As 5 melhores pós-graduações para o curso de letras

homem estudando

O curso de Letras estuda de uma maneira mais aprofundada os todos os aspectos linguísticos, abordando a construção da linguagem, morfologia e fonética. Além disso adquire o conhecimento sobre a literatura, gramática, gêneros textuais e demais componentes da língua.

A graduação em Letras permite habilitação em alguns idiomas conforme o perfil do estudante, isto é, estudar o português, espanhol, inglês, francês ou demais idiomas. A atuação do letrólogo não se resume apenas em sala de aula como é de costume pensar, mas também está apto para especializar-se, através de uma pós-graduação, em diversos ramos da área.

Sendo assim, conheça a seguir as ramificações da profissão e qual a melhor pós-graduação para o curso de letras.

Quais são as opções de pós-graduação para quem fez letras?

Apesar de, ao formar-se, poder atuar como educador, o recém formado pode optar por realizar pós-graduação em letras permitindo sua inserção nas demais áreas de atuação. A facilidade nos dias de hoje em realizar um curso de pós-graduação a distância oportuniza aperfeiçoar-se enquanto adquire experiência na área de formação.

O mercado de trabalho oferece cursos de especialização de acordo com cada intuito profissional, portanto conheça quais pós-graduação para quem faz letras possuem maiores oportunidades trabalhistas.

• Redator ou produtor textual: instrui-se a produção de diversos textos com domínio da língua e dos diversos tipos textuais existentes, podendo atuar em jornais, revistas, agências de publicidade entre outros.
  • Revisão e editoração: apto para revisar textos das diversas áreas existentes, revisor de trabalhos acadêmicos, artigos, projetos e publicidades. A carreira de editor o permite avaliar textos e corrigir de maneira a torná-los apropriados para os requisitos de publicação, avaliando não somente a escrita, mas a formação textual no geral.
  • Interpretação e tradução: adquire a capacidade para atuar como tradutor de conteúdos e tradução simultânea a fim de facilitar a comunicação. Possui habilidade de interpretar e intermediar a comunicação entre dois ou mais idiomas.
  • Língua Portuguesa/Inglesa e literaturas: estuda de maneira aprofundada os aspectos linguísticos inseridos na literatura nacional, capacita a fim de obter a percepção das características de cada obra ou autor.
  • Retórica e oratória: promove o conhecimento sobre a retórica, lógica argumentativa e análise do discurso. É um ramo mais voltado para atuação em pesquisa e demandas que exigem linguagem persuasiva.

Como escolher a melhor pós-graduação para o curso de letras?

Dentre as áreas citadas ao longo do texto, todas possuem oportunidades de inserção no mercado de trabalho e para saber qual a melhor pós-graduação para o curso de letras é necessário levar em consideração a trilha profissional que se quer alcançar.

Desse modo, pontos importantes devem ser destacados antes ou durante a formação para facilitar a escolha, por exemplo, aqueles que optam pela carreira de tradução e interpretação devem estudar simultaneamente os idiomas requeridos.

Aqueles que optarem por áreas relacionadas à produção textual, devem ter facilidade com escrita de maneira a ser refinadas na pós-graduação, portanto a melhor escolha é aquela que concilia habilidades naturais e adquiridas ao longo da formação.
Se você deseja fazer uma pós-graduação na área da educação, a faculdade Laboro tem a opção certa para você! Clique aqui e conheça nossos cursos.