Mestrado Internacional: “Escola e Mediação de Conflitos: um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí”

“Escola e Mediação de Conflitos: um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí” este foi o tema do estudo de Erivan dos Santos Ferreira em sua dissertação do Mestrado em Educação da Universidade Católica Portuguesa (UCP) em parceria com a Faculdade Laboro.

Segundo Erivan o Mestrado Internacional a maior experiência acadêmica que já passou, “Foram tantos desafios que superei que hoje prestando percebo o quanto avancei, a conquista para professor substituto da Universidade Federal do Piauí em 2018, não é tão expressiva para mim, quanto os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado. A vantagem nos concursos e conhecimentos culturais e relacionamentos com professores de alto nível  promoveram a minha carreira a ponto de ser convidado pelo professor Doutor Fernando Azevedo, do Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação  da Universidade do Uminho, para ministrar aula no primeiro ciclo português e historia e geografia de Portugal,  do Mestrado em Estudos da Criança. São tantas conquistas que posso dizer que valeu muito ter ingressado neste mestrado da Faculdade Laboro com a parceria da Universidade Católica Portuguesa”.

Resumo do trabalho

Nesta investigação foi analisada a gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí e, levando em consideração o problema da pesquisa, que é, “Qual o contributo das práticas da gestão de conflitos e de medidas de intervenção existentes nas turmas do 5º ano das escolas do ensino fundamental I no Estado do Piauí no sentido de desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos para uma formação cidadã?” A questão orientadora: “Avaliar os conflitos e as medidas interventivas implementadas de uma Escola do Estado do Piauí”. Tem como objetivos: Conhecer o tipo de gestão escolar e o seu impacto na gestão de conflitos e de medidas de intervenção; Explicar o impacto das influências da gestão de conflitos e de medidas de intervenção no desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos; Explicar o impacto de um (ou alguns) gerenciamento (s) e intervenção (ões) de conflito (s) em sala de aula para desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos. Os professores entrevistados relataram que só através do diálogo os conflitos em sala de aula poderão ser resolvidos e consideram que as fontes dos conflitos não existem exclusivamente na sala de aula, mas também são trazidos das famílias e da comunidade o que deve se ter atenção. Os alunos entrevistados compreendem que os professores têm contribuído para uma cultura de paz e revelaram que o bullying é o principal motivo de conflitos na escola.

Para ter acesso a dissertação na íntegra clique aqui