O que é mestrado: entenda como funciona

diploma e beca
Quadro foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

O mestrado é uma boa opção para quem terminou sua graduação e deseja aumentar ainda mais seus conhecimentos, se tornando uma autoridade em determinada área.

Portanto, se este é o seu caso e você pretende estender seus estudos para se tornar um especialista, acompanhe os próximos tópicos deste post e entenda tudo sobre o mestrado!

O que é mestrado?

Mestrado é um curso de pós-graduação focado, primordialmente, em formar pesquisadores. Entretanto, do mestrado também nascem professores universitários.

Vindo antes do doutorado, o mestrado é, no Brasil, o primeiro grau de especialização pós faculdade. O próximo passo, para quem já realizou os dois e decide se aprofundar ainda mais, é o pós-doutorado.

Para iniciar o seu mestrado, você pode passar pelo processo seletivo da sua instituição de ensino desejada – que, geralmente, acontece uma vez por ano – e conseguir uma bolsa!

Quantos anos dura o mestrado?

Um mestrado costuma durar, em média, 24 meses. Entretanto, a carga horária pode variar de acordo com o funcionamento de cada programa, assim como o número de créditos.

Geralmente, no primeiro ano do mestrado, são estudadas as disciplinas de embasamento teórico. Assim, o estudante tem todo o tempo necessário para desenvolver sua dissertação para o segundo ano.

Pós-graduação é o mesmo que mestrado?

Apesar do mestrado ser considerado um tipo de pós-graduação, não é correto afirmar que são a mesma coisa.

Afinal, o tipo de pós-graduação mais conhecido é a especialização – o que pode fazer com que o tema fique confuso quando se considera que pós-graduação é o mesmo que mestrado.

Uma pergunta frequente que também se encaixa neste tema é: MBA ou pós: qual o melhor?

Para entender melhor tudo isso, confira o próximo tópico!

Tipos de pós-graduação

Atualmente, existe um conceito que divide as possibilidades de pós-graduação em dois grupos. São eles:

  1. Stricto Sensu

Engloba os cursos de pós-graduação como o mestrado acadêmico e o mestrado profissional, além de doutorados e, também, pós-doutorados.

  1. Lato Sensu 

São os cursos pós-graduação para quem precisa se aprofundar em conhecimentos mais específicos, visando a especialização em determinado tema. Este grupo inclui o MBA, citado acima.

Qual a diferença entre o mestrado profissional e o acadêmico?

Vimos, no tópico anterior, que o mestrado profissional e o mestrado acadêmico pertencem ao mesmo grupo de cursos de pós-graduação. Mas qual é a diferença entre eles, afinal?

O mestrado acadêmico é voltado principalmente à pesquisa e ao trabalho em sala de aula. Por isso, são recomendados para pesquisadores e pessoas que desejam se tornar professores universitários.

Enquanto isso, o mestrado profissional foca na formação de profissionais especializados, que precisam adquirir experiência, conhecimento e competências relacionadas a uma determinada área.

Por fim, conseguiu entender o que é mestrado?

Se você já terminou – ou está terminando – a sua graduação e pensa em iniciar um mestrado, não perca tempo!
Confira os cursos de pós-graduação online, presenciais ou híbridos da Laboro e dê o primeiro passo em direção à especialização dos seus sonhos!