O que é Direito Digital? Conheça as áreas de atuação, salário e mais!

pessoas fazendo reunião
Negócio foto criado por pressfoto – br.freepik.com

Uma das áreas do Direito que podem interessar quem deseja iniciar uma carreira jurídica é o Direito Digital. Por isso, se você quer saber mais sobre como ser um advogado do Direito Digital, continue lendo!

O que é Direito Digital?

O Direito Digital está presente em tudo o que diz respeito à segurança das informações, normal e tudo o que se relaciona às leis e regulamentações do que envolve o meio digital. 

Sendo assim, quem atua nessa área lida diretamente com crimes digitais – como violação de privacidade, roubo de dados, divulgação de notícias falsas e muitos outros.

Apesar de tantos crimes digitais existentes, nem todas as pessoas que trabalham na área lidam diretamente com eles. Afinal, as empresas especializadas na área precisam de alguém que cuide da segurança da empresa e seus dados.

Além disso, nas empresas também há uma pessoa que fica encarregada de uma função bastante específica: o advogado de Compliance! Entenda melhor todas essas áreas de atuação no próximo tópico.

Áreas de atuação no Direito Digital

Já foi explicado o que um Advogado de Compliance faz. Mas, você conhece as outras áreas de atuação nesse meio? Confira abaixo todas as possibilidades que o Direito Digital oferece!

Contencioso

Entre os crimes digitais mais perigosos e prejudiciais está o roubo de dados. Por isso, existem advogados especializados nessa área!

Quem trabalha com a advocacia contenciosa representa pessoas que tiveram suas informações roubadas, compartilhadas ou invadidas.

Um exemplo desse caso aconteceu com a atriz Carolina Dieckmann: ela teve fotos íntimas compartilhadas por outra pessoa, o que se enquadra nesse crime.

Além disso, a advocacia contenciosa também lida com casos de desrespeito a direitos autorais e de imagem.

Consultivo

Um advogado consultivo, além de ficar encarregado pela segurança da empresa, é designado para instruir e orientar pessoas e empresas sobre a conduta correta a se ter no meio digital.

Alguém que deseja abrir uma loja online, por exemplo, precisa estar por dentro de todas as leis e direitos do consumidor, e é para essas pessoas que a advocacia consultiva é direcionada.

Sendo assim, um advogado que atua na área pode oferecer consultorias para essas pessoas e empresas, tirar dúvidas e manter parcerias de curto ou longo prazo com elas.

Contratos

Algo que acontece muito por aí é a quebra de regras de contrato – e não seria diferente na área digital. Por isso, existem advogados especializados na área de contratos feitos digitalmente.

Esses profissionais podem atuar cuidando da parte contratual das empresas digitais, além de também poderem intervir em situações de conduta incorreta quanto a esses contratos.

Criminal

Infelizmente, o desenvolvimento dos recursos digitais possibilita que pessoas com más intenções e bom conhecimento em informática pratiquem os mais variados crimes – começando pelos vírus e hackeamentos.

Os advogados criminais especializados na área digital lidam com crimes como esses. Um advogado que tenha amplo conhecimento na área do Direito Penal pode se dar bem atuando nisso, por saber melhor quais os atos que já são considerados crimes digitais. 

Compliance

Direito Digital e Compliance andam lado a lado: o termo diz respeito aos advogados encarregados de atualizar a empresa sobre todas as mudanças que acontecem na legislação.

Esse profissional carrega uma grande responsabilidade, pois a empresa precisa, estar sempre a par de todas as leis e sem nenhuma dúvida sobre elas.

O advogado de Compliance precisa estar sempre atento e não perder uma atualização sequer, tendo em mente que os avanços tecnológicos afetam diretamente as leis do Direito Digital com frequência.

É importante lembrar que, por ser uma área ainda nova, o Direito Digital está em constante expansão. Sendo assim, ainda podem surgir novas áreas de atuação ou especialidades!

Quanto ganha um advogado de Direito Digital?

Atualmente, o salário de um advogado que atua em uma área do Direito Digital é a partir de R$6.500,00. Isso, porém, depende da empresa, função e até das parcerias de cada advogado.

Conseguiu entender melhor o que é Direito Digital?

Então, se você ficou interessado pela área, dê o primeiro passo em direção à sua carreira e venha fazer sua graduação ou pós-graduação online, presencial ou híbrida em Direito aqui, na Laboro!