Laboro participa do 5º SENABS – Seminário Nacional de Diretrizes da Enfermagem Atenção Básica em Saúde

A Faculdade Laboro realizou o pré-evento de abertura do 5° SENABS em São Luís, no dia 05 de Julho, e contou com a participação da professora mestra Luana Castro que ministrou o curso Saúde Baseada em Evidências: Definindo a melhor Conduta e com o professor Jamesson Leite que  ministrou Sistemas de Informação no SUS/E-SUS: Aplicabilidade para a Gestão e Assistência.

A professora Luana Castro, falou sobre o objetivo que é elaborar conceitos e definir a aplicabilidade do uso de evidências em bases clinicas, onde toda pratica clinica consiste em fazer escolhas. Questionou que todo profissional da saúde tem o dever de ser atualizado e o paciente tem o direito de receber bom atendimento. Explicou que a metanálise é um estudo muito raro, por se tratar de algo refinado e nem todo mundo sabe fazer esse ensaio clinico.

¨A prática do enfermeiro nos dias de hoje, tem que ser embasada em evidências cientificas para melhor escolha da conduta¨.

O professor Jamesson Leite, falou a respeito da Pnab e da portaria 1001, de como saber usá-las. Explicou também sobre a diferença entre triagem, agendamento e consultas. Ressaltou que nem todo atendimento gera procedimento, e que visita periódica não é acompanhamento.

¨Sistema de informação que auxilia na assistência e atenção básica, e torna-se potencial instrumento para o profissional de enfermagem e controle de resultados¨.

Como se aprende a Ensinar

Como se Aprende a Ensinar?

Para se refletir sobre “Como se aprende a ensinar” é necessário perguntar se “ensinar é o mesmo que ser professor?”. Como se sabe a