Networking: o que é? Confira as dicas para melhorar seus contatos!

Pessoas conversando
Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

O networking – ou rede de contatos – é muito importante durante o período de faculdade, pois é uma das principais formas de conseguir estágio.

Sendo assim, é essencial saber o que é networking e qual a sua importância. Então, acompanhe as dicas a seguir e entenda o que é a sua rede de contatos e como melhorá-la!

O que é networking e para que serve?

O networking é a sua rede de contatos, uma das principais formas de se manter próximo de pessoas que podem te ajudar em algum momento.

Porém, muito além de visar a ajuda que pode receber, é importante ter uma boa rede de contatos para que você aprenda cada vez mais tenha seu desenvolvimento pessoal e profissional com boas bases.

Por exemplo: se você tem um professor na sua rede de contatos, ele será um ótimo exemplo de como colocar suas habilidades em prática. Portanto, você deve sempre observar e absorver o máximo possível.

Como fazer networking?

Montar a sua rede de contatos pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, trouxemos três dicas incríveis para conseguir começar esse processo. Confira:

Através das redes sociais

Não é novidade que, atualmente, as redes sociais são uns dos principais métodos de se manter em contato com outras pessoas. Portanto, utilize-as a seu favor, focando na sua carreira.

Para isso, siga perfis que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e postem informações úteis que você possa aprender sobre a sua área. Encontre boas referências para seguir.

Entretanto, a parte principal – já que estamos falando de fortalecer o seu networking, o que é o foco principal deste artigo -, é usar o seu próprio perfil a seu favor.

Mantenha suas intenções e posicionamento estáveis, porém, com cuidado. Afinal, fortalecer sua rede de contatos vai além das suas pessoas mais próximas e requer mais profissionalismo.

Tendo em mente que as redes sociais não são apenas instagram e facebook, uma das principais para aumentar a sua rede de contatos é o LinkedIn, uma rede específica para isso que pode te ajudar muito. Confira as nossas dicas para fazer um bom perfil no LinkedIn!

Mostrando o seu valor

Para chamar a atenção de pessoas que possam se interessar em te ajudar – assim aumentando o seu networking -, você precisa mostrar o seu valor como profissional.

Para isso, seja sempre proativo e se mostre uma pessoa disposta a aprender cada vez mais e a absorver as dicas de pessoas mais experientes.

Mesmo se você ainda não for um profissional completo – já que você ainda está se formando -, é muito importante deixar a sua vontade de aprender mais em evidência. Assim, verão um grande potencial em você.

Participando de eventos

Por último – mas não menos importante -, não deixe de participar de eventos. Deixe a timidez de lado e comece a se apresentar!

Frequente workshops, palestras, feiras de carreira e qualquer outro evento que tenha pessoas que possam ser boas para aumentar o seu networking. Fique sempre atento sobre os eventos importantes na sua área.