O que é ABNT? Descubra o que é e como funciona!

mulher escrevendo
Tecnologia foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com

Apesar de ser muito reconhecido como um conjunto de normas para trabalhos acadêmicos, este órgão engloba muito mais do que isso, pois define regras técnicas  e fatores importantes para várias áreas.

É por isso que, neste artigo, vamos explicar mais a fundo o que é ABNT.

Então, se você quer entender melhor o que é ABNT e qual a sua função, acompanhe os próximos tópicos deste post!

O que significa ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi fundada no ano de 1940. Sua função é definir normas e regras técnicas – que afetam o comércio, a indústria e até a prestação de serviços no Brasil -, além de administrá-las.

Sendo assim, as normas da ABNT são muito importantes para vários setores brasileiros, não apenas para pesquisas científicas da faculdade ou realização do TCC, como algumas pessoas pensam.

Além disso, a instituição é ligada à ISO (International Organization for Standardization), que administra e define essas normas em todo o mundo.

O que são normas da ABNT?

As normas da ABNT regem a indústria e fazem o controle de qualidade e eficácia dos produtos comercializados.

São essas normas que garantem a padronização de peças, além da realização de processos necessários em alguns serviços. Elas afetam até mesmo as relações comerciais e diplomáticas entre países!

Apesar de afetarem todo o mercado brasileiro, essas normas não são consideradas obrigatórias aqui. Porém, empresas que exportam produtos e/ou serviços precisam se manter sempre atentas sobre como isso funciona nos outros países.

Como funcionam as normas ABNT?

Um produto que precise ter a classificação de algum grupo de regras ABNT passa por uma série de testes. Isso funciona de forma parecida com o selo INMETRO, por exemplo, que garante a segurança de brinquedos e outros produtos infantis no Brasil.

Uma certificação ABNT ou ISO proporciona a um produto, serviço ou empresa diversas vantagens em sua área do mercado, além da preferência dos clientes que estejam atentos à confiabilidade das empresas e produtos.

Como fazer o sumário ABNT?

Mesmo afetando tantas outras áreas, a ABNT realmente engloba também os trabalhos acadêmicos.

Por isso, agora que já explicamos o que é ABNT, vamos te ensinar a fazer o sumário ABNT e qual o motivo dele ser necessário nos seus projetos. Confira:

O sumário ABNT é necessário?

Sim. Isso porque a norma NBR 6027 determina as características obrigatórias no sumário de qualquer documento – e, como projetos de faculdade são documentos mais sérios do que trabalhos de escola, por exemplo, essa norma se aplica a eles.

As regras sobre sumários podem variar de acordo com o formato do documento e alguns outros fatores. Porém, existem regras gerais que podem – e devem – ser seguidas na sua pesquisa científica, TCC ou outro projeto. Veja:

Fazendo o sumário ABNT da forma correta

• Não cite elementos pré-textuais

As capas, listas, folhas de rosto e itens relacionados que estejam presentes no projeto não devem ser listadas no sumário.

• Sempre apresente-o

É preciso que haja o título, “Sumário”, centralizado acima da sua lista.

• Mantenha a padronização

Escolha a mesma fonte e tamanho para todos os itens e números do seu sumário.

• O alinhamento é muito importante

A norma sobre o sumário ABNT determina que os números que indicam as seções devem estar sempre alinhados à esquerda.

Além disso, é importante que haja uma separação entre os títulos e números. No próprio exemplo da ABNT, é utilizada aquela sequência de “pontinhos” que ajudam o leitor a não se perder no sumário.