Gestão de tempo: como dominar sua rotina e ser mais eficiente

gestão de tempo
Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Quem precisa conciliar diferentes atividades no dia-a-dia sabe que isso não é uma tarefa tão fácil quanto parece. É preciso disciplina e muito planejamento.

Por isso, existe a gestão de tempo, uma prática que ajuda muito a manter a rotina organizada e funcionando da forma que deveria.

Então, para entender como isso funciona e poder aplicar esses hábitos à sua vida, acompanhe os próximos tópicos!

O que é gestão de tempo?

Gestão do tempo é o nome dado ao conjunto de práticas e hábitos que visam tornar o dia-a-dia mais eficiente.

Através da gestão do tempo, é possível evitar a procrastinação e estimular a produtividade. Assim, é mais fácil dar conta de todas as obrigações de forma mais organizada e sem entrar em pânico, o que garante resultados mais satisfatórios.

Por que começar a praticar a gestão do tempo e organização de trabalho?

Apesar da administração do tempo ser muito utilizada para organizar as atividades profissionais, os mesmos princípios podem ser aplicados à vida pessoal ou acadêmica: é ótima para quem tem uma rotina de estudos, por exemplo.

Ter uma boa administração da própria rotina, além de aumentar seu rendimento e produtividade, também é uma forma de garantir seu bem-estar.

Afinal, é comum que uma rotina desorganizada cause sensações ruins e sentimento de culpa por não realizar tudo o que deveríamos. Então, começar a planejar e organizar é o primeiro passo para combater essa situação.

Fazendo uma boa gestão do tempo e produtividade

A gestão de tempo não tem uma fórmula mágica. Afinal, é preciso personalizar sua rotina com base em como ela realmente acontece.

Mas, para te ajudar a colocar tudo na ponta do lápis e fazer com que a sua rotina possa ser adaptada para comportar esses hábitos, listamos os passos necessários para tornar a gestão do tempo uma realidade. Veja:

Planejamento: o primeiro passo

Planejar é indispensável para que a maior produtividade seja alcançada. Afinal, improvisos não costumam trazer os resultados esperados.

Por isso, coloque toda a sua rotina dentro dos planos desejados. É muito importante lembrar que isso deve ser feito de acordo com a sua vida real, pois as rotinas “base” disponibilizadas na internet nem sempre são realistas.

Definindo metas e prazos

Apesar de parecer bobo, definir metas e prazos para cumprí-las é importante para manter a motivação. Entretanto, é preciso se atentar a algumas coisas.

Antes de tudo, lembre-se de definir metas realistas. Caso contrário, você pode acabar se sobrecarregando, o que é justamente o contrário do objetivo da gestão de tempo.

Além disso, mantenha prazos equilibrados: não os estenda muito, pois isso pode abrir espaço para a procrastinação. Porém, também não defina prazos curtos demais, que te deixem sob muita pressão e autocobrança.

Priorizando as atividades mais importantes

Um dos principais passos para saber organizar sua rotina da forma mais eficiente é definir a prioridade de cada tarefa.

Fazer as mais importantes – e chatas – primeiro, por incrível que pareça, é uma forma de se manter motivado. Assim, você se vê livre dessas tarefas mais cedo. Consequentemente, há mais tempo livre.

Um hábito que também funciona para muitas pessoas é estabelecer recompensas: ao terminar a tarefa que você menos quer fazer, poderá descansar ou pedir um lanche, por exemplo.

Combatendo a procrastinação

Um problema muito comum que pode estragar o seu planejamento é a procrastinação: deixar para depois o que poderia já estar sendo feito.

Uma das principais razões pelas quais esse mau hábito costuma atingir tantas pessoas é a quantidade de distrações do dia-a-dia, principalmente no celular. Para combater o tipo de situação onde perdemos a noção do tempo nas redes sociais, existem vários aplicativos que te ajudam a manter o foco.

Além de bloquear as notificações, por exemplo, também é possível controlar seu tempo sem o celular, o que também pode ser uma forma de manter a motivação: defina uma meta diária de tempo sem checar o smartphone.

Lidando com imprevistos

Mesmo com tanto planejamento e muita motivação, alguns imprevistos podem vir e nos pegar de surpresa. Portanto, é indispensável estar preparado para lidar com essas situações.

Quando isso acontecer, mantenha a calma: busque encaixar o novo plano na organização feita inicialmente. O importante é não entrar em desespero e deixar de fazer as outras tarefas importantes.

E então, conseguiu entender melhor do que se trata a gestão de tempo?

Continue acompanhando o nosso blog e aprenda muito mais sobre como manter a produtividade e outras dicas para quem faz faculdade!

Edital Monitoria- Estética & Cosmética

Edital Monitoria – Estética & Cosmética Faculdade Laboro informa aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o Programa de Monitoria que tem por