Internet das Coisas (IoT): Conheça 5 aplicações no cotidiano

Internet das Coisas

Com a criação da internet na década de 70 e, posteriormente, a popularização da banda larga e redes sem fio, foi possível conectar pessoas do mundo todo em um servidor em tempo real. Nesse momento, pessoas distantes começaram a ficar mais próximas graças à revolução tecnológica, e a comunicação foi incrivelmente facilitada pela internet. Antes, uma mensagem que demorava dias para chegar passou a ser recebida em uns poucos instantes.

Com isso, o uso e a acessibilidade à internet foi evoluindo, e não demorou muito tempo para pesquisadores e investidores começarem a pensar num mundo futurístico onde todas as coisas seriam inteligentes.

Do inglês Internet of Things (IoT), a Internet das Coisas é um paradigma que preconiza um mundo de objetos físicos embarcados com sensores e atuadores, conectados por redes sem fio e que se comunicam usando a Internet, moldando uma rede de objetos inteligentes capazes de realizar variados processamentos, capturar variáveis ambientais e reagir a estímulos externos. Esses objetos interconectam-se entre si e com outros recursos (físicos ou virtuais) e podem ser controlados através da Internet, permitindo o surgimento de uma miríade de aplicações que poderão se beneficiar dos novos tipos de dados, serviços e operações disponíveis (Atzori et al. 2010).

Esta revolução tecnológica não é coisa “do futuro”. Ela é atual e evolui como parte da Transformação Digital. Portanto, inseri-la ao seu contexto profissional faz parte deste processo.

Por exemplo, sabia que neste momento você pode estar usando ela sem ao menos perceber? Então, vamos a algumas aplicações IoT na vida das pessoas. 

1 Cidade Inteligente

Usando dados de vários sensores, a IoT pode ajudar a resolver problemas como tráfego, gerenciamento de energia, gerenciamento de resíduos e segurança pública. Esta é uma área muito promissora, dada a crescente urgência de encontrar soluções eficientes e sustentáveis que impactam a vida do número máximo de pessoas.

O foco deve ser sempre a demanda específica de uma região, o que não inviabiliza a adoção de estratégias que tiveram sucesso em outros lugares.

Em Barcelona, por exemplo, o sistema de coleta de lixo foi totalmente automatizado e funciona a vácuo, pois as lixeiras estão interligadas por uma rede subterrânea. Tel Aviv, em Israel, por sua vez, conta com um amplo sistema de segurança pública. A IoT funciona em câmeras inteligentes para melhorar o tempo de resposta a ocorrências.

2 Casa Inteligente

Ligar o ar-condicionado antes de chegar em casa ou desligar as luzes mesmo depois de sair de casa, desbloquear as portas para os amigos para acesso temporário, mesmo quando você não estiver em casa, fechaduras inteligentes (smart locks), sistemas de segurança, automação de toda parte elétrica e eletrodomésticos pertencentes a uma casa, estes sistemas são conectados à internet por Wi-Fi e Bluetooth.

3 Cuidados de Saúde

Neste setor, os dispositivos automatizados se conectam e compartilham dados de pacientes e pesquisas, diretamente para um sistema de controle, facilitando e agilizando diagnósticos.

Hospitais Inteligentes estão usando dispositivos conectados para melhorar a experiência do paciente, fornecer melhores cuidados e alcançar um impacto positivo nos resultados de seus negócios também. O potencial se estende para o mundo do consumidor também.

4 Carros inteligentes

Os carros de hoje são movidos tanto por software quanto por seus motoristas. Os fabricantes de automóveis modernos estão usando dados de sensores para entender os padrões de direção e o uso de veículos pelos clientes.

Os veículos autônomos estão cada vez mais inteligentes graças a tecnologia, eles podem otimizar o trajeto em tempo real e promover uma direção mais segura e econômica.

Os dados da IoT-stream também são aproveitados para fornecer serviços de manutenção preditiva. Os dados coletados também são monetizados pelos fabricantes de automóveis, vendendo os dados para as seguradoras, para que possam calcular com precisão o prêmio e promover uma direção segura.

5 Agricultura

As implicações nesta área são profundas. Alimentar a crescente população do mundo é uma preocupação no topo da agenda dos governos em todo o mundo. É aqui que a agricultura inteligente e a IoT podem se unir para fazer uma diferença real.

Os dispositivos podem ser usados para medir a saúde do solo, incluindo o conteúdo de umidade e nutrientes. O uso de água e fertilizantes pode ser personalizado com base nesses insights. Na indústria pecuária, os dispositivos podem ajudar a monitorar a saúde do gado. Identificar o gado doente ou em risco pode conduzir o tratamento precoce e proteger o resto do estoque.

A internet facilitou a comunicação entre pessoas, ela está facilitando a comunicação de objetos do cotidiano. Bilhões de dispositivos em todo o mundo conversão entre si com intervenção humana limitada. Isso pode conduzir uma enorme mudança na nossa maneira de viver e trabalhar. O futuro contém muitas possibilidades interessantes – e esses exemplos do que já está sendo feito oferecem uma visão fascinante do potencial da IoT. Ao invés de fazer com que dispositivos troquem informações por meio de cabos e conexões limitadas, chips e sensores sofisticados implantados nos objetos podem torná-los dispositivos inteligentes, fazendo com que as informações sejam compartilhadas em tempo real e de maneira otimizada.

REFERÊNCIAS

ATZORI, Luigi; IERA, Antonio; MORABITO, Giacomo. The Internet of Things: a survey. Computer Networks, 2010.

Acesse nossas redes, consulte nossos cursos, se inscreva em nosso canal do YouTubefaça parte da Faculdade Laboro.

Autor:

Prof. Mestrando Edilson Lima

Professor da Faculdade Laboro

Mestrando em Engenharia da Informática com ênfase na área de Sistemas e Tecnologias de Informação. Pós-Graduado em Análise e Projeto de Sistemas, Graduado em Sistema de Informação e Tecnólogo em Tecnologia de Informática. Atuou como Programador, Analista de Sistema, Gerente de TI e atualmente professor do ensino superior desde 2012.

edilsonlima@laboro.edu.br

 

Gostou do tema?
Que tal ter formação na área em uma Faculdade que te leva ao Sucesso? Conheça os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Redes de Computadores da Faculdade Laboro
Já é Graduado?
Conheça os nossos cursos de Pós-Graduação 100% Online

2 Comments:
março 17, 2021

Bom dia professor eu como técnico montagem e manutenção de computadores com rede é sem fio e aluno da faculdade laboro da cidade operária de pedágogia isso influencia muito no meu na minha carreira profissional.

One Trackback:

[…] Internet das Coisas (IOT): Conheça 5 Aplicações no Cotidiano […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *