Livro sobre Obesidade é lançado na Faculdade Laboro

O lançamento do livro ABCD da obesidade, manual  de nutrição clínica na obesidade e gastronomia aplicada da professora Eda Scur e Sergio Bello foi lançado com um grande número de alunos e público. A professora Eda Scur foi convidada pela faculdade Laboro para vir até São Luís lançar seu livro. A faculdade Laboro entende a relevância do assunto obesidade e a dimensão que ele toma como um assunto de saúde pública.

Segundo o médico Drauzio Varella em 2006 11% da população adulta brasileira era obesa, hoje aumentou para 17% de obesos adultos. O aumento é relevante e diretamente relacionado com a mudança de hábitos que as pessoas vêm adquirindo, tornando-se sedentárias e com uma alimentação rica em gorduras, açúcares  e industrializados.Nos Estados Unidos a situação é ainda mais grave 30% da população adulta é obesa.

Por causa desta realidade este século já tem como marca principal a doença da obesidade, que atinge adultos e crianças também.

Segundo a professora Eda Scur a obesidade é uma doença multicausal e com consequências que podem ser danosas à saúde.

E é dentro deste contexto que o livro ABCD da Obesidade-Manual de Nutrição Clínica na Obesidade e Gastronomia Aplicada se insere na literatura nacional como uma obra singular.

O ABCD da obesidade é um acrônimo que se refere a Antropometria, Bioquímica, Clínica e Dietética. Pontos estes minuciosamente abordados com foco na obesidade. O livro segue uma lógica inteligente e racional e disponibiliza ainda o algoritmo para o tratamento clínico da obesidade e receitas com fichas técnicas e alegações funcionais. A pesquisa que originou o livro tem como objetivo verificar o avanço tecnológico como fator aliado no desenvolvimento da obesidade.

A professora Eda é mestre, professora da PUC do Paraná e da Pós-Graduação da Faculdade Laboro. Atua também como nutricionista clínica.