O que é nutrição esportiva: conheça a área!

o que é nutrição esportiva
Médico foto criado por freepik – br.freepik.com

Sabemos que o curso de nutrição forma profissionais muito importantes atualmente. Afinal, cuidar da alimentação é um passo essencial para manter a saúde sempre em dia.

Mas, você sabe o que é nutricionista esportivo? Caso não conheça a área, saiba que você não perde por esperar. Acompanhe este post e entenda como a profissão funciona!

Nutrição esportiva: o que é?

A nutrição esportiva é, como o próprio nome sugere, a boa alimentação associada à prática de esportes e/ou atividades físicas.

Neste caso, se alimentar bem vai além de uma necessidade comum. Afinal, para se obter um resultado satisfatório quando se trata de esportes ou outros treinos, é preciso montar uma dieta que se encaixe à rotina e funcione corretamente.

Por isso, a nutrição esportiva não é tão fácil quanto parece. Montar essa dieta exige conhecimentos mais aprofundados para saber quais fatores funcionam melhor em conjunto.

Nutricionista esportivo: o que faz?

O nutricionista esportivo tem a função de orientar e acompanhar a alimentação e o estilo de vida de seu cliente, associando os dois para alcançar um rendimento melhor.

Tudo é definido pelo nutricionista esportivo de acordo com os objetivos do cliente. Dessa forma, é possível traçar um caminho alinhado às expectativas.

Antes, os nutricionistas esportivos costumavam acompanhar apenas os atletas profissionais. Entretanto, sua área de atuação aumentou: agora, também é possível atender frequentadores de academias, clubes e muito mais.

Como atuar na nutrição esportiva?

Além de um registro no Conselho Nacional da Nutrição (obrigatório para atuar na área), é preciso se especializar através de um curso de pós-graduação em Nutrição Esportiva e Funcional.

Esta especialização (saiba mais sobre o que é mestrado/doutorado) é necessária pois, no curso, são abordados temas muito importantes para se trabalhar na área – como, por exemplo:

  1. Bioquímica e Fisiologia do Exercício;
  2. Fisioterapia aplicada ao esporte;
  3. Nutrição Magistral;
  4. Métodos de Treinamento Esportivo;
  5. Suplementação;
  6. Antropometria;
  7. Conteúdos essenciais para a gestão de carreira em saúde.

Já que não fazem parte do curso de Nutrição comum, estas disciplinas presentes na pós-graduação são essenciais para que um nutricionista possa se introduzir na área.

Quanto ganha um profissional da Nutrição Esportiva?

A média salarial para os nutricionistas especializados na área, no Brasil, é de aproximadamente R$2.000,00 no início da carreira.

Entretanto, este valor pode variar de acordo com a sua experiência e quantidade de clientes, tendo em mente que este profissional costuma atender em vários locais, acumulando uma renda maior.

Para profissionais com vários anos de experiência na área, o valor médio de salário pode chegar à marca dos R$6.000,00!

E aí, entendeu o que é Nutrição Esportiva?

Se você se interessou pela área, venha conhecer os cursos de graduação e pós-graduação da Laboro!

É possível se especializar em Nutrição Esportiva conosco: através dos nossos cursos online, híbridos ou presenciais.

Se forme em uma instituição de ensino de qualidade e garanta seu futuro vivendo a profissão dos seus sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.