Minicurso sobre segurança no trabalho em ambientes com material radioativo é realizado pela Laboro

A Faculdade Laboro recebeu nos dias 02 e 03 de outubro, em São Luís, o minicurso “Segurança no trabalho em ambientes com material radioativo e equipamentos emissores de radiação ionizante”.

O minicurso teve como objetivo discutir medidas de segurança no manuseio de material radioativo e equipamentos emissores de radiação ionizante, com foco no processo de trabalho da equipe de enfermagem.

Segundo o palestrante e professor Ismar Alves, a radiação é a propagação de energia de um ponto a outro no espaço ou em um meio material, com uma certa velocidade.

“O curso preparar as pessoas que trabalham com a fonte radioativa ou equipamentos de emissão de radiação ionizante a trabalhar com segurança com esse material. Porque ele sendo radioativo oferece um perigo a mais para quem tá trabalhando”, explica o palestrante.

Entre os assuntos abordados estavam a Radioterapia, a Iodoterapia e a Quimioterapia, com ênfase em conceitos, medidas de segurança e normas técnicas para o manuseio seguro desses elementos.

Segundo Ismar Laves, existem normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Portaria 453 do Ministério da Saúde, que estabelecem diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico e como trabalhar com material radioativo sem que haja problema e sob controle.

Ismar Alves é graduado em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Faculdade Souza Marques, graduado em Complementação de Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Biologia pelo Instituto de Biologia do Centro Biomédico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ele tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Radiologia e Fotobiologia. Fez carreira profissional na Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Treinamento para brigadistas

A Faculdade Laboro treinou na última segunda-feira, 05, brigadistas para garantir a segurança aos alunos e professores da instituição. O treinamento foi ministrado pelo professor Ismar Alves.

Ao todo, a Faculdade Laboro possui dez brigadistas capacitados para atuarem na prevenção e combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, aprovados pelo Corpo de Bombeiros.

A instituição visa, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio.

Como se aprende a Ensinar

Como se Aprende a Ensinar?

Para se refletir sobre “Como se aprende a ensinar” é necessário perguntar se “ensinar é o mesmo que ser professor?”. Como se sabe a