O que é pedagogia: conheça a área e oportunidades para pedagogos

Todos conhecem algum pedagogo, mas poucas pessoas realmente sabem o que é esse profissional e a pedagogia! 

Está analisando suas possibilidades para ingressar no ensino superior, mas ainda não sabe exatamente o que é essa área? Essa postagem vai te ensinar o que é pedagogia e o que é ser pedagogo para acabar de vez com as suas dúvidas. 

O que é pedagogia e o que é ser pedagogo?

Quando falamos em pedagogia, a primeira imagem que vem à mente da maioria das pessoas é a de um professor de ensino fundamental I. Embora esse conceito esteja certo, essa é apenas uma das opções para os profissionais formados na área.

Para entender o que é ser um pedagogo é preciso primeiramente aprender o que é pedagogia

O pedagogo é o profissional do aprendizado. O foco da profissão é desenvolver e aplicar metodologias que tornam a assimilação de conteúdos importantes mais fácil em qualquer área ou ambiente. Combinar atividades lúdicas, teóricas e de integração é apenas uma das tarefas que ele deve realizar. 

Assim, conforme a sociedade confirma cada vez mais a importância do aprendizado mesmo na fase adulta, foi preciso reconhecer que seu trabalho é necessário para além das escolas. O mercado de trabalho para esse profissional está cada vez mais amplo. 

Quais áreas posso trabalhar na pedagogia?

Mas se nós falamos que o trabalho dos pedagogos vai além das escolas, você deve estar se perguntando o que faz um pedagogo além da educação infantil. Veja algumas das áreas que precisam desses profissionais: 

Educação Especial

Começando a lista com o ambiente onde os pedagogos são mais conhecidos: as salas de aula. Na Educação Especial, esses profissionais lecionam para alunos com necessidades especiais ou com limitações (cegos, disléxicos, autistas, surdos, etc.) e precisarão utilizar diferentes metodologias para que esses alunos alcancem o aprendizado. Paciência e determinação são características fundamentais para quem deseja atuar nessa área.

Gestão Escolar

As salas de aula não são o único ambiente em que encontramos os pedagogos. Nas escolas, eles podem atuar na área de gestão, com tarefas de gerenciamento como estipular horários dos professores em sala de aula, planejar atividades culturais, coordenar conselhos de classe, desenvolver projetos pedagógicos, organizar o calendário letivo, etc.

Orientação Educacional

A área de Orientação Educacional também vai além das salas de aula e visa promover um ambiente saudável nas escolas, seja para os alunos ou para os professores.

Em relação aos estudantes, o Orientador Educacional colabora com professores para entender a realidade de cada aluno e suas possíveis dificuldades de aprendizado. Dessa forma, são promovidas conversas individuais que focam em ajudar o estudante a melhorar seu desempenho. 

Em relação aos professores, o pedagogo costuma orientar sobre como organizar aulas, lidar com a desatenção de alguns alunos e auxiliar na criação e aplicação de métodos que sejam compatíveis com as realidades de cada estudante. 

Pedagogia Empresarial

Os pedagogos também marcam presença em empresas, atuando junto à equipe de Recursos Humanos, na gestão de pessoas. Nesse ambiente, o profissional tem a missão de promover o treinamento e o desenvolvimento pessoal dos funcionários, tal qual adequar seus comportamentos aos valores da empresa. 

Os pedagogos empresariais também são responsáveis por atividades de integração, que promovam uma boa relação entre os funcionários, evitando futuros conflitos. Para atuar na área é preciso fazer uma pós-graduação em pedagogia empresarial e educação corporativa.

Pedagogia hospitalar

Nos hospitais, o pedagogo promove a educação de crianças e adolescentes enfermos, elaborando planejamentos educacionais que respeitem as limitações impostas pelas condições de cada paciente durante o tempo de internação. 

Além de tentar fazer com que o paciente não fique muito atrasado em relação ao conteúdo que deve ser aprendido, outro objetivo é tornar a experiência de internação menos traumática para as crianças e adolescentes. 

O especialista em pedagogia hospitalar também pode fazer visitas domiciliares aos pacientes que estão impedidos de ir à escola por causa de suas doenças. Nesse caso, o atendimento torna-se semelhante às aulas particulares que os pais normalmente pagam aos filhos, com a diferença de que as atividades devem ser adaptadas às condições do paciente, além da assistência emocional que é fundamental no processo de recuperação de qualquer criança.

Indústrias de Brinquedos

Nas indústrias voltadas ao público infantil, o pedagogo é necessário na equipe de desenvolvimento, visando a adequação do produto à faixa etária desejada.

Produção de Material Pedagógico

O pedagogo pode desenvolver ou auxiliar no desenvolvimento de material pedagógico para as crianças, seja na confecção de livros didáticos ou no desenvolvimento de instrumentos, brinquedos e jogos educativos. 

Com participação de professores de áreas específicas do conhecimento do ensino regular, o pedagogo também pode participar do desenvolvimento de material didático para alunos mais velhos, fazendo revisão e orientação para organização dos conteúdos. 

Quanto ganha um pedagogo?

Agora que você sabe o que é pedagogia e o que é ser pedagogo, você deve ter curiosidade para descobrir qual o salário desse profissional. 

Saber quanto ganha um pedagogo depende da área em que o profissional estará atuando, mas estima-se que, em média, para uma jornada de 34 horas semanais, o salário inicial de um recém-formado em Pedagogia é de R$2.738,21 mensais. A informação foi extraída do Novo CAGED e do eSocial. 

Quanto custa uma faculdade de pedagogia?

Se você tem vontade de cursar pedagogia, precisa estar preparado para os valores que pode encontrar.

Os preços da graduação em pedagogia variam de acordo com o local onde você planeja cursar, mas a maioria está abaixo de R$ 1.000,00 mensais. O valor torna-se mais baixo para quem opta por realizar EAD. 

Na faculdade Laboro você encontra curso de graduação em pedagogia, além de especializações. Se você se interessou pela área, não deixe de conferir!

Deseja conhecer mais áreas da pedagogia? Então, confira, também, nosso post sobre Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa!