lo e vê-lo como um fator muito importante para a finalização do curso.

Existem diferentes tipos de TCC?

Sim! Inclusive, uma das dúvidas que semeiam a mente de quase qualquer formando é: a monografia é o mesmo que TCC?

Como citamos acima, o TCC não é uma obrigatoriedade pelo Ministério da Educação, o que permite que cada instituição escolha livremente quais critérios seguir. Por isso, nem todos os TCCs são iguais – e a tal da monografia é apenas um tipo de Trabalho de Conclusão de Curso.

No mais, é interessante saber que existem três tipos mais comuns de TCC. São eles:

• TCC de Projeto Prático

Como o nome diz, o Trabalho de Conclusão de Curso que exige um projeto prático consiste em uma demonstração real de tudo o que foi aprendido no curso.

Muitas faculdades utilizam esse método para cursos onde a prática se mostra tão importante quanto a teoria, como Fotografia e Jornalismo, por exemplo. Nesses casos, pode ser exigida ou não uma pesquisa escrita para complementar.

• Artigo Acadêmico

O Artigo Acadêmico é um tipo de TCC baseado em pesquisas mais aprofundadas e intenso estudo. Nesses casos, é muito bem analisado se o aluno realmente sabe do que está falando e tem propriedade naquilo.

Apesar de ser baseado em muita pesquisa, os TCCs em formato de Artigo Acadêmico não exigem textos excessivamente longos e elaborados.

• Monografia

Semelhante ao Artigo acadêmico, a monografia é um tipo de TCC baseado em muita pesquisa – muita mesmo.

Ao contrário do método citado acima, a Monografia exige uma escrita mais técnica, longa e bem estruturada. Os detalhes são essenciais para o bom resultado de um TCC nesse formato, o que pode ser um pouco cansativo. Recomendamos que uma monografia seja iniciada com bastante antecedência, para que o aluno consiga dar atenção a todos os detalhes.

Agora que você entendeu o que é TCC, como se sente?

É importante lembrar de que nada é tão difícil quanto parece. Apesar de parecer muito desafiador, o TCC é ótimo para fortalecer ainda mais o conhecimento do aluno e prepará-lo para colocar seu aprendizado em prática!