Laboro realizou o curso Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impactos

A Laboro realizou nos dias 12 e 13 de Novembro em São Luís, o curso de Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impactos ministrado pelo professor Felipe Brasil do Rio de Janeiro.

O professor situou juridicamente o licenciamento ambiental. Colocou o Brasil como o país que mais tem legislação na área do meio ambiente embora tenha tantos problemas na área ambiental. E que no Maranhão apesar de ter 217 municípios, apenas 29 tem licença ambiental.

Segundo o professor Felipe Brasil, vivemos em um ambiente impactado, alterado, mais socialmente e economicamente ativo. Isso significa que qualquer lugar economicamente ativo deve conviver com a poluição.

A nossa Lei 6.938 de 1981 que regimenta a Politica Nacional do Meio Ambiente no Brasil é baseada na NEPA (Política Nacional do Meio Ambiente dos Estados Unidos).

Destacou que a gestão ambiental implica em quatro princípios básicos que são: Prevenção, Precaução, Medidas metizadoras e Medidas compensatórias. Ressaltou também que em licenciamento nada é definitivo. O licenciamento tornou-se um dos principais meios de defesa do meio ambiente.

Educação Elitizada ou Direito para todos

Compreendendo que dentro da educação existe o extremismo, que perambula por muitos ambientes e de vários contextos, o que torna imensamente complicado falar de acesso