Mulher no mercado de trabalho: os desafios na carreira

Atualmente podemos destacar a crescente participação da mulher no mercado de trabalho que com êxito vem aumentando sua visibilidade nos mais diversos cargos empresariais. Mesmo em meio a tantos desafios impostos pela sociedade, a luta pela igualdade em todos os aspectos tem aberto novos horizontes para a inserção da mulher no mercado de trabalho.

É evidente que mesmo com o alto crescimento dos números de cargos ocupados por mulheres, ainda assim há muita desigualdade salarial e até mesmo em aspectos sociais mediante à presença feminina nas empresas. Desde sempre é notório a luta feminina pelos direitos iguais, desconstrução dos papéis de gêneros impostos pela sociedade desde os primórdios, equilíbrio salarial e respeito nas inúmeras situações do dia a dia.

Apesar dos obstáculos percebemos uma grande conquista das mulheres que, mesmo em pequenas proporções, garante melhores condições sociais e encoraja ainda mais a inserção da mulher no mercado de trabalho e outras posições importantes na sociedade.

Como está a participação da mulher no mercado de trabalho

As mulheres brasileiras participam de grande parte das ocupações no mercado de trabalho, entretanto ainda não são a maioria, dados do IBGE de 2019 mostram que mesmo com o crescimento e inserção feminina nos espaços empresariais, ainda a maioria dos empregados são homens. Além disso, a desigualdade salarial é evidente, chegando a uma diferença de 38% em cargos gerenciais.

Em relação aos cargos ocupados, é relevante salientar que mesmo com seu alto desempenho nas funções que lhe é atribuída, a participação das mulheres em cargos gerenciais e presidenciais ainda é menor do que se comparar à dos homens. A hierarquia de algumas instituições desfavorece o crescimento profissional da mulher no mercado de trabalho embora a alta performance das atividades realizadas.

Ocupações políticas são consideradas importantes conquistas para as mulheres como prova da luta pela igualdade e dignidade social. O alto nível de escolaridade alcançado pelas mulheres aprimoraram o desempenho já eficiente.

A dupla jornada da mulher: mercado de trabalho x tarefas domésticas

Desde que a sociedade se instituiu, a função da mulher se baseava em prover descendentes e ser responsável pelo lar enquanto o homem provia o sustento da casa, entretanto essa visão aos longos dos séculos está cada vez mais equivocada. A evolução da mulher no mercado de trabalho é um dos grandes pontos que provam sua excelência em conciliar duplas jornadas e garantir competência em ambos os âmbitos.

A mão-de-obra feminina conta com diversas vantagens pois possuem características de qualidade e relevância para o empregador, uma das mais importantes é o equilíbrio pessoal e profissional e a habilidade de desempenhar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. São naturalmente mais focadas e responsáveis, possuem maior capacidade de ouvir e tomar decisões adequadas à situação.

Por certo que os atributos femininos agregam a importância da mulher no mercado de trabalho, entregam suas responsabilidades trabalhistas e dividem o tempo com as tarefas domésticas, mesmo provando sua magnitude o meio corporativo tende a contratação menor de mulheres principalmente com filhos pequenos.

Se você deseja saber mais sobre o mercado de trabalho, veja, também, outros posts do blog da faculdade Laboro, como cursos online gratuitos com certificado. Não deixe de conferir!