MBA vale a pena? Descubra as vantagens e desvantagens

diploma de mba
Aniversário foto criado por freepik – br.freepik.com

Muitos universitários têm dúvidas em relação ao MBA, pois, além de ser muito confundido com a pós-graduação (saiba mais sobre a diferença entre os dois aqui), pode ser uma tarefa difícil descobrir se vale a pena fazê-lo ou não.

Por isso, se você está com essa dúvida, não se preocupe! Trouxemos este post para te ajudar a entender se o MBA vale a pena no seu caso.

MBA: quando fazer?

Muitos universitários desejam alcançar um maior crescimento profissional após terem se formado. Porém, em alguns casos, um MBA não é a melhor opção.

Por isso, para que você entenda melhor se vale a pena fazer MBA, trouxemos algumas vantagens e desvantagens de fazê-lo. Veja só:

O MBA é um curso de especialização feito majoritariamente para quem deseja crescer na área da Administração, chegando a cargos de liderança e mais poder. Se você atua na área mas não almeja esse tipo de vaga, o MBA não vai acrescentar nada muito útil ao seu currículo.

Porém, para que um curso de MBA valha a pena, é preciso já ter um currículo com várias formações na área. Além disso, as instituições reconhecidas como boas para se fazer um desses cursos não cobram barato.

MBA vale a pena para mim?

Em um contexto geral, para os que trabalham com Gestão, Empreendedorismo e/ou outras áreas relacionadas, vale a pena fazer um MBA.

Desde que você já atue na área há algum tempo e deseje subir ainda mais na carreira, um MBA pode ser interessante para agregar mais valor ao seu currículo, além de reforçar as qualidades profissionais de quem já está em um cargo alto.

Mesmo assim, tenha ciência de que esse curso, além de demorado e cansativo – ele dura em torno de dois anos e exige muita dedicação -, não é nenhuma chave mágica que abrirá qualquer porta na sua vida profissional.

Por ser um diferencial no currículo, o MBA concluído pode até facilitar algumas etapas de processos seletivos, mas não torna nenhum candidato perfeito para uma vaga automaticamente.

MBA online vale a pena?

Se você já analisou a situação e tem em mente que realmente deseja fazer um MBA, é importante escolher muito bem a instituição para isso.

Existem muitos cursos de MBA disponibilizados online – ainda mais agora, após o início da pandemia da Covid-19, quando quase tudo foi adaptado para poder ser feito à distância.

Porém, antes de começar o seu curso, estude muito bem a reputação da escola na qual você pretende realizá-lo. Se você quiser que o seu MBA seja realmente visto como um “booster” no seu currículo, é importante que ele seja feito em uma escola considerada muito boa para isso.

Confira os rankings e, se possível, o nível de influência de um MBA feito em cada instituição. Assim, você consegue descobrir se o MBA vale a pena nessa escola e não corre o risco de ser enganado e acabar confiando o seu tempo e dinheiro em um curso que não vale a pena.

Além disso, é sempre muito importante analisar o seu perfil pessoal quando se trata de fazer um curso online. Afinal, nem todos conseguem se adaptar e aprender da mesma forma quando o processo de aprendizagem não é presencial.

Pense com calma e avalie sua rotina, suas metas e sua capacidade de aprender em cursos online. Assim, fica bem mais fácil descobrir se você deve ou não investir em um MBA agora!