O que é Nutrição Clínica: conheça a área e saiba tudo sobre o mercado!

nutricionista trabalhando

A nutrição clínica é uma esfera da nutrição que trata diversas doenças e distúrbios do corpo através da alimentação. Uma vez que a alimentação adequada e equilibrada desempenha um papel importante na manutenção da saúde é possível esclarecer os benefícios que a nutrição clínica proporciona.

Os profissionais formados em nutrição que optam por seguir na área clínica podem atuar em diversos mercados como em consultórios, hospitais, creches e asilos. Com o foco em terapêutico, a nutrição clínica tende a prevenir e tratar patologias com base no equilíbrio bioquímico e nutricional de cada indivíduo. Sendo uma área em desenvolvimento no mercado faz-se necessário conhecer de maneira detalhada, assim se faz a seguir.

Nutrição Clínica: entenda a profissão e seu mercado de trabalho                                                                                                                                                           

Um organismo saudável é considerado aquele que possui condições de resistir a doenças e garantir o equilíbrio do corpo, para isso é indispensável manter uma alimentação balanceada, nutritiva e personalizada para cada tipo de situação. É nesse sentido que o profissional habilitado em nutrição clínica atua, garantindo uma dieta com quantidades adequadas de cada componente nutricional prevenindo e tratando enfermidades, o papel principal da nutrição clínica é promover o controle de patologias através de uma alimentação de qualidade.  

O ingresso no mercado para esse profissional requer uma formação em nutrição e pós em nutrição clínica, assim especializado pode atuar nos diversos campos existentes dentro da profissão. Ao finalizar o curso de nutrição clínica é permitido a atuação nos mais variados espaços, por exemplo em ambiente hospitalar sua principal função é gerenciar a proporção energética dos pacientes com suas necessidades e fornecer um acompanhamento alimentar.

 Quais são as áreas da nutrição clínica?

Após entender o que é nutrição clínica é possível visualizar as áreas de atuação desse profissional no mercado que o abrange. A área mais conhecida é a nutrição clínica hospitalar que permite o trabalho dentro dos hospitais monitorando a alimentação fornecida para os pacientes, garantindo equidade nutricional em todos os contextos patológicos. A atuação em clínicas se assemelha em função, porém com uma atenção personalizada para cada paciente.

Além destas, ainda é possível atuar em nutrição clínica e funcional analisando a carência ou excesso de substâncias que podem causar processos alérgicos e doenças, reformulando dietas para tais pacientes. A nutrição clínica estética visa adequar os alimentos que provocam sintomas visuais, como acne, celulite, flacidez, associando alimentos e produtos capazes de potencializar os resultados.

Quanto ganha um nutricionista clínico?

Visto as principais funções, qualificações e atuações de um nutricionista clínico entendemos as vantagens da profissão no ambiente de trabalho bem como a importância do seu desempenho na vida dos pacientes. Ainda abordando a carreira do nutricionista clínico, de acordo com Site Nacional de Empregos a média salarial está em torno de R $2.914,00 podendo chegar à R $3.400,00.

Vale ressaltar que a faixa salarial varia dentro de empresas e hospitais sendo de pequeno ou grande porte, da mesma maneira que entre estados e cidades.   

A faculdade Laboro oferece o curso de pós-graduação em Nutrição Clínica na modalidade online e híbrida por preços promocionais. Clique aqui e confira!