Laboro realiza simpósio sobre a rede de atenção psicossocial e de saúde ao idoso

A Faculdade Laboro realizou no dias 14 e 15 de maio, na unidade de São Luís (MA), o Simpósio “A rede de atenção psicossocial e de saúde ao idoso”. O evento foi ministrado e coordenado pela professora Maria do Socorro Ramos Ferreira, graduada em serviço social pela Universidade Federal do Maranhão e que atualmente exerce cargo na comissão da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania.

As palestras abordaram diferentes formas de organização dos serviços de atenção à pessoa idosa, visando o fortalecimento do Conselho Estadual do Direito do Idoso.  O evento também discutiu os avanços e retrocessos da implantação da rede de atenção e o papel da defensoria e da ouvidoria e sua forma de atuação, que atualmente atua no Maranhão em 35 núcleos em 217 municípios e com 139 defensores públicos, dentre eles somente dois são específicos para as questões relacionadas aos idosos.

O evento é parte da Pós-Graduação em Saúde do Idoso: Gestão e Assistência em Gerontologia oferecido pela Faculdade Laboro. A especialização qualifica profissionais para atuar de forma interdisciplinar nos diferentes níveis de atenção a saúde do idoso e da gerontologia.

Os benefícios dos alimentos fermentados

Os alimentos fermentados comprovadamente trazem grandes benefícios à saúde humana. Por ser uma prática antiga envolve também a cultura, conservação de alimentos e preocupações com